As estratégias de SEO são imprescindíveis para ter visibilidade online num site ou blog e um de seus pilares é o SEO on page.
O significado de SEO é Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) e é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.
Essas otimizações tem como objetivo alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade.
Quando você tem alguma dúvida ou precisa comprar algo, é possível que o seu primeiro passo seja pesquisar em algum mecanismo de busca, como o Google. Pelos resultados que aparecem na SERP, a página de resultados, você verá artigos e ofertas que vão ajudar você a conhecer melhor uma empresa.
Para garantir a visibilidade da sua marca, existem algumas técnicas incríveis que podem ser aplicadas.
O SEO on page é exatamente o conjunto de esforços que devem ser aplicados para otimizar as suas páginas na web e dominar os mecanismos de busca. Trabalhando ele bem, você não passará despercebido e vai garantir sua visibilidade online que se reverte em lucratividade.
Continue a leitura a seguir e aprenda mais sobre a estratégia!
O que é SEO on page?
É um desdobramento do SEO, que por si já é parte do SEM — Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismos de Busca —, que inclui também métodos pagos para ter destaque online, indo além do orgânico.
Os motores de busca verificam as páginas da web e, em suas avaliações, eles consideram termos técnicos referentes às estruturas e aos conteúdos de um site, tudo isso em prol de uma melhor experiência do usuário em sua pesquisa.
O SEO on page se especializa exatamente nisso: otimização nas páginas da web para elas ficarem adequadas aos motores de busca e atenderem aos fatores de rankeamento. E deve conseguir apresentar um valor único nos conteúdos direcionado para palavras-chave, um site acessível e com dados fáceis para os web crawlers (os algoritmos do Google), e uma experiência do usuário fantástica, responsiva e feita para compartilhamento.
Mesmo que parta de um ponto de vista mais técnico, por serem otimizações em pontos fixos das páginas e de seus conteúdos, o mindset deve focar sempre na satisfação do usuário.
O Google não quer conteúdos padronizados, ele quer que cada um que pesquise algo fique satisfeito com as visitas nas páginas que fizer e consiga alcançar o seu objetivo.
Desse modo, podemos concluir que SEO on page é sim sobre técnica, mas é também sobre ser amigável. Mais do que isso, seu objetivo é usar de otimizações possíveis para conseguir educar, inspirar e orientar os usuários enquanto navegam na Internet.
Como fazer SEO on page?
Desde antes de o usuário entrar em seu site ou blog, já deve se sentir atraído nos mecanismos de busca e, quando entrar, sua missão é fazer com que ele fique satisfeito em sua pesquisa.
Isso perpassa otimizações nos conteúdos, nas páginas web, nas imagens e vídeos também. Vamos mostrar de forma prática como ter sucesso em cada etapa!
Otimizações nos conteúdos
Title Tag
A Title Tag funciona como uma frase de outdoor na SERP. Assim, ela deve ser atrativa e chamativa para captar o usuário o mais rápido possível. Nesse caso, não temos espaço suficiente para descrever detalhadamente tudo o que ele encontrará no artigo, mas devemos convencer ele.
E, para o Google identificar sobre o que a sua página fala, é preciso também elaborar um título de fácil compreensão para os web crawlers.
Considerando tudo isso, temos algumas dicas:
Foque na palavra-chave
Para você rankear bem e capturar o leitor rapidamente, nunca deixe de incluir ela nas title tags e a mantenha o mais à esquerda possível, considerando que a leitura ocidental parte da esquerda para a direita e isso vai garantir uma identificação mais rápida.
Seja conciso
O Google dá um espaço limitado para a exibição das title tags, então mantenha as suas em até 65 caracteres, um tamanho seguro para o seu título não aparecer cortado e perder o efeito desejado.
Torne o título interessante
Adicione “palavras de sucesso” em suas title tags, como “melhor”, “prático”, “completo”, “tudo”, “tutorial”, “guia”, “tendências” para chamar a atenção do usuário, mas lembre-se de não criar uma promessa maior do que o seu conteúdo pode atender e seja verdadeiro.
Combine a palavra-chave com outras long tail
Se você já estiver em um momento mais avançado de sua estratégia, e estiver brigando por grandes palavras-chave, combine elas nas title tags com outras palavras-chave long tail para aumentar a quantidade de palavras-chave em que você rankeia.
Talvez, essa seja até mesmo a otimização mais importante, porque é a sua porta de entrada nos mecanismos de busca. Então, atenção redobrada e não faça ela somente em páginas de artigos. Faça também nas suas demais que sejam relevantes, como a home do site ou do blog.
Palavra-chave
Uma parte essencial na produção de conteúdo é a escolha da palavra-chave, porque ela deve corresponder às intenções de busca dos usuários para que o texto seja encontrado. Após escolhê-la, é hora de posicioná-la da melhor forma possível.
Sempre a inclua em algumas partes essenciais da página, como na URL, no H1, em ao menos um H2 e entre as 100 primeiras palavras do texto.
Mas cuidado para não adicionar demais! É bom investir na repetição de palavras-chave, mas a prática pode ser vista como black hat e é fortemente penalizado pelo Google.
Priorize a experiência do usuário aqui também: seja natural e utilize técnicas de copywriting para engajar. Utilize também variações da palavra-chave que escolher ao longo do conteúdo: as LSIs (Latent Semantic Index). Elas são sugestões similares de pesquisa e melhoram o seu desempenho!
Para as LSIs, você pode usar algumas ferramentas, como a LSI Graph, ou então verificar pelo próprio Google no campo de pesquisas relacionadas.
Meta Description
Formalmente, ela não é considerada um fator direto de rankeamento, porém devido a sua importância para a taxa de cliques, que por si só influencia a performance nos rankings, ela acaba se tornando um item essencial nas otimizações.
Se o título não conseguiu convencer um usuário, então essa é a hora da Meta Description agir! Portanto, deixe ela sempre atrativa, instigante e convincente para trazer o leitor para a sua página.
URLs
As URLs são fatores de rankeamento também, uma vez que o Google as utiliza para identificar sobre o que uma página trata.
Desse modo, jamais deixe de utilizar a palavra-chave na URL de uma publicação. Você pode, inclusive, deixar somente ela e já está suficiente.
Mantenha as URLs curtas, sem números e não insira caracteres numéricos caso você atualize algum conteúdo, como uma lista, por exemplo, e não precise fazer os redirecionamentos dos seus links.
Link Building
As estratégias de link building são essenciais dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo e os mecanismos de busca verificam os links inseridos para também relacionar com as pesquisas de usuários sobre os temas buscados.
Eles se dividem em dois: links internos e links externos. Vamos mostrar como fazer cada um:
Links internos
O objetivo de inseri-los é melhorar a navegabilidade do usuário e mantê-lo em seu domínio. Relacione sempre que possível links com assuntos semelhantes já tratados em seu blog e, em uma estratégia mais avançada, desenvolva textos âncoras para conquistar palavras-chave concorridas.
Links externos
O objetivo de inseri-los é relacionar o seu conteúdo com outros complementares e que já tenham relevância online.
Tente inserir entre 2 ou 4 links externos a cada 1.000 palavras e os configure para abrir em uma nova página, de modo que os usuários não saiam da sua.
Mais uma vez, o importante aqui é considerar a experiência do usuário. Pense no que ele pode buscar para complementar a pesquisa dele.
Heading tags
As heading tags são estruturas que servem para tornar a hierarquia da informação mais fácil para a leitura.
Elas podem parecer complicadas, mas dizem respeito a edição do conteúdo para ele ficar escaneável e prático com intertítulos.
Em um exemplo prático, eles auxiliam na divisão e classificação os tópicos, conforme segue:
- H1: A Grande América;
- H2: América do Sul, América do Norte, América Central;
- H3: Brasil, Panamá, Canadá, Chile, Estados Unidos, Cuba, Honduras etc.;
- H4: São Paulo, Montreal, Buenos Aires, Lima, Havana, Santiago, Nova York etc.
Como fator de rankeamento, o Google verifica se há palavras-chave neles para fazer associações às buscas dos usuários. Por isso, priorize a presença da palavra-chave no H1 e nos H2, os subtítulos com maior destaque.
Essencialmente, há somente um H1 por página, e este posto deve ser ocupado com o título do artigo quando falamos de publicações, ok?
Design responsivo
Um dos fatores de rankeamento mais importantes hoje em dia é, definitivamente, a responsividade de uma página web. Desde 2015, o Google começou a avaliar esse critério e, por isso, a otimização dele é essencial.
Um design responsivo é aquele que tem uma performance boa tanto no desktop quanto no mobile, sendo bem-adaptado aos dois formatos de uso. Quando pensamos na intensidade em que estamos conectados em nossos celulares, faz bastante sentido ser tão importante, não é mesmo?
Para verificar o seu desempenho, você pode usar a ferramenta de teste de uso móvel do Google e, a partir do feedback que ela der, iniciar as otimizações para a sua versão mobile.
Velocidade do site
A velocidade de carregamento do site é outro fator importante para rankear bem nos mecanismos de busca. Os usuários não têm paciência, então é necessário ser veloz, e o Google está de olho nisso.
Para iniciar, você deve verificar como está a velocidade de carregamento do seu site e blog. A partir daí, busque soluções, como compressores de imagens, plugins de cache e serviços de CDN.
No entanto, a solução mais eficiente é o investimento em um bom serviço de hospedagem.
Rastreamento
Outra técnica utilizada no SEO on page é tornar o site o mais rastreável possível para os mecanismos de busca. Por diminuir o tempo de indexação de uma nova página, é uma ótima forma de conseguir resultados rapidamente.
Você pode criar um mapa do seu site que facilita o trabalho dos web crawlers e os ajuda a conhecer todas as páginas do seu site com um caminho a ser percorrido.
Com ele em mãos, o envio é feito pelo Google Search Console, uma das melhores ferramentas de gerenciamento para profissionais de marketing.
Outro fator importante para conseguir ser rastreado é ter um site seguro. Uma dos novos critérios sendo avaliados é a inserção do certificado HTTPS, que garante segurança, autenticidade e confiança para quem está fazendo buscas online, essencial para e-commerces.
Além disso, uma dica para URLs que não estejam mais sendo utilizadas: você pode também otimizar o rastreamento delas por redirects 301 e redirecionar usuários para uma URL atual. Assim, você não perde oportunidades de tráfego e aproveita elas ao máximo.
Incentivo para engajamento
O incentivo para usuários engajarem com o seu site ou blog também é algo bem legal, ainda que não seja um fator direto para rankeamento. Mas, como o Google avalia o comportamento do tráfego, ter usuários compartilhando e comentando em seus conteúdos pode ser bem positivo.
Para isso, você pode inserir botões de compartilhamento nas redes sociais de fácil uso durante o processo de leitura.
Além disso, incentive os leitores a comentarem nas suas publicações com CTAs. Eles podem fazer comentários que ajudam com as palavras-chave long tail.
Otimizações nas imagens e vídeos
Imagens
O uso de recursos audiovisuais são ótimos para deixar a leitura mais fluída e manter os usuários na página, sem contar o apelo para divulgação. Dessa forma, a taxa de rejeição diminui e aumenta-se o tempo deles no site, índices considerados pelos mecanismos de busca.
As imagens também precisam de algumas configurações. A primeira delas, está no nome do arquivo, que deve conter a palavra-chave.
Ao inseri-la, deve-se colocar o alt text, o texto alternativo para caso a imagem não abra. Ele fala ao Google sobre o que a imagem trata e ajuda na indexação dela no Google Imagens, além de promover uma atitude muito mais acessível para os deficientes visuais.
E, para ajudar na velocidade do site, priorize imagens leves e com arquivos de tamanhos reduzidos.
Vídeos
Por serem conteúdos com grande engajamento do usuário, quase todas as redes sociais estão priorizando a exibição de vídeos.
Você pode aproveitar essa chance e incorporar vídeos em suas publicações também. E, para ter um resultado melhor, não deixe de aplicar técnicas de SEO para Youtube.
Preferencialmente, coloque as palavras-chave nos títulos e fale elas nos primeiros 15 segundos dos vídeos, visto que o YouTube está transcrevendo os conteúdos agora.
Nas descrições, use as palavras-chave novamente e suas variações em até 250 palavras. Insira também entre 10 a 20 tags relevantes sobre o tema para melhorar o alcance dele.
Como manter uma rotina de SEO on page?
Para incorporar as técnicas de SEO on page no dia a dia, é preciso ter um acompanhamento recorrente das publicações e otimizar elas de tempos em tempos, mesclando com as otimizações de todos os artigos novos publicados.
Se você já tem um bom volume de publicações, tente otimizar as páginas que se encontram entre a sexta e vigésima posições no Google para as palavras-chave desejadas. Com atualizações de conteúdo, é possível alcançar as primeiras posições.
Tenha em mente que todos os trabalhos de SEO são investimentos a longo prazo, mas com um ROI maior e se mostra estável com o tempo!