Organizações do mundo inteiro estão investindo na sinergia entre SEO e UX para conquistar a atenção dos visitantes de seus sites e se destacar em um mundo digital cada vez mais concorrido.
Por muito tempo, estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca foi sinônimo de usar repetidamente palavras-chave e executar estratégias agressivas de link building, focadas apenas na quantidade de links.
No entanto, mudanças nos algoritmos e no comportamento do usuário abalaram a estratégia e fizeram as empresas abandonarem sua zona de conforto. Desta forma, o SEO ganhou um parceiro: o UX.
Neste artigo, explicaremos sobre esses dois conceitos e como podem ser usados juntos. Acompanhe a leitura!
SEO e UX: o que são esses conceitos?
A seguir vamos explicar os conceitos individualmente, para você entender melhor.
SEO (Otimização de sites)
O Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, abrange várias ações aplicadas nas páginas da web para alcançar boas posições na lista de resultados dos mecanismos de busca.
O SEO deposita os seus esforços em influenciar a inteligência artificial responsável por analisar e avaliar a qualidade de um site para indexá-lo e classificá-lo nas páginas de resultados.
Essa análise baseia seus resultados em características técnicas (como otimização de palavras-chave, número de links, URLs amigáveis, entre outros) e características de facilidade de uso — como formato do conteúdo, tempo de carregamento da página, web design responsivo, além de outros fatores.
UX (Experiência do Usuário)
A UX tem o usuário como o centro de suas ações, pois tudo gira em torno da experiência que as pessoas têm ao interagir com um produto, serviço ou marca.
Como os usuários reagem ao passar por determinada experiência? O que pode ser melhorado para torná-la mais agradável? Essas são as principais perguntas que a disciplina responde.
Através do UX, as empresas buscam resolver os problemas de seus usuários por uma interface funcional e, ao mesmo tempo, atraente em termos de acessibilidade, conteúdo e design.
Por que SEO e UX se complementam em uma estratégia de posicionamento na web?
Os profissionais da área concluíram que, gradualmente, os mecanismos de busca estavam analisando o comportamento dos usuários para compreender o que realmente era essencial para eles, de modo a oferecer aos visitantes a melhor experiência possível.
Sendo assim, os algoritmos começaram a considerar métricas diretamente relacionadas à experiência do usuário, como:
- CTR (proporção entre impressões e cliques);
- taxa de rejeição;
- velocidade de carregamento;
- tempo de permanência na página.
Tais números indicam se as pessoas estão encontrando o que procuram e se o que elas encontram é fácil e agradável de consumir.
Em um exemplo prático: se um usuário navega sem esforço pelas páginas do seu site, interage com seus links, realiza ações e permanece muito tempo, a inteligência artificial dos mecanismos de busca entende que você oferece ao usuário uma boa experiência. Assim, ela favorece a sua classificação, dando-lhe melhores posições.
Quais são as vantagens de oferecer um bom UX?
Com certeza você já entendeu que a experiência do usuário está diretamente relacionada ao posicionamento do mecanismo de busca. No entanto, esse não é o único benefício da User Experience.
A interação positiva dos usuários com o seu site, proporcionará a eles uma satisfação que melhora a percepção do público em relação à sua marca.
Além do mais, quando falamos de negócios online, as vendas são outro segmento que usufrui das vantagens do UX, visto que a boa usabilidade afeta diretamente a taxa de conversão.
A longo prazo, a experiência do usuário diminui os custos com o atendimento ao cliente, pois os visitantes poderão acessar as informações e atingir os seus objetivos de maneira fácil e intuitiva, sem a necessidade de consultar os serviços de ajuda.
Como manter visitantes no site com a ajuda de SEO e UX?
Aposte em CTAs eficazes
As Call to Action, ou “chamadas para a ação”, são elementos visuais ou de texto essenciais se você quiser que seus visitantes interajam com o site, por exemplo, ao baixar conteúdo, fazer compras ou assinar a newsletter.
Vários sites ainda deixam seus visitantes sem saber o que fazer enquanto navegam, o que acaba prejudicando a experiência. Por esse motivo, a escolha do melhor tipo de CTA faz toda a diferença. Assim, fatores como tamanho, cor, texto, identidade visual e posição devem ser cuidadosamente considerados.
Crie títulos atraentes
Os títulos de uma página da web, também conhecidos como heading tags H1, H2, H3, entre outros, orientam os visitantes no decorrer do conteúdo. Eles também são uma maneira de mostrar ao algoritmo do mecanismo de busca qual é o objetivo do seu site.
Assim, eles criam uma hierarquia lógica, organizando o conteúdo e facilitando a leitura, tanto para os usuários quanto para a inteligência artificial dos mecanismos de busca.
Ofereça uma navegação intuitiva e natural
Mesmo um site muito completo pode ser inútil se os usuários não conseguirem acessar as informações. A navegação deve ser intuitiva e natural, para que os visitantes consigam encontrar o que estão procurando, sem perder muito tempo pensando em onde clicar.
Ao organizar a estrutura do seu site, considere o uso de barras de navegação ou menus suspensos, caso seja um site mais robusto. Além de facilitarem a navegação, eles ajudam na indexação nos mecanismos de busca.
Melhore a velocidade de carregamento
Motores de busca como o Google já anunciaram que a velocidade do site é um fator de classificação muito importante, especialmente na experiência móvel.
Ao inserir o URL, alguns recursos medem como o site pode melhorar seu desempenho e fornece sugestões específicas para reduzir o tempo de carregamento da página.
Saiba que, quanto mais esforço você dedicar aos detalhes e à usabilidade do seu site, maior a probabilidade de você encantar os usuários da sua marca.
A verdade é que se você deseja se destacar nos mecanismos de busca, deve agradar aos usuários. E é exatamente por isso que SEO e UX, juntos, podem criar uma experiência bem-sucedida para qualquer negócio.
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