Quais são os principais conceitos de marketing de conteúdo?

Quais são os principais conceitos de marketing de conteúdo?

No artigo de hoje vamos abordar os principais conceitos relacionados a uma estratégia de marketing de conteúdo.

Não é uma novidade que o marketing digital deixou de ser uma tendência do mercado e passou a ser um investimento indispensável para a maioria das empresas, afinal quem quer ser relevante para seus clientes atualmente precisa ter visibilidade online.

A questão hoje não é a necessidade de estar na internet, e sim como se colocar nela para conseguir a atenção do público e se destacar frente a concorrência.

Para isso você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o marketing de conteúdo, recomendado pelos maiores especialistas do mundo.

Para você que não sabe o que é marketing de conteúdo ou tem dúvidas sobre o tema, trouxemos este guia com os principais conceitos que você precisa saber para aprender mais sobre essa metodologia.

O que é Marketing de Conteúdo?

Trata-se de uma estratégia de marketing focada em engajar o público de sua empresa de placas em alumínio e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo valioso, relevante, útil e original.

Nesse contexto você atrai, envolve o visitante e gera valor para as pessoas criando uma percepção positiva da sua marca, o que gera mais negócios.

Vamos entender melhor esse conceito para não deixar passar dúvidas. O primeiro ponto é a compreensão do fato que ficou no passado, o tempo em que éramos obrigados a assistir passivamente comerciais de TV.

Nos dias de hoje, o público possui todo o poder para decidir quais conteúdos quer consumir e como responder a eles.

Nesse sentido, você tem o poder e o conhecimento para produzir os conteúdos que são procurados pelo público por meio da produção de conteúdo relevante e valioso.

Não é incomum que profissionais tradicionais tenham dificuldade em parar de falar de seus serviços e produtos e começar a focar no desejo do público, que gera conteúdos realmente úteis.

É preciso ter em mente em sua empresa de empilhadeira que o bom conteúdo não é focado em vender, mas sim em trazer algum benefício para quem o lê, ensinando algo, resolvendo um problema ou esclarecendo uma dúvida.

As vendas são apenas consequências desse processo. E quando o conteúdo criado por você não for apenas útil, mas passar a mensagem certa no momento certo, você supera as expectativas do público que certamente vai querer compartilhá-lo com outras pessoas.

Falamos que o marketing de conteúdo trabalha de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Esse é um dos pontos mais legais: como você ajudou seu público no momento em que ele precisava, ele passa a ter uma visão positiva da sua marca.

As pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas.

Estratégia de Marketing de Conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo deve levantar e documentar todos os pontos necessários antes de começar a produção dos conteúdos em si em um empreendimento de acumulador de pressão. Basicamente divide-se esse processo em 5 etapas:

  • Planejamento;
  • Elaboração da persona;
  • Criação de conteúdo;
  • Distribuição;
  • Mensuração de resultados.

Na primeira etapa, no planejamento, seu plano deve deixar bem claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas.

O segundo ponto, a elaboração da persona, é fundamental pois a partir do momento que você desenvolve a persona suas criações de conteúdo passam a fazer mais sentido, pois têm direcionamento.

A criação dos conteúdos pode ser feita em muitos formatos diferentes, como blog posts, e-book, e-mail, vídeo, entre outros.

A distribuição também é essencial, pois além de produzir o conteúdo, é necessário promovê-lo nos canais em que sua persona está, como listas de e-mail e redes sociais.

Por fim, a mensuração do resultado deve ser feita para ter certeza de que as ações de sua empresa de caminhão de água potável estão funcionando. Para isso é preciso analisar os resultados do tráfego, das interações sociais, networking e SEO.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Caso você ainda esteja se perguntando por que usar o marketing de conteúdo, vamos mostrar as principais vantagens dessa estratégia que fazem sua empresa atingir os seus objetivos de negócio.

O marketing de conteúdo é tão importante que é adotado por 73% das empresas brasileiras em suas estratégias de aquisição de clientes, e 61,8% das que ainda não a utilizam pretendem adotá-la em breve.

Esses dados são da edição 2018 da Content Trends, a maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do país.

Mas por que será que as empresas estão apostando nisso? As razões são várias e certamente interessam para o seu negócio. Além de gerar valor para seu público, o marketing de conteúdo:

  • Aumenta o tráfego do seu site;
  • Gera brand awareness;
  • Aumenta o engajamento com a marca;
  • Educa o mercado;
  • Gera vendas;
  • Impulsiona a geração de leads;
  • Aumenta o lifetime-value;
  • Reduz o custo de aquisição de clientes.

O marketing de conteúdo também pode ser utilizado para o treinamento de sua equipe de vendas para melhorar a conversão dos seus leads para construir autoridade no mercado, entre outros benefícios.

Para conseguir estes resultados, sua organização de manutenção de compressores de ar precisará de uma estratégia bem definida.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Certamente você já percebeu como uma estratégia de marketing de conteúdo exige muito trabalho dos envolvidos, mas existem formas de facilitar a rotina desses profissionais sem descuidar dos processos e sem tirar o olho de todas as métricas importantes.

Temos diversas ferramentas completas e eficientes no mercado e podemos utilizá-las em nosso dia a dia.

Com essas plataformas você consegue medir os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo, automatizar processos e aumentar o volume de conteúdos criados por sua equipe para uma empresa de outorga poço artesiano.

Ferramentas para blog

Indo mais além do que escrever e postar textos, fazer a curadoria de um blog exige que você crie uma estrutura de navegação, modere os comentários dos visitantes, melhore o layout do seu blog, acompanhe dados de acesso e muito mais.

É por isso que existem os Content Management System (CMS), que pode ser traduzido como sistema de gerenciamento de conteúdo. Algumas opções nesse sentido são o Joomla, Drupal e o WordPress, o CMS mais popular em todo o mundo.

Ferramentas para SEO

Quem trabalha com SEO tem outros desafios, como fazer pesquisas de palavras-chave, encontrar oportunidades de ranqueamento, monitorar a concorrência e realizar otimizações que podem levar um conteúdo para as primeiras posições nas buscas.

Algumas ferramentas úteis para sua empresa fabricante de arruela de borracha para vedação são o SEMRush, o Ahrefs, o BuzzSumo e o Keyword Planner do Google.

Ferramentas para mídias sociais

Quem trabalha com o gerenciamento de mídias sociais precisa de ferramentas que permitam o agendamento de postagens em diversas redes, o monitoramento do alcance e do engajamento da audiência com essas postagens, bem como a geração de um relatório.

Algumas opções são o Buffer, o Hootsuite, o SimplyMeasured e o Quintly. Temos também ferramentas específicas para algumas redes sociais, como o Postgrain para o Instagram, o Fanpagekarma para o Facebook e o Commun.it para o Twitter.

Ferramentas de automação

Entre as tarefas de um profissional responsável pela nutrição de leads estão escrever e disparar e-mails, segmentar a base de leads, criar um fluxo e muito mais.

Certamente fazer esse trabalho sem uma ferramenta é algo impensável, mas temos diversas opções interessantes no mercado que dão conta de boa parte desse trabalho.

Entre as opções mais conhecidas e recomendadas estão a Hubspot, a RD Station e o MailChimp.

Ferramentas de monitoramento

É muito importante que todos os profissionais de marketing trabalhem monitorando o desempenho de suas estratégias. E temos também ferramentas que ajudam nessa tarefa, inclusive algumas já citadas.

Assim como um rastreador em tempo real, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento essencial, uma vez que traz os números por canal de aquisição de tráfego do seu blog, e-mail, tráfego orgânico, social, etc.

Outra ferramenta muito útil é o Power BI. Ele centraliza todas as métricas do seu marketing, oferecendo uma visualização dos dados interativa que proporciona mais insights.

O fato é que as opções são diversas, mas o que torna uma ferramenta ideal para você é suprir as necessidades da sua empresa.

A escolha da ferramenta certa vai depender dos números que você precisa monitorar, então primeiro os identifique e depois escolha a ferramenta de monitoramento.

Considerações finais

Falamos aqui dos principais conceitos e ferramentas que tornam o marketing de conteúdo tão eficaz. É possível aumentar em até 200 vezes a quantidade de tráfego do seu site ao apostar nesta estratégia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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