Saiba os benefícios de usar Automação de Marketing para nutrir os leads

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Dentro da publicidade online, a automação de marketing tem sido o ingrediente de sucesso que muitas empresas têm recorrido, a fim de acelerar determinados processos, tornando-se mais produtivas e atentas ao mercado consumidor. 

A automação de marketing é empregada em determinadas tarefas de divulgação de uma marca, assim como dos produtos e serviços que chegam até os clientes. 

Isso permite que a equipe responsável possa automatizar diversas atividades, como:

  • Criação eficiente;
  • Distribuição em massa;
  • Nutrição de leads;
  • Personalização de conteúdo.

Tudo isso pode ser aplicado em diferentes etapas do funil de vendas, por meio de estratégias de inbound marketing que visam atrair, converter, vender e reter os clientes. 

Quando empregada corretamente, os benefícios da automação de marketing podem ser destacadas de várias formas, principalmente com a IA (Inteligência Artificial) sendo integrada nos processos de marketing digital. 

De qualquer maneira, para que a automação de marketing seja uma solução eficiente, é preciso garantir uma campanha meticulosamente planejada, com ferramentas configuradas e táticas implementadas corretamente.

Do que se trata a automação de marketing?

Pode parecer redundante quando se diz que a automação de marketing trata de “automatizar tarefas demoradas”. No entanto, o intuito é utilizar a tecnologia para acelerar os processos, facilitar mensurações e qualificar as ações tomadas.

Assim, pode-se definir cada tarefa para, a seguir, escolher ferramentas associadas à automação de marketing que sejam apropriadas para ajudar a concluir e gerenciar atividades com eficiência. 

A automação de marketing tende a economizar tempo e ajuda a concentrar os trabalhos com mais eficiência, a fim de atingir os objetivos de um negócio, por meio de diferentes ferramentas e análises.

A execução de atividades repetitivas, por emprego da automação de marketing, permite que toda uma empresa seja mais produtiva, oferecendo oportunidades de se trabalhar diretamente com os clientes, programando sistemas para lidar com os dados, atividades e até contatos.

Isso abre oportunidade para coletar feedback e dados valiosos que podem ser aplicados para a nutrição de leads e o cultivo de relacionamento com os clientes de forma mais direcionada e ativa pelos profissionais, projetando novos produtos e campanhas para atender e alcançar as metas de negócios.

Benefícios relacionados a automação de marketing

Há muitos benefícios quando se trata do uso de um software de automação de marketing e, por isso, vale destacar alguns a seguir:

  1. Fortalecimento de relacionamento

Com um software de automação de marketing, a empresa pode estabelecer e fortalecer o relacionamento com os clientes. 

O fluxo constante de dados sobre as atividades dos consumidores ajuda na personalização das interações e materiais, e que podem ser ajustadas e melhoradas quando for preciso. 

Outro benefício sobre a automação de marketing está no fornecimento de uma comunicação valiosa junto aos leads e clientes atuais, fortalecendo o relacionamento de forma qualificada.

  1. Economia de tempo

As equipes podem programar tarefas regulares utilizando a automação de marketing, economizando tempo para manter o foco em outras estratégias publicitárias. 

Com um software desenvolvido para atender a demanda interna, é possível criar várias campanhas de e-mail marketing personalizadas, com agendamento para determinadas datas, número de clientes e perfis de contato.

Também é possível configurar respostas automáticas para acompanhamento diário, e até mesmo automatizar postagens para diferentes canais e plataformas de rede social. 

  1. Monitoramento omnichannel  

A automação de marketing permite o monitoramento dos canais de contato e rede social que a empresa possui perfil, a fim de interagir com leads e clientes de forma estruturada e estratégica. 

De e-mails a redes sociais, é possível obter informações em detalhes sobre qual cliente interage, a partir de qual lugar e em que momento. Tudo em questão de minutos, identificando os temas de maior interesse entre o público.

  1. Criação de relatórios 

De acordo com o software de automação de marketing, além de rastrear e monitorar todos os canais, é possível reunir dados e criar relatórios detalhados para análise de estatísticas e formalização de gráficos.

Assim, as campanhas de marketing digital podem partir dos dados recolhidos, indicando, inclusive os KPIs (Key Performance Indicator), para apresentar as métricas em relatórios e compartilhar com as equipes de trabalho, identificando as ações mais efetivas e o que pode ser melhorado.

Ou seja, agrega mais inteligência e estratégia aos processos.

  1. Nutrição de leads

Todo o processo de nutrição de leads pode ser simplificado a partir da automação de marketing. 

Com informações coletadas com a estratégia de inbound marketing, é possível separar informações de leads e adicioná-los de forma direta a grupos específicos conforme os interesses, grau de interação e até características dos leads.

Isso permite pontuar esses usuários, e nutrir com uma campanha de e-mail personalizado, ou então melhorar o acompanhamento por meio de respostas automáticas nas páginas, até que o direcionamento para a equipe de vendas seja possível. 

Conclusão

As empresas modernas estão aplicando a tecnologia nos mais diversos setores e, por isso, a automação de marketing está presente para atender às necessidades contínuas do público e da marca, principalmente sobre a mudança no mercado. 

Para isso, um software de automação de marketing se mostra uma ferramenta eficaz para auxiliar o processo, no qual uma empresa pode investir para alcançar o potencial para elevar os esforços em publicidade online. 

Assim, a tecnologia, além de eliminar tarefas repetitivas, também atua na geração e nutrição de leads, aumentando as taxas de conversão e ajudando a empresa a se concentrar nos clientes e leads com intenção/potencial de compra. 

Por fim, a automação serve para otimizar os fluxos de trabalho, proporcionando eficiência, inteligência e criatividade às equipes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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