Quais são os principais propósitos do branding?

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O branding é um conceito que tem ganhado cada vez mais importância e relevância no mercado, pois se trata de algo necessário para qualquer marca que entende o destaque que um bom gerenciamento de marca traz para o seu negócio. 

Quando falamos de marca, é importante que entendamos que não estamos nos referindo apenas a uma empresa física, pois a maioria dos profissionais possui o seu próprio nome como a sua marca pessoal. 

Por exemplo, pense em um advogado renomado, ele pode até trabalhar em uma empresa, mas é o seu nome que traz autoridade para os potenciais clientes, neste caso, a marca é o próprio nome da pessoa física, não necessariamente uma empresa. 

Isso prova que todos nós possuímos uma marca que deve ser devidamente gerenciada e cuidada, pois quem trabalha em uma empresa ou até mesmo como autônomo, entende que ter o seu nome na boca do povo é sinônimo de sucesso e faturamento. 

Assim como a melhor empresa de vidros temperados, cada indivíduo também pode trabalhar ativamente para a construção de uma marca de valor no mercado e que traga ótimos resultados para você. 

Entretanto, vivemos em uma geração onde muito se fala sobre marcas e sobre como as pessoas e as empresas devem trabalhar para se posicionarem no mercado, mas não são todos que sabem como e por onde fazer isso. 

Sendo assim, o branding surgiu como uma forma de ajudar pessoas, profissionais e empreendedores a gerir sua marca com propósito bem definidos, e hoje iremos entender mais sobre esse conceito tão importante e que está arrebatando o mercado. 

Branding: Saiba o que é o gerenciamento de marcas 

Para começo de conversa, é de suma importância que você saiba o que é o branding de fato, que nada mais é do que um conceito que defende o gerenciamento de uma marca, mas não se trata de um gerenciamento comum, como o que vemos normalmente. 

Ao falar sobre gerenciamento de marca, seja de uma que vende laje treliçada ou até mesmo produtos para crianças, é normal que muitos pensem no cuidado com áreas como a de vendas, de marketing e atendimento ao cliente. 

Esse tipo de gerenciamento é muito importante para as marcas, mas com o passar do tempo, foi preciso investir em um gerenciamento que fosse além disso é que visse as marcas não só como simples empresas, mas como espaços com propósitos e objetivos. 

Dentro disso, o branding surgiu como uma forma de ajudar as pessoas a entenderem mais sobre tudo o que constrói a sua marca, que muito mais do que áreas e setores, são os valores, os princípios e tudo o que a marca acredita e prega. 

O branding foi construído com base nisso, no gerenciamento de tudo o que forma uma marca e o que faz dela a única no mercado com essas características e que, por isso, merece atenção por parte dos clientes. 

Entenda qual a importância do branding para os negócios

Entender sobre a importância de tal conceito é tão importante quanto entender sobre a importância de uma boa locação de guindaste quando se decide construir ou reformar uma residência. 

Como mencionamos, o branding é um conceito que trabalha com o gerenciamento do que compõe uma marca, desde os seus valores e princípios até mesmo os pontos que ela considera que fazem da marca algo único no mercado. 

Pois bem, em paralelo a isso, vivemos em uma geração onde as pessoas não desejam consumir apenas de uma empresa ou pessoa, elas desejam ter uma experiência de compra, elas desejam se identificar com a marca, por mais que não reconheçam isso. 

Sendo assim, o branding se tornou extremamente importante justamente por isso, pois trabalha no gerenciamento de uma marca que foca no que há de diferente e em como seus potenciais clientes podem se identificar com o que ela oferece. 

Por exemplo, uma pessoa que busca pela melhor argamassa para porcelanato do mercado, não deseja apenas um produto, mas uma experiência que marque a sua vida, e é justamente isso que a empresa, usando as técnicas de branding, oferece a ela.

Para isso, contar com o branding se tornou essencial, pois ele permite que a marca construa um processo personalizado para seus clientes e que trabalhe para que ambos se sintam confortáveis nele, gerando incríveis benefícios, como: 

  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Mais oportunidades de vendas;
  • Vantagem competitiva perante os concorrentes;
  • Construção de autoridade dentro do mercado;
  • Referência de produto/serviço no segmento;
  • Melhor gerenciamento de crises;
  • Entre outros. 

Com isso, podemos ver que o branding está longe de ser algo ruim, isso não quer dizer que ele é fácil de ser aplicado, mas todo o esforço vale a pena quando você consegue construir uma marca que se torna referência no que faz e no que oferece. 

Conheça os 3 pilares fundamentais do branding 

Assim como diversos outros conceitos, o branding também conta com alguns pilares de funcionamento que são fundamentais para sua execução nas marcas e que guiam todo esse processo. Confira abaixo quais são eles: 

1 – Diferenciação 

O primeiro é justamente a diferenciação, ou seja, o que faz o seu negócio ser diferente no mercado, enquanto uma marca de tenda vende apenas tendas tradicionais, outra vende uma tenda piramidal, o que já faz dela algo diferente no segmento. 

É através da diferenciação que a sua marca consegue se destacar no mercado, é o diferente que chama a atenção das pessoas e toda marca possui características únicas que precisam ser exploradas para que você encontre o que possui de único. 

2 – Posicionamento 

Além disso, também contamos com o posicionamento, pilar essencial quando falamos de branding, pois o conceito diz respeito à construção de uma marca forte, e para que uma marca seja vista como forte, ela precisa se posicionar de forma coerente. 

Muitos têm medo de se posicionar, pois essa ação faz com que aqueles que não pensam como você se afastem, mas é melhor ter poucos clientes por perto, mas coerentes com o que você acredita, do que milhares que estão fora da sua sintonia, isso não é branding. 

3 – Conteúdo 

O terceiro e último pilar é o conteúdo, algo essencial, principalmente nos dias atuais através da internet, onde as pessoas pesquisam desde informações sobre a melhor lona para toldo até mesmo dicas de como decorar a casa sozinha. 

Sendo assim, é de suma importância que você produza bons conteúdos, que sigam os seus valores e principais e que sejam a cara da sua marca, pois a coerência é um dos pontos mais importantes do branding e que não pode ser perdido. 

Esses são os pilares que formam o branding e que vale a pena conhecer para que você saiba como seguir daqui em diante dentro deste universo e o que precisa ser defendido com unhas e dentes para que você não saia da proposta dessa ideia. 

Dicas para fazer um trabalho de branding com marketing digital

Partindo para a prática, chegamos ao momento em que tudo o que você aprendeu sobre o branding é posto em ação junto a um dos mais poderosos conceitos de mercado criados nos últimos tempos, o marketing digital. Confira: 

Desenvolva uma boa identidade visual 

A primeira é desenvolver uma boa identidade visual para a sua marca, seja ela prestadora de serviços como montagem de estruturas metálicas ou vendedora de produtos físicos, a identidade visual é o que faz seus clientes o reconhecerem apenas olhando sua marca. 

Produza conteúdos de valor 

Além disso, produzir conteúdo de valor também é algo de suma importância, pois as pessoas anseiam por materiais que as ajudem a aprender algo novo e que acrescente novidades em sua vida, e a sua marca deve entregar isso a elas. 

Defina suas estratégias e canais 

E é claro que definir as suas estratégias de divulgação, assim como seus canais de comunicação, são pontos cruciais para que o branding possa ser aplicado dentro de um espaço que seja do seu controle e de fácil acesso para seus potenciais clientes. 

Dicas simples como essas fazem toda a diferença quando desejamos colocar o branding em ação e, com o passar do tempo, você verá como aplicar cada uma delas com cuidado pode mudar por completo a realidade da sua marca. 

Saiba como usar o branding como estratégia de diferenciação 

Para finalizar, é normal que muitos se perguntem sobre como usar o branding como uma estratégia de diferenciação, seja para uma marca de ladrilho hidráulico ou para um psicólogo que está trabalhando como autônomo e atendendo por conta própria. 

O branding é uma estratégia que precisa ser aplicada com cuidado, por isso, usá-la como uma forma de se diferenciar no mercado é usá-la da maneira mais fiel e coerente possível com o que a sua marca acredita, ela é o centro de todo o conceito. 

O branding não é uma fórmula mágica do sucesso, assim como nenhuma outra estratégia é, você deve absorver dela o melhor para a sua marca e entender como ela pode se adaptar a sua realidade e se unir ao que o seu negócio já possui. 

Só assim você conseguirá, de fato, usar o branding como uma estratégia de diferenciação no mercado e fazer com que a sua marca seja vista como uma que se posiciona e que sabe o que quer. 

Considerações finais 

Dessa forma, você garante o sucesso da sua marca, isso não quer dizer que terá milhões de reais em pouco tempo, mas que terá aquilo que o dinheiro não paga e que apenas o branding constrói, relevância, autoridade, diferenciação e posicionamento. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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