Você já ouviu falar sobre Marketing de Permissão?

marketing de permissão

Muitas são as estratégias de mercado que podem fazer com que uma empresa tenha sucesso dentro do seu segmento, sendo importante para quem gerencia um negócio conhecer ao máximo essas ações, o que inclui também o marketing de permissão.

Por mais que ele não receba o mesmo tipo de atenção do que outras estratégias mais populares, como o marketing digital ou o de conteúdo, é possível dizer que ele possui uma importância do mesmo nível, até por se tratar de uma ação que se liga com outras táticas.

Quanto melhor uma companhia se preparar em relação a todas as estratégias de mercado que podem ser adotadas por tal negócio, melhores são as chances dele conseguir se destacar dentro do seu setor, principalmente diante da alta concorrência que temos hoje.

Esse tipo de cenário, inclusive, é válido tanto para negócios mais populares, como uma marca de chocolates, como também para aqueles empreendimentos que respondem a um setor mais segmentado, como é o caso de um fornecedor de flange cego para a indústria.

De uma forma geral, se existe um motivo pelo qual os mais variados tipos de mercado vêm passando hoje pelos mesmos tipos de oportunidades e desafios, é por causa do avanço da internet, criando assim um novo espaço de interação e conquista de uma nova audiência.

Para entender um pouco disso basta pegar o seu celular ou computador e pesquisar por algum item de interesse. Por mais específico que ele seja, altas são as possibilidades de surgirem um grande número de alternativas, apontando para essa competitividade atual.

Com esse cenário à sua frente, empresas de isolamento térmico além de muitas outras companhias, similares ou não, precisam adotar certas táticas para garantirem com que os seus negócios recebam uma atenção maior frente aos seus concorrentes.

Mesmo com todas as mudanças que vemos hoje no mercado, existe uma estratégia que continua apresentando uma alta performance, tratando-se no caso da atenção que uma empresa deve dar ao seu público, de forma a facilitar a conquista dos seus clientes.

Ao estabelecer uma relação de confiança com uma audiência, maior se torna a chance desse público não só realizar uma compra, mas também retornar a fazer tais aquisições, criando uma relação que pode ser positiva para o presente e também futuro da marca.

A grande questão em cima dessa conexão está na forma em que ela é iniciada, sendo preciso ter cuidado para não exagerar em sua aproximação, afastando o seu público dessa forma. Para conquistar um possível cliente, primeiro é preciso contar com a sua permissão.

Como funciona o marketing de permissão?

Falar sobre permissão é um tópico que vem recebendo bastante atenção na sociedade, principalmente quando falamos sobre nossas relações sociais, sendo importante reconhecer os limites de cada indivíduo, de forma a respeitar sua segurança e privacidade.

Nesse sentido podemos falar sobre a forma correta de abordar alguém em uma festa, até mesmo a compreensão se aquele é o momento correto de pedir um autógrafo do seu artista preferido, afinal, é preciso respeitar também a sua vida pessoal e privacidade.

Além de toda a questão cultural que vem sendo criada em cima do tema, é importante falar também sobre o papel do mercado em relação ao assunto, de forma a evitar com que as empresas ultrapassem os limites éticos e morais na forma em que falam com o seu público.

Além de ser positivo ao público receber apenas mensagens que ele considere importante, existe também uma adequação que é positiva para as empresas, com um fornecedor de tubo de aço inox tendo mais sucesso ao falar apenas com quem tem interesse nisso.

É justamente nesse sentido que o marketing de permissão costuma agir, tratando-se de uma estratégia desenvolvida com o intuito de respeitar os limites apresentados por um possível consumidor, facilitando assim a criação de uma melhor relação com esse cliente.

Por mais que seja um tópico que venha recebendo uma maior atenção, a sua criação não é necessariamente algo inédito. A concepção por trás desse tipo de marketing foi estabelecida em 1999 pelo escritor Seth Godin, tendo uma função até os dias de hoje.

A base dessa prática comercial envolve a conquista de permissão do público antes de tentar se aproximar dele com algum tipo de proposta comercial, facilitando assim a criação de uma relação mais positiva, considerando um real interesse a ser ali trabalhado.

Chega a ser algo similar ao que fazem os vendedores de porta, que antes de oferecerem seus produtos, precisam contar com a permissão dos proprietários da casa para apresentar suas mercadorias, caso contrário verá uma porta se fechar frente aos seus olhos.

A única adaptação ocorre porque hoje lidamos muito mais com as plataformas digitais, facilitando assim o contato a ser iniciado entre um fornecedor de tubo schedule e aqueles que podem vir a se tornar seus clientes, utilizando de diferentes contatos como:

  • Newsletters;
  • Informativos;
  • Cupons;
  • Descontos.

Ou seja, pontos que podem facilitar a criação de uma relação mais positiva com uma audiência, além de trabalhar com a atração a ser criada com os seus produtos e serviços, sendo preciso antes contar com a permissão desse público para estabelecer tal contato.

Essas são as razões principais pelo qual o marketing de permissão é tão importante de ser desenvolvido por parte das empresas, mas além de toda essa positividade ao público, existem também algumas vantagens comerciais que torna essa ação ainda mais atrativa.

As vantagens associadas ao marketing de permissão

Estabelecer uma boa relação com o público já parece ser uma razão suficiente para investir nesse tipo de estratégia, no entanto, existem outros benefícios que tornam esse tipo de marketing algo de valor a se investir, sendo possível destacar vantagens como:

Credibilidade

Ao estabelecer um nível de confiança com o público, respeitando o interesse ou não do cliente em relação às suas ofertas, melhor será a visão que essa marca pode receber, fazendo com que um fornecedor de balança digital comercial possa crescer em sua área.

Possibilidade de vendas

Continuar divulgando algo para alguém que não tem o menor interesse em seus produtos, ou até mesmo que já esteja satisfeito com o nível de compras feitas recentemente pode acabar não só sendo visto como algo irritante, como pode impedir um retorno futuro.

Com isso em mente, ao respeitar a permissão de um indivíduo, uma empresa pode acabar identificando onde realmente estão suas possibilidades de venda e assim focar nesse percentual, tudo graças ao interesse que foi alertado por tal parcela do público.

Custo benefício

Por último se destaca a chance de falar unicamente com aqueles que de fato poderão se tornar clientes para o seu negócio, evitando assim gastos com anúncios focados em uma audiência que não viria a ser conquistada, não dando permissão para ser contactada.

É como anunciar um Pulverizador agrícola para quem não tem experiência com o setor ou então um novo sabor de cliente para uma pessoa diabética que é proibida de comer doces. Respeitar essas permissões pode até resultar em uma economia.

Frente a essas vantagens, é importante então não só reconhecer a relevância do marketing de permissão, mas saber também como trabalhar com ele.

Aplicando o marketing de permissão

Para que essa estratégia resulte em algo positivo para uma marca, basta contar sempre com a permissão do público, respeitando a existência ou não de um interesse. Agora, para conquistar tal permissão é importante desenvolver ações como:

Produção de conteúdo de qualidade

Ao invés de apostar direto em um anúncio que pode afastar o público, é mais interessante trabalhar com a produção de conteúdos riscos, explicando, por exemplo, a função de um carregador de bateria automático, para só depois trabalhar em uma estratégia de vendas.

Após destacar-se positivamente, torna-se maior a chance de um usuário dar permissão para que você continue a nutri-lo, seja com outros conteúdos ou com uma ação comercial em um ponto mais distante.

Formulário de captura

Para estabelecer esse contato com o público primeiro é preciso ter acesso aos seus canais pessoais, usando para isso formulários, tal como uma página que surge antes de alguém baixar um e-book, de forma assim a conquistar o contato com um indivíduo de interesse.

Permitir o cancelamento de um cadastro

Como o marketing de permissão lida com o consentimento de um cliente, é importante respeitar quando não existe mais um interesse, deixando um espaço disponível em suas mensagens para que esse indivíduo faça um descadastramento caso seja sua vontade.

Com essas ações é possível ter acesso aos benefícios dessa estratégia comercial, sendo importante também conhecer a sua relação com o inbound marketing, uma tática que lida com a prática para atrair o público, sendo preciso ter sua atração para trabalhar isso.

Baseado nisso é possível identificar quem realmente pode se interessar por um serviço de montagem de quadro elétrico, oferecendo tal ação para quem atue na área industrial e de fato queira ser um cliente, uma relação que tem início na permissão do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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