SEO para landing pages: Confira as melhores práticas

As regras de SEO para landing pages praticamente não foge muito do que já é aplicado nas configurações de SEO

Para quem já está atuando na área de marketing digital, falar de SEO para landing pages é algo relativamente tranquilo, pois provavelmente já está habituado com os assuntos SEO e landing pages, e basicamente as regras de ambos prevalecem.

Mas se para você isso é um bicho de sete cabeças, não se preocupe, vamos te ajudar a entender tudo sobre isso e ainda mostrar na prática como aplicar essas técnicas simples, mas que podem fazer toda diferença em suas estratégias de captação de leads.

Neste artigo vamos explicar brevemente o que é e como funciona cada um desses pilares e te dar dicas de como trabalhar da melhor maneira o SEO para landing pages, acompanhe!

 

O que é Landing Page?

Em poucas palavras, uma landing page é uma página de captação de informações de seus potenciais clientes, que após preencherem todos os dados solicitados se tornam seus LEADS. Mas, basicamente essa página precisa oferecer algo em troca desses dados.

Sua empresa pode oferecer um e-book com informações relevantes e temas pertinentes aos seus produtos ou serviços, pode oferecer uma consultoria, ou até oferecer diretamente um produto ou serviço, sempre algo de valor agregado ao seu negócio para que seu potencial cliente se interesse e queira acessar esse material preenchendo alguns campos com suas informações.

Os dados solicitados podem ser os mais diversos, sempre claro, aqueles que são cruciais para que você possa fechar o melhor negócio futuramente, como nome completo, telefone, email, site, em alguns casos pode ser solicitado endereço, informações sobre cargo, e é possível até inserir perguntas personalizadas para que as respostas te ajudem a filtrar e formalizar suas propostas.

Após esse lead fornecer seus dados ele tem acesso ao que foi oferecido e você ainda pode aproveitar essas informações para usar em outras campanhas pertinentes ao seu negócio e ao produto/serviço da preferência deste lead.

Você pode montar um fluxo de nutrição de e-mails, disponibilizar outros materiais como divulgar notícias, novidades e por aí vai. A partir do momento que você possui esses dados, você pode oferecer uma infinidade de coisas interessantes a ele.

Existem diversos tipos e modelos de landing pages, desde as mais simples até as mais completas que até parecem um site mesmo, como por exemplo, esta que é de um curso chamado Curso Lead Expresso, clique neste link: https://leadexpresso.com.br/ e confira.

Para que sua página seja encontrada facilmente por seus potenciais clientes, é preciso antes de divulgá-la, aplicar todas as técnicas de SEO para landing pages, assim ela irá ranquear nos sites de buscas como o Google e Bing e você poderá ser facilmente encontrado por seus clientes em suas pesquisas na internet, sem necessariamente pagar por algum anúncio.

 

E o que é SEO?

SEO para quem ainda não conhece, é a sigla em inglês de Search Engine Optimization, que traduzindo livremente para o nosso Português significa: Otimização de Mecanismo de Busca.

Em uma explicação simples, um mecanismo de busca nada mais é do que o Google ou o Bing, por exemplo, que são sites de pesquisa, ou seja, aquele lugar onde todo mundo hoje em dia vai procurar algo quando precisa.

Logo, o SEO são técnicas que aplicamos em sites e landing pages para que elas fiquem otimizadas e sejam encontradas facilmente nas pesquisas realizadas nesses mecanismos de busca.

Parece redundante e para quem conhece, eu to falando mais do mesmo, mas é sempre bom reforçar isso, pois hoje em dia existem tantas ferramentas para fazermos campanhas pagas e anúncios, que muitos esquecem que as primeiras posições orgânicas de uma página praticamente vale ouro.

Isso porque o próprio Google, por exemplo, está sempre mudando seus algoritmos e regras de ranqueamento de acordo com a experiência do usuário, na intenção de garantir acessos cada vez mais seguros.

Portanto, ao aplicar as técnicas de SEO para landing pages, você garante que a sua página possa ser bem ranqueada pelo Google, com possibilidade de aparecer nas primeiras posições orgânicas dos resultados de buscas e ganhar mais destaque perante os concorrentes, além de transmitir mais credibilidade para seu potencial cliente.

Caso você também não saiba o que é posição orgânica, são todas as opções de páginas que o Google te apresenta depois dos anúncios quando você pesquisa por algo, ou seja, são todas aquelas que não estão sinalizadas como anúncio ao lado do site.

É importante dizer isso, pois os anúncios não estão necessariamente com as regras de SEO aplicadas em suas páginas, eles só estão sendo pagos para estarem lá no topo das primeiras posições, e você pode entender melhor sobre isso em nosso artigo: Como funciona o Google Adwords?

Agora, quando sua página aparecer como primeira opção sem ser anúncio em uma pesquisa, pode dar pulos de alegria, pois significa que o Google entendeu que ela é extremamente relevante para a busca realizada e isso passa muita credibilidade para quem está pesquisando e é por isso que é tão importante aplicar o SEO para landing pages.

Veja mais em: Como usar o SEO para geração de Leads

 

Como fazer SEO para landing pages na prática?

As regras de SEO para landing pages praticamente não foge muito do que já é aplicado nas configurações de SEO, mas por ser uma página de captação de dados de seus potenciais clientes, ou seja, tem informações valiosas envolvidas e que você precisa que ele te forneça, então existem algumas coisinhas que são mais peculiares, digamos assim. Vamos ver tudo agora!

 

  • Escolha uma palavra-chave relevante

Tudo começa com a escolha da palavra-chave que vai ranquear a sua página, escolha uma que seja bem atrativa e não muito genérica, como por exemplo: carros, sapatos, roupas e etc. Essas palavras não estão especificando do que realmente se trata o seu negócio, nem direciona o público certo.

Por isso, é importante escolher palavras mais específicas, como por exemplo: carros sedan seminovo, roupas femininas de verão, sapatos masculino executivos, dessa forma você consegue atingir seu público-alvo de forma muito mais segmentada e específica.

Ao longo do conteúdo, use variações da palavra-chave, como por exemplo: roupas para o verão, sapatos para trabalhar, carro usado com porta mala. Enfim, as variações podem ser as mais diversas, mas sempre dentro daquilo que você está propondo.

 

  • Deixe sua página mais rápida e responsiva para mobile

Um dos principais fatores de ranqueamento do Google é a responsividade de uma página. Neste ano a empresa anunciou oficialmente que poderia penalizar páginas que não estavam adaptadas para acesso mobile, ou seja, através de celulares e tablets, por exemplo.

Hoje os acessos à internet no Brasil pelo celular já representam quase 70%, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, divulgada em abril de 2018. Ou seja, o mundo hoje está vertical!

Por isso, adaptar a sua landing page para que possa ser facilmente acessada por qualquer dispositivo e tenha o tempo de carregamento mais rápido é de suma importância para o sucesso do seu negócio, como sugere o próprio Google, eles indicam que 2 segundos é o tempo limite que uma página deve ser carregada sem que o usuário desista da navegação.

Como falamos, as estratégias de SEO para landing pages são bem parecidas que as estratégias de SEO para sites, por isso, indicamos a leitura de outro artigo nosso que pode te ajudar bastante – Conheça alguns dos principais fatores de rankeamento do Google.

 

  • Escolha um título arrebatador usando sua palavra-chave!

Quando você está navegando pela internet através de alguma informação, ou está de bobeira nas redes sociais, o que mais te chama atenção e te faz clicar em uma matéria? O título, certo?

Isso porquê o Google, ou o Facebook por exemplo, vai te apresentar primeiro o título com destaque e embaixo vai ter uma breve descrição do tema. No Facebook a imagem conta bastante também, mas a gente vai chegar nesta parte ainda.

Mesmo quando você está passando na rua pesquisando lojas e preços, você vai entrar na loja que tem a fachada mais chamativa, não é mesmo?

Assim vale para as landing pages. Muito mais do que o que você tem a oferecer nesta landing page, o título é quem vai despertar o interesse em seu usuário para clicar na sua página, ler seu conteúdo, se interessar pelo que você está oferecendo de valor e fornecer seus dados.

Lembre-se, como regra de SEO para landing page a palavra-chave escolhida na etapa anterior deve ser usada no título para que os mecanismos de buscas possam ranquear sua página.

 

  • O design conta e muito, capriche nas imagens e vídeos!

 Com a correria que estamos vivendo ultimamente, quase ninguém mais tem muito tempo para nada, por isso, ao criar sua landing page aposte em um layout simples, curto e objetivo, sempre indo na linha de pensamento de que menos é mais.

É muito importante conter pelo menos uma imagem ou vídeo de destaque, para que dê um efeito visual sobre o que está sendo oferecido e dê um alívio na leitura para o usuário.

Além disso ao compartilhar sua página em outros canais como nas redes sociais para divulgação, ela pode ser usada como a imagem de chamada da publicação.

Dependendo do tema, pode ser usado mais de uma foto e vídeo. Vídeos podem ser bom para passar mais informações e demonstrar seu produto de forma clara. Porém também podem pesar mais e dependendo da conexão com a internet demorar para carregar ou nem carregar, então a dica é usar com moderação sempre.

As imagens e vídeos sempre devem conter o ‘alt text’ com a palavra-chave, que é o texto alternativo, isso além de ser um quesito de ranqueamento, ajuda seu cliente a entender o que é a imagem ou vídeo quando a conexão com a internet está mais lenta e a página demora para carregar por completo e também para quem precisa navegar com audiodescrição em casos de deficientes visuais, ele “lê a imagem” para a pessoa.

 

  • Outras regras básicas de seo para landing pages:

Como toda boa estratégia de SEO, a estrutura básica da básica de uma página é conter:

H1, H2, Title tag, meta descrição, URL amigável, CTA destacado – Call to action (chamada para ação), link building para páginas do seu site ou blog e por aí vai.

Lembrando que, com exceção dos dois últimos itens citados, todo o restante deve conter a palavra-chave!

 

O CTA tem que ser bem destacado e intuitivo, ou seja, se você está disponibilizando um e-book, pode ser usado então os termos: Baixe agora, Leia agora, Acesse o material. A criatividade pode ser infinita, desde que você tenha um bom apelo.

Depoimentos também podem ser bastante interessante de serem usados, pois é sempre bom passar credibilidade para seu público-alvo e as pessoas se identificam quando tem outras pessoas indicando positivamente, mas não exagere nem use comentários fakes, é intenção é passar confiança!

 

NÃO SE ESQUEÇA DA PÁGINA DE OBRIGADO!

Também conhecida como thank you page, a página de obrigada nada mais é do que a página para qual seu potencial cliente será direcionado depois que preencher todos os campos da sua landing page e acessar o material que você oferece, e nela você agradece brevemente e em poucas palavras seu lead por ter se interessado e disponibilizado os dados.

Nesta página você pode aproveitar para disponibilizar mais materiais exclusivos para que ele continue se interessando pelo seu negócio, se engajamento cada vez mais e obtendo cada vez mais informação sobre você, seus produtos e/ou serviços.

 

ÚLTIMA DICA: Se você tem mais de um material, produto ou serviço que queira divulgar faça uma landing page para cada um. Não queira oferecer tudo de uma vez em uma página só, desta forma você consegue atingir o público certo para aquele material em questão.

Além disso faça testes, no começo quando tiver dúvida de que tipo de página pode converter mais, crie duas variações e veja qual se sai melhor.

 

Embora pareça, SEO para landing pages não é nada complicado, porém é preciso entender bem as estratégias necessárias para que se possa ter bons resultados em suas ações.

Nós podemos te ajudar e estruturar ótimas landing pages para o seu negócio, fale com a gente e começa a obter leads hoje mesmo!

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