Web analytics: o que é e principais ferramentas

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Web analytics, que nada mais é do que o processo de gerenciamento dos dados de navegação de uma plataforma

Quando se está presente no mundo digital por meio de um website, é importante realizar frequentemente a coleta e análise de dados. É nesse cenário que entra o web analytics, que nada mais é do que o processo de gerenciamento dos dados de navegação de uma plataforma.

Para que isso seja possível, os dados gerados pelos próprios usuários enquanto eles interagem com o site são coletados e passam pelo processo de organização e análise.

Esse processo possibilita um melhor entendimento do comportamento do consumidor e facilita a obtenção de insights para uma melhor tomada de decisões para o site e, consequentemente, para o negócio, entre muitos outros benefícios.

Aliás, hoje em dia, existe uma série de ferramentas que são capazes de auxiliar na mensuração de dados, e este é o tema principal deste artigo.

Portanto, se o seu objetivo é entender o funcionamento do web analytics e de que forma acontece a coleta de informações de um site, bem como quais são as principais ferramentas para isso, basta continuar na leitura.

Como o web analytics funciona?

O web analytics possui como principal objetivo otimizar uma empresa com os dados coletados para que os investimentos posteriores sejam melhor direcionados, isto é, para que o dinheiro destinado para estratégias seja aplicado onde há certeza de resultados.

Dessa forma, depois de serem medidos, coletados, organizados e analisados, são produzidos relatórios de dados de navegação e de interação que foram gerados pelo usuário desde o momento em que chegou até o período em que esteve no site. 

Além disso, no web analytics é possível escolher qual o nível de profundidade de análise você deseja – e precisa – chegar. Um exemplo que ilustra esse conceito é quando um gestor de um negócio quer saber a quantidade de pessoas que acessam seu e-commerce.

Junto a isso, também é possível ir a fundo e descobrir os motivos para as quedas de performance na plataforma ou uma certa inconstância no padrão das visitas, como um menor volume na última semana. Isso é conhecido como analisar padrões para perceber comportamentos.

Outro grau de profundidade é entender por meio do web analytics por que a queda aconteceu, o que aconteceu e se tem riscos de acontecer novamente.

Assim sendo, ao ter em mãos a eficácia das ações digitais, uma empresa pode começar a enxergar com mais clareza os benefícios da análise de dados. Figuram entre os principais:

  • Otimização das campanhas;
  • Melhora a taxa de rejeição (bounce rate);
  • Melhora a taxa de conversão;
  • Mensuração do tráfego;
  • Diálogo com o público certo.

Ademais, também é possível identificar mais assertivamente as páginas de saída, ou seja, por onde os usuários estão saindo e em qual momento, especialmente se estão perto do momento da compra e acabam desistindo.

Esse comportamento é conhecido como on-site, e tem a possibilidade de ser coletado por meio do web analytics.

Como acontece a coleta de dados?

A coleta de dados ocorre com a combinação de dois métodos. A primeira delas, conhecida como análise de tags, trata-se de marcações feitas em páginas específicas que serão alvo de monitoramento.

Elas são aplicadas nos scripts que fazem parte dos códigos-fonte das páginas e são considerados muito precisos para a coleta de informações, considerando que faz o uso de cookies e de memória cache, o que o torna mais eficiente.

O outro modelo é a análise de log, que são diretamente gerados pelo servidor. Por não possuir filtros, os logs podem capturar muitos dados desnecessários.

No entanto, esses pormenores são de responsabilidade dos profissionais de TI. Enquanto gestor ou especialista em marketing, seu papel é lidar com as métricas, que devem ser analisadas minuciosamente.

As ferramentas de web analytics estão aí para isso, mas é necessário saber como manuseá-las corretamente, além de ser importante saber qual tipo de informação você está procurando.

Conheça as principais ferramentas de web analytics

A seguir, separamos as ferramentas de análise mais usadas na atualidade para te auxiliar na implementação do web analytics no seu negócio. São elas:

1 – Google Analytics

Considerada a principal ferramenta do mercado atual, o Google Analytics é totalmente gratuito e é completo em informações. Além disso, conta com uma plataforma intuitiva.

Logo, é possível saber a quantidade de visitas recebidas no site, o número de novos usuários, bem como o tempo permanecido nas páginas.

2 – Google Sheets ou Excel

Por se tratarem de planilhas, tanto no Google Sheets como no Excel há a possibilidade de estruturar e organizar as informações facilmente, fazer cálculos e gerar gráficos de maneira simples, rápida e gratuita.

3 – Adobe Analytics

Da mesma empresa do Photoshop e muito similar ao Google Analytics, o Adobe Analytics possui como diferencial o fato de ser voltado para varejistas e lojistas. Isso possibilita a integração dos dados digitais com os negócios.

4 – Tableau

O Tableau é mais uma das ferramentas de web analytics famosas no mercado e bastante utilizada, uma vez que possui um design intuitivo e atraente, além de permitir a análise de um alto volume de dados de uma só vez.

Por ser completa é bastante popular, mas é uma plataforma paga. Contudo, há a possibilidade de contar com um período de testes gratuito.

5 – Crazy Egg

Essa ferramenta possui como estrutura de análise um mapa de calor, para assim medir como as pessoas navegam por um determinado website.

Com o Crazy Egg, é possível descobrir quais são as informações que os visitantes mais procuram em sua plataforma, e caso ela ainda não exista, poderá ser inserida.

Em outras situações, pode ser que os usuários não tenham o costume de rolar a página para baixo, o que é apontado pelo Crazy Egg.

6 – AT Internet

A AT Internet é bastante similar ao Adobe Analytics, mas o seu maior diferencial está no fato de possuir todo um suporte em português, capaz de possibilitar uma forte presença no Brasil.

Agora que você já entende tudo sobre web analytics, já pode começar a aplicar em seu negócio. Basta escolher a ferramenta que melhor se adequa a seu tipo de empresa e às suas necessidades.

Leia mais: Dicas para ter mais resultados no Google Ads

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