Saiba como fazer a análise de um site e melhorar a performance dele

Saiba como fazer a análise de um site e melhorar a performance dele kdhj

Análise de site é um processo de auditoria de performance com o intuito de identificar, acompanhar e corrigir pontos de atenção que impactam no seu desempenho.

Com isso, a empresa deve conseguir extrair mais resultados do site, conforme os seus objetivos de negócio.

Aliás, se você tem um site apenas para colocar informações sobre a sua empresa, saiba que você está desperdiçando uma poderosa ferramenta do marketing digital. 

Afinal, com um site você pode atrair uma infinidade de potenciais clientes para o seu negócio, converter visitantes em leads, gerar vendas diretas se for um e-commerce e ainda fortalecer a imagem da sua marca.

No entanto, um site não faz tudo isso sozinho. Depois que as páginas estão no ar, é preciso manter uma otimização constante para alcançar esses resultados.

Confira a seguir como melhorar a performance do seu site:

1. Google Webmaster Tools

Um recurso indispensável para quem busca bons resultados na internet, especialmente em relação ao tráfego orgânico, é o SEO. E, como ele é uma mescla de várias técnicas, a sua performance depende de inúmeros fatores. Quanto a isso, o Google Webmaster Tools é uma excelente ferramenta que ajuda a entender os resultados que estão sendo obtidos, servindo como fonte para indicar algumas melhorias que precisam ser feitas. Por meio dele é possível receber avisos do Google, corrigir erros HTML, descobrir se as suas palavras-chave já foram pesquisadas, conferir erros de rastreamento, entre muitas outras funções. 

2. Moz Tools

O Moz Tools é um conjunto de ferramentas para avaliar a performance do site em quesitos como SEO, análise de palavras-chave, backlinks e desempenho técnico (velocidade, carregamento, etc.). Ele é bastante recomendado para quem trabalha com marketing de conteúdo e até com as redes sociais, permitindo a avaliação de vários elementos utilizados na sua estratégia digital.

3. Pingdon Tools

Essa é uma ferramenta bastante intuitiva e capaz de trazer um grande número de informações referentes à performance do site. Um dos seus grandes atrativos é que ela utiliza algumas das métricas mais importantes para avaliar o desempenho do seu site, o que acaba trazendo um vasto panorama sobre o seu funcionamento. Dentre essas métricas, podemos citar:

  • tempo de carregamento;
  • velocidade;
  • análise detalhada do site e suas páginas;
  • formas de segmentação conforme o conteúdo;
  • relevância do domínio.

4. Load Impact

A ferramenta Load Impact usa um conceito menos intuitivo e mais técnico para apresentar as suas informações. Aqui, o modelo escolhido para expor o conteúdo analisado é o gráfico. 

Os dados apresentados permitem avaliar fatores como velocidade, desempenho da página quando ocorrem acessos simultâneos e performance do servidor. Assim, ela é ideal para quem deseja criar ambientes controlados e evitar que o site saia do ar temporariamente devido ao tráfego intenso. Custo: gratuito ou pago (para quem precisa fazer muitos testes).

5. Google PageSpeed Insights

Levando em conta o fato de que a maioria do acessos, hoje, são feitos via dispositivos móveis, ter uma ferramenta que avalie a performance do site nesses aparelhos é fundamental. Essa é a proposta do Google PageSpeed Insight, que fornece informações detalhadas sobre a performance do site e sugere melhorias a serem feitas para qualificar o desempenho. Em comparação com as demais ferramentas, ele é bem mais simples, já que não é um relatório e sim uma espécie de guia rumo a uma melhor performance. 

Enfim, ao longo deste artigo falamos um pouco sobre a importância de garantir o melhor desempenho do site e as melhores ferramentas de análise para isso. Agora, basta escolher a que mais se adequa ao seu caso! 
Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Copy para anúncios: Veja como fazer textos que geram resultados

FALTA POUCO PARA VOCÊ
ESCALAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA...

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

Após o envio, você será direcionado para agendar uma call para apresentação da proposta e estudo que vamos elaborar…