Com a transformação digital, a presença online por parte de todos os segmentos se tornou indispensável, assim como a implantação de estratégias de marketing mais compatíveis com as formas de alcançar e estabelecer uma relação produtiva com os clientes.
Nesse contexto, táticas como o SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) ganham cada vez mais espaço, em especial, por estarem associadas a visibilidade das marcas nos mecanismos de pesquisa.
Dessa forma, é interessante que exista a consciência de que seja do segmento de construção, como serviços de engenharia civil, ou do setor cosméticos, é de grande importância que o seu negócio seja encontrado com facilidade pelos consumidores em potencial.
Essa necessidade é redobrada nos casos de novas empresas do meio offline ou digital, mas, especialmente, para os profissionais que desejam estruturar uma presença digital positiva e ter um bom desenvolvimento nesse meio.
Conforme será abordado no decorrer do texto, embora existam algumas distinções entre essas duas táticas, ambas possuem um grande potencial para a atração e conversão, inclusive para serem aplicadas de forma complementar.
Conheça as principais características de cada técnica
O conhecimento é um grande aliado de qualquer profissional. E quando se fala de marketing digital não seria diferente, uma vez que uma visão maior pode contribuir com decisões mais assertivas.
Sendo assim, explorar as distinções, aplicações e benefícios de SEO e SEM faz toda a diferença para que o uso tenha chances significativas de alcançar bons resultados. Confira a seguir os principais aspectos dessas táticas:
SEO
Amplamente explorado por empresas que buscam uma melhor posição nos mecanismos de pesquisa, o SEO corresponde a um grupo de recursos trabalhados tanto dentro quanto fora das páginas das empresas.
No entanto, em primeiro lugar é interessante compreender que os conteúdos dos buscadores são indexados por robôs, também chamados de crawlers, que identificam apenas códigos e textos.
Além disso, os resultados que apresentam um maior potencial para uma prática positiva do cliente são priorizados, o que tem relação com os diversos fatores de posicionamento.
Basta imaginar o caso de uma empresa que realiza impermeabilização de estofados, entre os elementos que serão trabalhados estão:
- Qualidade do conteúdo;
- URL amigável;
- Uso estratégico de títulos;
- Otimização de imagens;
- Plataforma responsiva;
- Aplicação de botões para compartilhamento.
Os elementos que estão associados com a parte interna da página são chamados de ‘on page’ e os externos de ‘off page’, sendo esse segundo grupo significativo para a construção da autoridade da marca.
Por exemplo, se além do serviço de corte a laser, a marca também dispõe de uma loja virtual, os conteúdos da plataforma e do blog da empresa podem ser otimizados de acordo com esses parâmetros para atrair mais visitantes e conversões.
Sendo assim, é de grande importância que sejam trabalhados adequadamente, uma vez que um melhor posicionamento, em especial, no que diz respeito à primeira página, pode ser decisivo para a obtenção de um maior tráfego orgânico e oportunidades de negócios.
Leia também: Quais tipos de palavras-chave existem?
SEM
Já em relação ao SEM, conforme citado, também tem ligação com esforços de marketing direcionados para os buscadores.
Ainda mais, caso um empreendimento que comercializa bloco de concreto, ou de outra área, queira apostar na promoção no meio digital de uma forma abrangente, essa pode ser uma boa alternativa.
Dessa maneira, é interessante observar que o SEO integra as táticas de SEM, porém, nesse cenário os links patrocinados também são aplicados.
Pode-se dizer que essa é a distinção de maior destaque ao abordar essas técnicas, pois, de certo modo, indica a importância de que sejam trabalhadas em conjunto.
É válido observar que, se por um lado, o SEO envolve diversos recursos para alcançar um melhor posicionamento, com os links patrocinados os resultados são diferenciados pelo fato de existir a aquisição dos espaços nas plataformas.
No caso dos mecanismos de busca, esses links aparecem antes dos outros, com a indicação de que se trata de um conteúdo patrocinado, por essa razão, há chances consideráveis de chamar a atenção dos usuários que navegam pela plataforma.
Qual é a relação entre esses recursos?
Para compreender de uma forma mais clara a ligação das duas táticas, é interessante imaginar uma empresa que comercializa itens terapêuticos, como cinta pós cirurgica lipoaspiração, e deseja potencializar os resultados obtidos por meio de ações patrocinadas.
Nesse caso, o SEO pode ser uma boa alternativa, da mesma forma que para melhorar os resultados no alcance por meio dos mecanismos de busca, recursos de SEM podem ser empregados de forma complementar.
Todavia, nesse contexto, é importante que as técnicas sejam cautelosamente planejadas e executadas em paralelo.
Isso se deve ao fato de que, embora sejam complementares, as distinções devem ser analisadas com cuidado para identificar os melhores modos de aplicação, principalmente, no que diz respeito ao tempo para a percepção de resultados, tipos de investimentos e opções para segmentação de público.
Além desses fatores, é preciso observar que as buscas são pontos cruciais para a aquisição de diversos produtos e serviços.
Sendo assim, executar o SEM em sua totalidade, com foco na experiência do usuário e compatibilidade com a corporação, pode ser decisivo.
Como aplicar essas táticas?
Anteriormente, algumas indicações de como aplicar as estratégias de SEO e SEM foram apontadas, como no emprego de links patrocinados e no trabalho de recursos associados com às plataformas das empresas.
No entanto, para uma compreensão clara, certamente é interessante conhecer mais sobre esses métodos, inclusive algumas dicas para aplicá-los adequadamente, e ter sucesso com sua loja virtual ou em outros setores.
Técnicas de SEO
Por causa da variedade de fatores que influenciam no posicionamento das corporações, as técnicas de SEO podem ser trabalhadas de maneiras variadas, de acordo com as necessidades de cada local.
Apesar disso, existem alguns aspectos que se destacam ao se tratar dos elementos ‘on page’ e ‘off page’.
Em relação ao primeiro grupo, além dos recursos já abordados, é interessante citar a utilização das palavras-chave, que correspondem aos termos empregados pelos usuários na hora de buscar o que desejam.
Naturalmente, diferentes termos podem ser aplicados, por exemplo, para a busca de fachada com letra caixa.
Por essa razão, estudos são empregados para identificar as palavras-chave mais relevantes para o material da instituição, porém, é preciso alinhá-las com ferramentas de qualidade, que priorizem o leitor.
Além dessas dicas, é válido que os termos sejam empregados da forma mais natural possível, assim como estejam presentes no início do material, para que os robôs dos buscadores detectem a relação com o assunto.
Já em relação ao ‘off page’, estratégias que abrangem links se destacam, principalmente, pelo potencial que possuem para reforçar a relevância da plataforma da empresa em relação aos mecanismos de pesquisa e a audiência.
O link building se destaca nesse caso, pois, em resumo, os links de outros sites que direcionam para o seu negócio, contribuem com a autoridade, por isso, é importante que sejam links de plataformas relevantes, que abordem temas compatíveis com a área.
Ainda mais, as menções e compartilhamentos são cruciais para reforçar o engajamento e a visibilidade da empresa.
Táticas de SEM
Um dos principais modos de aplicar o SEM em sua estratégia de marketing digital, além do SEO, é por meio de links patrocinados.
Por exemplo, uma marca que trabalha com comunicação visual, como logo,caixas de papelão para embalagens e outros itens, pode usufruir de diversos recursos específicos para a segmentação, assim o investimento será mais assertivo.
Em qualquer tipo de empresa, é indispensável ter conhecimento da audiência, sendo assim, não seria diferente nesse caso.
Por essa razão, os conceitos de buyer persona e público-alvo devem ser cautelosamente trabalhados para alcançar uma definição clara.
O primeiro conceito tem relação com a percepção do cliente ideal, sendo assim, informações como ambições, dores e consumo de conteúdo são levantadas para a definição de um perfil semi fictício.
Já para uma empresa, por exemplo, que vende chapa de aço perfurada e deseja identificar o público-alvo, os dados serão voltados predominantemente para questões demográficas e socioeconômicas, como profissão, renda, faixa etária e região.
De qualquer maneira, uma série de ferramentas de anúncios viabilizam uma segmentação satisfatória, o que, sem dúvidas, tem relação com uma maior eficiência para se comunicar com a audiência da marca.
Ainda mais, existe a grande vantagem de que o valor inicial não deve ser obrigatoriamente alto.
É o caso de um novo empreendimento que realiza a venda e instalação de piso intertravado de concreto, que é muito requisitado, principalmente, em calçadas, e deseja investir uma quantia relativamente baixa nos anúncios.
A partir da análise da performance, há possibilidade de identificar as chances de novos investimentos ou alterações.
Esse é um benefício não apenas para novas empresas, como também para setores que desejam realizar testes para averiguar as alternativas que são mais eficazes.
Por esse motivo, em qualquer estratégia aplicada, é de grande importância que profissionais qualificados acompanhem a performance constantemente, para garantir os ajustes necessários e resultados positivos.
Afinal, conforme observado ao longo do texto, ambas possuem uma grande capacidade para diversos setores, com ênfase na visibilidade que podem alcançar com o comércio online e, consequentemente, o aumento nesse mercado competitivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.