Qual a Diferença Entre ROI e ROAS?

Qual a Diferença Entre ROI e ROAS?

Uma boa estratégia de marketing envolve muitos aspectos, mas um deles nunca deve ser ignorado: o investimento feito nesse planejamento. Afinal de contas, ele é determinante para ter uma noção de qual será o retorno desta estratégia.

Hoje em dia, é completamente impossível continuar investindo em uma ação de marketing sem saber se ela está proporcionando um retorno positivo ou minimamente dentro do esperado. O ideal é ter uma segurança para investir.

Nesse ponto, os indicadores de desempenho são excelentes para analisar qual foi a performance de uma campanha de marketing e qual é o lucro que foi obtido a partir do que estava planejado.

Comparar o investimento aplicado com o lucro conquistado é o caminho para saber se a estratégia foi acertada ou se ela pode melhorar com alguns ajustes. 

Dois indicadores de desempenho muito conhecidos e utilizados pelos setores de marketing são o ROI e o ROAS, que permitem um entendimento mais aprofundado acerca de como estão os resultados da empresa.

Ainda assim, o ROI e o ROAS possuem objetivos diferentes que podem dar visões distintas sobre os investimentos que estão sendo feitos. Nada melhor do que saber como eles funcionam e aplicá-los no seu negócio, não é mesmo?

No artigo de hoje, você vai entender qual é a diferença entre o ROI e o ROAS e como os dois podem ser usados na prática. Anote todos os pontos que você julgar interessantes e aproveite a leitura.

O que é ROI?

ROI, sigla em inglês para Return Over Investment, quer dizer literalmente Retorno Sobre Investimento. É necessário usar uma fórmula para entender exatamente qual é este retorno.

Ou seja, podemos dizer que o ROI é um cálculo usado para observar o nível do lucro que uma empresa está conseguindo a partir de um investimento feito.

O ROI possui uma grande abrangência com relação à definição dos retornos de investimentos feitos em diversas áreas. Então, obviamente, as ações de marketing também podem se beneficiar do ROI para ter mais detalhes sobre os lucros de seus investimentos.

Tudo o que é gasto em uma campanha de marketing pode — e deve — ser incluído no ROI para saber o retorno real, desde investimentos em plataformas, softwares, capacitações e afins.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI, você precisa utilizar uma fórmula e considerar alguns fatores para fazer o cálculo de maneira correta. 

Vamos entender mais sobre esta fórmula:

ROI = (receita obtida – custo do investimento) / custo do investimento.

Para ter uma compreensão melhor, pense no seguinte exemplo: a sua estratégia de marketing exigia um investimento de R$ 4 mil e, com esse valor, você conseguiu um retorno de R$ 16 mil. Logo, o seu ROI foi três vezes superior ao investimento inicial: cada R$ 1 proporcionou um retorno de R$ 3. 

Acompanhe o raciocínio do cálculo: ROI = (R$ 16 mil – R$ 4 mil) / R$ 4 mil = R$ 3.

Uma variação possível desta fórmula é multiplicar por 100 o resultado que se encontra. Dessa forma, o resultado fica em porcentagem e facilita ainda mais o entendimento sobre o retorno sobre o investimento.

Sendo assim: 3 x 100 = ROI de 300% de lucro.

Quando se chega nesse resultado, é possível entender a quantidade de dinheiro que está entrando em caixa com base no que foi investido, apresentando um balanço positivo ou negativo.

Se você está gostando da leitura, não perca a chance de também se aprofundar neste assunto: E-mail Marketing: entenda como utilizar essa ferramenta de maneira eficaz 

O que é ROAS?

O ROAS, sigla em inglês para Return On Advertising Spend, significa literalmente Retorno de Gasto em Anúncios (ou publicidade). Também é preciso ter o auxílio de uma fórmula para entender melhor sobre este retorno.

Portanto, o ROAS é totalmente direcionado ao retorno que é obtido com um anúncio publicitário e está diretamente ligado aos anúncios que são pagos para ter esse retorno.

Por ser muito focado no ramo da publicidade, o ROAS usa todos os números que sejam realmente relacionados a uma ação de marketing para atingir determinado objetivo.

Como calcular o ROAS?

Para calcular o ROAS, alguns números precisam ser levados em conta e aplicados em uma fórmula para obter o resultado concreto, sem erro algum.

Veja os detalhes sobre esta fórmula:

ROAS = receita obtida / custo do investimento.

Nós propomos o seguinte exemplo: o seu anúncio precisou de R$ 4 mil para começar a rodar na plataforma de anúncio escolhida e, como resultado desta ação de marketing, você obteve R$ 8 mil de retorno. Então, o seu ROAS foi duas vezes superior ao investimento feito: cada R$ 1 proporcionou um retorno de R$ 2. 

Entenda o cálculo: ROAS = R$ 8 mil / R$ 4 mil = R$ 2.

Você pode, inclusive, multiplicar o resultado por 100 para obter a porcentagem de lucro a partir do valor que foi investido.

No caso deste exemplo, fica assim: 2 x 100 = ROAS de 200% de lucro.

A partir disso, já dá para compreender se o retorno está positivo ou se precisa melhorar para realmente existir um lucro aceitável para a empresa.

Então qual a diferença que existe entre o ROI e o ROAS?

Agora que você compreendeu melhor sobre o que são o ROI e o ROAS e como calculá-los, é importante destacar a diferença entre estes dois indicadores de desempenho.

Entenda o seguinte: enquanto o ROI é mais amplo com relação aos valores de retorno sobre algum investimento, o ROAS foca muito mais no retorno de um anúncio publicitário.

Com base no que falamos ao longo do artigo, podemos afirmar que o ROI e o ROAS se complementam e devem ser usados em conjunto em qualquer estratégia de marketing planejada pela empresa.

E então, o que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião em forma de comentário aqui embaixo. Além disso, compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam entender de vez qual é a diferença entre ROI e ROAS.

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