Smarketing na prática? Como implementar em sua empresa?

Como colocar o smarketing na prática e fazer funcionar?

Se você nunca ouviu falar neste termo, fica tranquilo, pois neste artigo você verá como funciona o Smarketing na prática!

A estrutura de empresas tem seguido um modelo tradicional por muito tempo, separando seus departamentos de maneira bastante definitiva.

Isso acabou por criar certa “cultura” no meio empresarial, a de que os departamentos de vendas e de marketing são times opostos, o que acaba criando conflitos que são desnecessários, afinal, todos ali estão trabalhando por um mesmo objetivo: alcançar o crescimento da sua empresa.

Uma estratégia que tem sido muito falada e que pode ajudar nessa situação está em colocar o smarketing na prática.

Mas o que é smarketing?

O termo smarketing (ou em português, vendamarketing) vem da junção dos termos “Sale” (vendas em inglês) e Marketing.

Ou seja, trata-se de um conceito que junta os dois departamentos, fazendo com que ambos trabalhem juntos de maneira alinhada.

Essa estratégia é vista com bons olhos no mercado. A Hubspot afirma que empresas que aderem ao smarketing e trabalham com ele da maneira correta conseguem atingir em média, 20% de crescimento anual.

Como se trata de uma junção de dois departamentos que tem como costume viver em conflito, é preciso muita atenção na hora de colocar o smarketing na prática.

Preparamos uma lista de dicas que podem ajudar a fazer com que o smarketing funcione com eficiência em sua empresa.

Como colocar o smarketing na prática e fazer funcionar?

Estabeleça metas claras: Departamentos diferentes trabalham de maneiras diferentes. Por isso é muito importante que todas as metas a serem alcançadas sejam muito claras e específicas para que todos consigam compreender o que precisa ser feito dentro da especialização de cada um. Trabalhar com clareza ajuda a alcançar seus objetivos com mais eficiência.

Respeito acima de tudo: Para que o smarketing na prática dê certo, é muito importante deixar totalmente de lado essa cultura de rivalidade entre os departamentos.

O primeiro passo para isso é respeitar o trabalho um do outro e o espaço de seus colegas. Isso é fundamental para que a rotina de trabalho seja muito mais agradável, que leva diretamente a uma parceria mais produtiva.

Realize reuniões com frequência: A realização de reuniões periódicas entre os colaboradores dos dois departamentos é fundamental para fazer com que o smarketing na prática seja bem-sucedido.

É através das reuniões que as metas serão definidas, além da divisão de tarefa, prazos e outros detalhes importantes.

Com todos os envolvidos presentes, torna-se mais eficiente o entendimento das necessidades de trabalho.

Facilite e a comunicação: A interação entre os colaboradores se faz necessária e para isso é importante que canais abertos de comunicação estejam disponíveis.

Use Softwares integrados: Outro fator fundamental para fazer com que o smarketing na prática dê certo é fazer com que os dois departamentos trabalhem com as mesmas ferramentas.

Integrar os softwares faz com que haja melhor entendimento entre os membros de cada um dos times.

O Segredo para o Smarketing na prática está em criar um acordo entre todos os envolvidos, facilitando o fluxo de trabalho e fazendo com que todos eles trabalhem com muito mais dedicação pelos mesmos objetivos.

 

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