Antes de falar sobre a sua importância ou aplicabilidade, é necessário entender exatamente o que é Storytelling.
Em tradução literal, o termo em inglês significa “o ato de contar histórias”. Entretanto, para um bom Storytelling, é preciso mais do que somente uma narrativa.
Por isso, nada mais é do que a capacidade de contar histórias relevantes com a ajuda de recursos audiovisuais. A técnica é muito usada no Marketing e na Publicidade.
O método, de caráter persuasivo, é capaz de promover o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta e ainda estreitar a relação com os clientes.
Ideal para compartilhar conhecimentos, ideias e demais interesses através de uma narrativa bem construída.
Agora que você já sabe o que é Storytelling, está na hora de entender os motivos pelos quais essa técnica é tão importante.
Ao investir em boas histórias, sua empresa estará produzindo um material único, muito mais atraente e com maiores chances de conversão.
Os seres humanos são movidos pelas emoções, que têm influência direta nos processos cognitivos. Por esse motivo, o Storytelling é capaz de cativar o público sem muito esforço.
Se identificar com uma marca ou produto é muito mais fácil quando a mensagem é passada através de uma história envolvente e emocionante. Um exemplo disso é a Coca-Cola.
A empresa, muito além do seu produto, vende felicidade e o desejo de revolução pessoal através da criação de uma atmosfera motivacional e aspiracional.
Dessa forma, a Coca-Cola consegue levar o seu produto até mesmo a quem tem consciência e admite que o refrigerante é prejudicial à saúde das pessoas.
Outro benefício do Storytelling é o engajamento que ele proporciona. Quanto mais o público se identifica com o conteúdo, mais disposto se sente a curtir, comentar ou compartilhar.
Voltando no exemplo da Coca-Cola, a marca gera milhões de compartilhamentos e citações todos os dias sobre as diferentes peças que criam nos mais variados meios digitais.
Depois de entender o que é e quais são as vantagens de aplicar a técnica, o próximo passo é aprender como fazer isso.
Leia também: Dicas para criar anúncios relevantes na internet.
Como fazer um bom Storytelling
Agora você já sabe o que é Storytelling e como ele pode ser útil na hora de promover a sua marca ou produto de maneira mais sutil.
Portanto, está na hora de entender quais são os passos que fazem toda a diferença na hora de escrever uma história que seja bem construída, autêntica e interessante.
- Público-alvo
O objetivo ao contar uma história é cativar e encantar uma audiência. Por isso, é importante saber exatamente quem é o seu público-alvo.
Conhecendo a fundo o tipo de audiência para a qual a história será contada, melhor a sua empresa consegue trabalhar para que a mensagem seja mais personalizada e assertiva.
Muito além de informações básicas como idade, gênero e cidade, é importante conhecer hábitos de consumo, fontes de informação e os problemas diários dessas pessoas.
Dessa forma, fica mais fácil pensar em como o seu produto ou serviço pode ajudar e como trabalhar essa ideia de maneira natural e assertiva na história que for contar.
- Canal
Conhecer os canais através dos quais as histórias serão contadas é tão importante quanto conhecer a sua audiência.
Diferentes redes sociais possuem diferentes perfis, assim como as pessoas que as utilizam. Isso também deve ser levado em consideração na hora de construir seu Storytelling.
No Facebook, por exemplo, os usuários se sentem mais confortáveis e inclinados a falar sobre suas vidas pessoais. No LinkedIn, por outro lado, a parte profissional é mais trabalhada.
Estar por dentro das opções e ferramentas que cada rede oferece também é um ponto importante. Em alguns canais, vídeos funcionam melhor que imagens e vice-versa.
- Título
O título é o primeiro contato do cliente com o seu conteúdo. É ele que determina, na maioria das vezes, se e por quem a história será acessada.
Pensar em um título interessante e chamativo é crucial para garantir que o seu conteúdo alcance e engaje o maior número de pessoas possível.
Entretanto, é importante ter em mente que, para que a estratégia seja 100% funcional, o texto também precisa ser envolvente e cumprir a promessa do título.
- Etapas
Para manter o seu público interessado, é necessária uma narrativa coerente e que tenha início, meio e fim muito bem definidos.
Primeiro, estabeleça e apresente os elementos introdutórios, como personagens e contexto. Depois, desenvolva a história, sempre deixando um gancho para manter a audiência instigada até o final.
Por último, mas não menos importante, vem o Call to Action da sua oferta. Nessa etapa, explique o que você espera que a pessoa faça: as ações vão desde assinar uma newsletter até efetivamente comprar um produto.
- Autenticidade
Histórias contadas sob o ponto de vista de quem as viveu são automaticamente percebidas como sendo mais autênticas, além de passarem melhor a sensação de credibilidade e ajudarem na identificação.
Em hipótese alguma forneça informações falsas que possam comprometer a experiência do usuário ao deixar de gerar valor para ele e o levar a uma compra mal-informada.
Dominando esses pontos, você conseguirá traçar uma estratégia de Storytelling muito mais assertiva para a sua empresa e se aproximar dos seus clientes naturalmente. Quer saber mais? Confira nosso blog.