Site responsivo: saiba como fazer um para a sua empresa

como fazer um site responsivo

Que o avanço da tecnologia proporcionou novas formas de navegar pela internet, não há dúvidas. Existem estudos que comprovam o aumento do número de usuários que navegam por celular e tablets, além do computador.

Assim sendo, foi necessário adotar a criação de sites responsivos para atender as necessidades dos usuários. Pensando nisso, preparamos quatro dicas para você criar um site responsivo. Confira logo abaixo.

1. Respeite os limites de layouts

Antes de tudo, é de suma importância criar o layout de modo que seja adaptado às diferentes formas de acesso pelos usuários. 

Imagine uma estrutura metálica para galpão: é imprescindível manter o alinhamento das estruturas de acordo com o local que está sendo aplicada, para evitar futuros problemas devido a erros de aplicações.

Sendo assim, da mesma forma acontece nos layouts de site. Caso fique desproporcional a tela de quem acessa, vai ser rejeitado pelo usuário e menos conversões serão geradas na sua página. 

2. Pense na flexibilidade para um projeto de site responsivo

 Outra dica muito importante para que o seu site seja responsivo, é obter flexibilidade em todos os sentidos, sejam eles nas imagens, o código-fonte do seu site entre outros. 

Você já acessou algum item que era incompatível com o seu celular, ou que alguma imagem está distorcida evitando a fácil compreensão? Frustrante, né?

Por esses motivos, é indispensável adotar a flexibilidade antes de dar o pontapé inicial na criação do site. 

Uma montagem de tubulação, por exemplo, necessita da flexibilidade para que as funções sejam concluídas com sucesso.

Assim sendo, ao manter imagens flexíveis, o seu site será ainda mais responsivo garantindo facilidade ao acesso dos usuários com sucesso. 

3. Escolha ferramentas adequadas

 Para manter a flexibilidade do site, é fundamental realizar a escolha de ferramentas para auxiliar neste processo.

Ou seja, você pode analisar quais ferramentas de criação de sites é ideal para a sua marca, logo, ao escolher com atenção, permite criar o seu site responsivo. 

Uma das ferramentas que pode auxiliar na flexibilização das imagens é o Adaptive Images.

Com ele não haverá erros de distorções, e vai se adaptar aos formatos da tela dos usuários, de modo a evitar rejeições.  

4. Livre-se do que não é essencial

Falando em livrar-se do que é desnecessário, você pode melhorar ainda mais a flexibilidade do seu site e torná-lo mais amigável para dispositivos móveis.

Se seguir uma regra simples: alguns elementos e certos conteúdos nunca foram feitos para serem usados em um contexto móvel e simplesmente não funcionam.

Se você tem elementos que não são imprescindíveis para seu layout, então descarte-os por completo do ambiente móvel. Isso pode ser realizado com uma classe específica a ser aplicada.

Leia também: Comunicação visual: saiba o que é e a importância para sua empresa.

5. Utilize o conceito mobile first em seu projeto de site responsivo

Ao desenvolver um site, o mais normal, que ainda muito acontece em diversas empresas, é desenvolver os sites pensando no desktop como tela principal. 

Mas hoje em dia, como muitas vezes os acessos dos usuários são muito maiores nos dispositivos móveis em relação ao Desktop, foi criado o conceito de Mobile First.

Que seria começar um projeto pensando primeiramente na experiência, performance e usabilidade do site nos dispositivos móveis, e posteriormente adaptar para o desktop.

6. Realize testes

Por fim, e não menos importante, outra maneira de obter um site responsivo, é fazer os testes após aplicar as ferramentas.

Afinal, só na prática é possível ter a certeza que o seu site é responsivo. Portanto, ao definir ferramentas de flexibilização, tente acessar a sua página como um usuário em busca pelo seu serviço. Nesse momento é imprescindível acessar como um consumidor.

Faça esse teste e analise: a minha pagina atende as necessidade dos usuários em sua totalidade? E assim, você consegue fazer comparações com outros sites e concluir que o seu site é realmente responsivo. Quer saber mais? Confira nosso blog.