Vamos falar sobre Remarketing?
Você, muito provavelmente, já teve a sensação de ser “perseguido” por aquele tênis que você pesquisou a respeito, ou qualquer outro item que tenha despertado seu interesse. Ele parece estar gritando “me compre, lembre-se de mim!” em todos os sites que você acessa, não é? Esse é o famoso Remarketing!
O Remarketing é mais uma estratégia das muitas existentes no Marketing Digital, e apesar de serem impactadas frequentemente, muitas pessoas ainda não sabem como utilizá-la para aumentar as vendas da sua própria empresa.
Neste artigo falaremos melhor sobre o que é, como fazer o remarketing ser uma estratégia de sucesso na sua empresa, e também o passo a passo para você começar hoje mesmo a estrutura-la, colocando em prática e fazendo com que os seus produtos ou serviços sejam fixados na mente dos seus clientes, aumentando as chances de conversão!
Vamos lá!
O que é Remarketing?
Remarketing é, basicamente, a repetição da exibição do anúncio do seu produto ou serviço, uma vez que o usuário demonstrou interesse por ele e clicou ao menos uma vez no seu anúncio.
Isso significa que essa pessoa será impactada por ele mesmo quando ela não está mais no seu site ou mesmo pesquisando sobre o assunto, ele irá aparecer em sites parceiros do Google em banners destinados a esses anúncios.
Essa estratégia vem para driblar o fato estatístico de que, de acordo com o próprio Google Ads, 97% das pessoas não finalizam a compra na primeira visita ao site do anunciante.
Parece assustador não é mesmo? Mas sendo uma realidade, é essencial que as marcas saibam manter-se vivas na mente desses potenciais clientes, garantindo uma chance maior de fazer a venda.
Vamos ao exemplo prático:
Você pesquisou um tênis na rede de pesquisa do Google e clicou em um anúncio, entrou no site do anunciante, analisou o preço, condições de pagamento, outros modelos e decidiu pesquisar um pouco mais antes de comprar pois ainda não está 100% decidido.
No dia seguinte você acessa a internet e abre um portal de notícias para se informar sobre o que está acontecendo no mundo quando de repente: PAH! 💥 Você vê o anúncio da loja do tênis te lembrando que eles parcelam em 10 vezes e que na primeira compra você tem 10% de desconto.
Se você nesse momento decide finalizar a compra, você acha mais provável que você volte ao Google para pesquisar novamente sobre o tênis ou que você clique no anúncio e vá direto para a loja para garantir as condições do anunciante?
Provavelmente você escolheria a segunda opção, você e todas as pessoas que fazem a estratégia de remarketing ser tão bem sucedida quando falamos em mídia paga.
Como o Remarketing é feito?
Uma dúvida técnica para as pessoas mais analíticas.
Ao acessar um determinado site, um cookie é armazenado no seu computador, para simplificar podemos imaginar este cookie como um carimbo, que marca que você tem interesse naquele tipo de conteúdo/produto.
Isso possibilita que o Google identifique e exiba posteriormente anúncios deste mesmo site em outros sites parceiros, que abrem espaços para anúncios (YouTube e Rede de Display) ou nas páginas de resultados do próprio Google (Rede de pesquisa).
Em média, essa estratégia age por cerca de 30 dias, lembrando o usuário do seu interesse, com o objetivo de realizar a conversão.
Por que o Remarketing é importante?
Quando falamos em jornada de compra do cliente, é importante que você a tenha clara em sua mente para poder elaborar suas estratégias de marketing e vendas.
Sabendo como o cliente se comporta ao comprar o seu produto ou serviço é possível impactá-lo da maneira certa, na hora e no lugar certo e com isso aumentar as chances de conversão.
De maneira geral, a jornada de compra se dá através do processo abaixo:
- Consciência
Essa etapa é aquela em que o usuário ainda está tomando consciência sobre a sua necessidade de compra, faz pesquisas, mas ainda não tem a intenção de compra.
- Consideração
Aqui é quando ele já sabe que quer compra e está analisando as opções.
- Compra
Quando a compra é concluída efetivamente.
- Fidelização
Quando o cliente fica satisfeito e há a intenção de recompra futuramente.
Como você já sabe, os clientes geralmente não realizam as compras logo no primeiro acesso, por isso é importante conhecer essa jornada de compra, podendo impactar o seu cliente da forma correto, no momento correto.
Isso torna o Remarketing uma ferramenta essencial de conversão.
Leia também: Google Ads x Facebooks Ads: Qual a melhor plataforma de anúncios para a sua empresa?
Como fazer o Remarketing?
Engana-se quem pensa que essa é uma estratégia restrita ao Google, saiba que é possível utilizá-la também em outras plataformas como o Facebook e Instagram.
De qualquer forma, o Google Ads ainda é o responsável por causar maior impacto, sendo possível utilizar o Remarketing em anúncios na Rede de Display e na Rede de Pesquisa.
Na Rede de Display a maior vantagem é o fato do seu anúncio contar com banners, imagens e tamanhos diferentes.
Já na Rede de Pesquisa, embora não exista a imagem, o anúncio é apresentado para quem está novamente pesquisando sobre um assunto, aumentando as chances de conversão.
Agora vamos ao passo a passo:
Instalando o Pixel do Remarketing
- Acesse o Google Adse faça login na plataforma
- Clique em Ferramentas e Configurações no menu superior, à direita e, em seguida, em Biblioteca Compartilhada e Gerenciador de públicos-alvo
- Na barra à esquerda, é a vez de clicar em Origens de público-alvo e ver as possibilidades para criar listas de remarketing
- Em Tag do Google Ads, clique em Configurar Tag
- Para dar sequência, selecione os dados que deseja coletar através da tag, como dados padrão ou atributos específicos
- Clique em Criar e Continuar
- A tela de instalação deverá aparecer com a tag e snippet prontos para serem utilizados
- Clique em concluído
- Mais uma tela vai aparecer para confirmar o procedimento – clique mais uma vez em Concluído.
Criando a lista de Remarketing
- Acesse o Google Ads, com login e senha e siga o mesmo passo a passo até entrar em Gerenciador de públicos-alvo
- Então, clique em Listas de públicos-alvo
- Agora, é só adicionar à lista de visitantes do site e incluir um nome para descrever essa lista de remarketing
- Selecione um modelo no menu Membros da lista
- Selecione também um conjunto de regras em Páginas visitadas
- Inclua um valor para o número de visitantes que teve durante um período de tempo
- Coloque ainda o tempo em que cada visitante deve ficar em sua lista
- Se desejar, insira uma descrição sobre o público-alvo
- Por último, é só clicar em Criar público-alvo e pronto! Crie quantas quiser.
Dicas para criar uma campanha de Remarketing de sucesso
- Anúncios Relevantes: Seu anúncio deve refletir o interesse do usuário, exibir anúncios irrelevantes podem criar uma experiência ruim do usuário com a sua marca. Uma dica aqui é criar anúncios oferecendo descontos ou melhores condições de pagamento, considerando que o usuário pode ter desistido da compra por um destes fatores.
- Analise os resultados: No Marketing Digital, análise de métricas é essencial para garantir bons resultados, não sendo diferentes com a estratégia de remarketing.
- Trabalhe suas Landing Pages: Quanto mais objetivo você for, maior as chances de conversão, garanta que seu anúncio leve o usuário diretamente ao seu item de interesse.
E aí? Está pronto para criar sua campanha de Remarketing e aumentar as chances de conversão dos seus clientes?
Siga o passo a passo e conta pra gente os seus resultados!