Como o ChatGPT afeta o SEO?

ChatGPT

O ChatGPT é uma novidade do marketing digital, ele é usado juntamente com a estratégia de SEO, que busca otimizar a visibilidade de um site nos resultados de busca orgânica do Google e outros motores de busca. 

Nos últimos anos graças ao sucesso do SEO inúmeras ferramentas começaram a surgir, com o intuito de gerar conteúdos através da inteligência artificial, porém elas não eram tão boas assim, oferecendo uma qualidade baixa nos resultados gerados.

Entretanto, esse cenário mudou com a chegada do ChatGPT, que é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, saiba que essa tecnologia pode ser usada para gerar respostas automatizadas para uma série de perguntas e consultas de pesquisa.

Mas esse ChatGPT é realmente diferente? Bom, ele foi treinado em um vasto corpus de textos e por isso é capaz de entender a linguagem natural de forma bem semelhante aos seres humanos.

Graças a ele, surgiram os chatbots e assistentes de voz, para ajudar as empresas na criação de conteúdo, além de engajar os usuários e melhorar seus rankings em todos os mecanismos de busca.

Tenha você uma loja de malas ou uma empresa de aluguel de gerador industrial, saiba que é possível se beneficiar com essa tecnologia.

Por se tratar de uma tecnologia recente e muito inovadora, é natural que ela impacte diversos setores como o SEO e toda a otimização de mecanismos de pesquisa, aliás muitas pessoas começaram a se questionar justamente sobre isso.

Ficou curioso sobre o ChatGPT e quer saber mais? Continue lendo esse texto pois vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot criado pela Open AI, que é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve e promove soluções de inteligência artificial para o mundo de forma amigável, essa organização tem o bilionário Elon Musk como um dos seus fundadores.

Hoje a empresa OpenAI, conta como principal investidora a Microsoft, foi justamente através dela que foi desenvolvido este novo sistema.

O ChatGPT é uma ferramenta que é sucessora da InstructGPT, ela ainda é um protótipo, mas tem se mostrado bem promissora e funcional, pois as interações dos usuários com ela atualmente, ajudam a desenvolvê-la e melhorar alguns aspectos.

Assim como os outros chatbot, o ChatGPT é programado para emular uma experiência de conversação, por exemplo, você pergunta o preço de balança digital comercial e a ferramenta retorna com uma resposta específica.

Em termos funcionais o seu sistema é bem parecido com os outros assistentes disponíveis no mercado como o Google Assistente, Siri entre outros, oferecendo soluções por meio de conversas e equipados com recursos de Inteligência Artificial.

A diferença do ChatGPT e o que vem surpreendendo as pessoas e diversas empresas é a precisão e originalidade, pois enquanto os serviços mencionados só detectam e reproduzem conteúdos publicados, ele é capaz de criar respostas.

Isso mesmo, sendo assim quando você perguntar como funciona o polimento de mármore, por exemplo, o sistema não irá simplesmente pegar uma resposta da internet, ele irá criar sua própria resposta de forma automática em todas as interações.

Por isso todo alvoroço em cima dessa nova tecnologia, pois aparentemente ela conseguiu fazer o que nenhuma outra empresa tinha conseguido antes.

A relação do Google com o conteúdo via IA

Através das principais atualizações do Google, podemos observar que a qualidade do conteúdo vem sendo uma das principais preocupações dos motores de busca, entregando para os usuários apenas conteúdos funcionais e úteis. 

Por isso, se você tem uma empresa de locação de geradores a diesel, por exemplo, e costuma focar os seus conteúdos apenas em palavras-chave, saiba que o Google não está levando em conta apenas isso.

O Google está mais preocupado em identificar se um conteúdo específico consegue atender as necessidade dos usuários, levando muito mais em consideração isso que as próprias palavras-chave.

Uma das grandes referências sobre essa nova vertente da qualidade de conteúdo para SEO, foi a atualização chamada Google E.A.T ou E.E.A.T recentemente atualizada, que fala justamente da confiança e autoridade. 

Ela levanta questões como:

  1. Quem escreveu esse conteúdo?
  2. O autor é um especialista no assunto?

Com isso o Google passou a dar mais relevância para essas questões, graças ao crescimento de conteúdo de mensagens falsas, as famosas fake news, que aumentaram consideravelmente na pandemia.

Com isso o Google tem se tornado cada dia mais exigente, ou seja, quando alguém busca por laudo spda preço, em sua plataforma, por exemplo, ele só irá direcionar os conteúdos que realmente acha relevante.

É justamente nesse cenário que o ChatGPT pode ajudar as empresas, pois com o advento da Inteligência Artificial, ela pode ser capaz de atender todas as demandas de um conteúdo de qualidade, exigido por esses motores de busca.

A popularidade do ChatGPT, fez com que o Google lançasse o Google Bard, que é a sua própria ferramenta de IA, que promete bater de frente com os seus concorrentes e principalmente com a ferramenta da Open IA.

Fato é que essas ferramentas irão impactar os resultados de buscas e a forma como criamos conteúdos, saiba que o uso de inteligência artificial nesse cenário, com certeza é um futuro promissor.

O Google vai posicionar conteúdo gerado por IA?

Com certeza essa é uma questão que paira na mente de todos que trabalham com SEO sobre os conteúdos que são gerados por Inteligência Artificial, será que o Google vai aceitar esses conteúdos e acima de tudo irá posicioná-los?

O Google ainda não se posicionou de forma oficial sobre os conteúdos gerados pelo ChatGPT, entretanto em suas atualizações anteriores, ele sempre focou na questão que era contra a geração de conteúdos através da AI.

A plataforma sempre deixou claro que o conteúdo precisa ser gerado de pessoas para pessoas, pois só dessa forma será possível ajudar os usuários de fato, pois nada substitui a interação humana. 

Como essa situação ainda é nova, é importante que as empresas tenham cuidado com o que as IA entregam, quando o assunto é qualidade de conteúdo, pois já existem relatos de:

  • Informações erradas;
  • Respostas equivocada;
  • Dados gerados com base em fake-news;
  • Conteúdo desatualizado.

Pense na seguinte situação, uma pessoa está buscando por informações sobre licença prévia, encontra um conteúdo gerado por sua empresa que usou a IA, nela contém diversas informações falsas, isso fará com que a imagem do seu negócio fique negativa.

Por isso, se você deseja usar o ChatGPT, é preciso que você fique atento ao conteúdo gerado, e utilize ele como uma ferramenta de ajuda, pois caso tenha algum erro, o Google irá identificá-lo e você poderá ser prejudicado.

Em outras palavras, a melhor forma de usar o ChatGPT no SEO é usá-lo como ferramenta de ajuda, pois por mais que ele seja uma inovação, ainda está longe de substituir a capacidade intelectual de um ser humano.

Como o ChatGPT pode ser usado para melhorar o SEO?

Uma das maneiras mais usadas do ChatGPT pelo SEO é a criação de conteúdo, isso pode ser feito de diversas formas como usando o modelo para gerar respostas para as perguntas frequentes que os usuários possam ter.

Como por exemplo, se você estiver gerenciando um site sobre afugentamento de fauna, pode criar um conteúdo sobre as técnicas mais eficazes para afugentar animais respondentes de uma determinada área. 

Essas respostas podem ser usadas para criar páginas de perguntas frequentes também.

Tudo isso pode ajudar a melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca, pois o Google por exemplo, costuma dar preferências para os sites com conteúdos úteis e relevantes.

Além disso, ele pode ser usado para gerar conteúdo para blogs ou outras seções do seu site, dessa forma você pode usar o modelo para gerar ideias para os seus artigos, usando eles como base.

Isso otimiza o seu trabalho, gerando menos tempo e esforço, afinal você não irá passar horas e mais horas pesquisando e escrevendo sobre cada tópico, pois terá algo em que se basear.

O ChatGPTV também pode ser usado para melhorar a experiência do usuário em seu site, você pode integrar o modelo em sua ferramenta de busca e com isso fornecer respostas mais precisas e relevantes aos seus usuários, isso ajuda:

  • Reduzir a taxa de rejeição;
  • Melhorar o engajamento do usuário em seu site.

Você pode usá-lo para a criação de metadados otimizados para pesquisa, que auxiliam o mecanismo de busca e entenda de uma melhor forma o conteúdo de suas páginas.

Isso ajuda o posicionamento da sua empresa nos motores de busca, assim quando alguém pesquisar por misturador de tinta preço, essa pessoa será direcionada para o seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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