Porque ter um criador de conteúdo digital em sua empresa

conteúdo digital

Atualmente o conteúdo digital é uma técnica algo cada vez mais valiosa, pois através dela é possível divulgar sua marca para inúmeras pessoas e assim fidelizar clientes. 

Com a revolução digital, praticamente todas as empresas foram obrigadas a estarem na internet, já que quem não é visto nas redes não é lembrado. O conteúdo ajuda a mostrar o que a sua marca faz, quais são os seus produtos e o que ela pretende. 

Mas é importante fazer isso com qualidade, pois qualquer desvio pode causar ruído na sua comunicação e prejudicar esse processo. Por isso é importante ter um criador de conteúdo digital.

Ele será o responsável por fazer esse intermédio entre o empreendimento e o cliente não só com o conteúdo em si, mas também com as respostas aos questionamentos nas redes sociais e como fazer o posicionamento correto de várias estratégias de marketing.

As empresas de camisetas personalizadas, por exemplo, podem ser beneficiadas com um bom gestor de criação de conteúdo focado em divulgar as cores, as estampas e as formas de pagamento das camisetas nas redes sociais. 

Dessa forma, quem deseja comprar o produto se depara com as informações, já vai ficar disposto a realizar a compra. 

Com isso, você ganha um potencial cliente e pode fazer com que ele divulgue a sua empresa para mais pessoas.

Quem pode ser produtor

Não são só jornalistas que podem fazer esse trabalho, publicitários e outros profissionais de comunicação tem sabem como realizar esse feito com qualidade. 

Além disso, é preciso entender o funcionamento de cada rede social e o que cada uma tem de positivo e de negativo. 

Por exemplo, se você tem uma empresa de móveis e quer mostrar seus serviços, as fotos são mais recomendadas para divulgação do seu serviço, sendo assim a melhor aposta é no Instagram. 

Entretanto, se você tem uma firma de consultoria de informatica SP e o desejo é explicar uma situação ou dar dicas sobre algo com mais detalhes, o mais recomendado é o blog.

Bom uso das redes

Cada rede social possui ferramentas capazes de distribuir seu conteúdo de forma mais assertiva para atingir mais pessoas que tenham interesse no seu tipo de conteúdo. 

Esse tipo de ação é uma boa tática para fidelizar o seu público-alvo, mas não se prenda a um só tipo de nicho. 

Se você faz um curso de youtuber EAD (Ensino a Distância), por exemplo, não poste só coisas relacionadas ao YouTube, mas também no bom uso das redes ou em como produzir conteúdo de qualidade.

O profissional que é criador de conteúdo digital também sabe quais são as melhores horas para fazer as postagens. 

Não adianta fazer um texto maravilhoso ou um vídeo bem produzido de madrugada quando a maioria das pessoas está dormindo, ou postar algo muito animado nas manhãs, período em que o público está despertando. 

Além disso, o uso das hashtags e palavras-chave vão fazer com que o seu público alvo ache o seu produto nas redes sociais. Por isso, pesquise o que está relacionado ao seu serviço e o que está sendo dito na internet sobre o assunto. 

Em sites como google keywords, é possível procurar por palavras-chave que estão em destaque e assim dá para usá-las em uma postagem relacionada ao assunto e, com isso, fazer com que seu conteúdo seja mais visto. 

Essa estratégia é eficiente e ajuda muita gente a impulsionar a sua postagem. Uma empresa de maquinas agricolas pode ser divulgada para o público do agronegócio. 

Esse tipo de serviço é importante para o país e manteve a estabilidade mesmo no momento de crise que estamos vivendo.

Na internet dá para postar fotos dessas máquinas e produzir conteúdo para informar como esse produto é importante para a plantação de soja e outras atividades importantes do agronegócio, como uma empresa de gestão ambiental que ajuda a equilibrar os recursos usados na produção agrícola. 

Dessa forma, o retorno será positivo. Portanto, não deixe de investir nessa divulgação, que também tem condições de ter boa divulgação nas redes sociais, pois cada vez mais é importante o cuidado com o meio ambiente para evitar tragédias da natureza. 

O produtor de conteúdo deverá estar atento a essas questões relevantes para fazer postagens para incentivar os serviços dessa empresa e informar como ela é importante.

Baixo custo 

A produção de conteúdo é barata e traz inúmeros benefícios. O trabalho costuma não ter muitos custos: basta ter um bom computador, boa internet e baixar serviços para edições de imagem e vídeo. 

Um software gestão de facilities também contribui para esse tipo de serviço. E de resto, basta ter criatividade para criar roteiros e formas de apresentar o conteúdo da melhor forma possível para o seu público-alvo. 

Dependendo do alcance, você pode atingir públicos de todos os tipos e locais, já que a internet tem proporções inimagináveis.

Os distribuidores de válvulas industriais também podem usar as as redes para achar quem precisa do seu produto, principalmente os donos de material de construção. 

Se antes era preciso saber qual era a audiência da TV ou da rádio para saber quantas pessoas seriam atingidas pelo seu comercial, hoje você pode produzir sozinho e saber com números reais quanta gente vê o seu conteúdo. 

Com uma propaganda na TV, mesmo que você saiba que uma atração teve 27 pontos de audiência, não dá para saber quantas pessoas estavam realmente prestando atenção no anúncio.  

No momento de um comercial na TV, há quem aproveite para ir ao banheiro ou fazer outras coisas. 

Já com a produção de conteúdo, dá para ter noções de quantas pessoas foram impactadas, quem interagiu, como foi essa interação e como está o seu engajamento. Com a TV, rádio e jornais, o público é mais passivo e não há possibilidade de engajamento.

Invista em seu público alvo e crie a sua persona

A persona é como um personagem criado com base nas informações do público que você deseja alcançar. Para isso, é preciso pensar na idade, profissão, o que gosta, onde mora, o que gosta de consumir, se gosta de sair e suas preferências de compra.

Diante disso, fica mais fácil pensar em qual tipo de conteúdo produzir para ter atitudes mais coerentes e assertivas para atingir o seu público.

Uma distribuidora de produtos para piscina, por exemplo, pode aproveitar momentos propícios para a venda desse material. Assim, dá para criar uma estratégia de marketing de modo a vender mais esse produto. 

Além disso, também é importante postar conteúdo com frequência, pois a regularidade ajuda a fidelizar o seu cliente, que já vai ter uma ideia de quando você vai postar e se preparar para acompanhar. 

Poste sempre coisas novas e esteja atento às novidades, pois assim será mais fácil saber o que o seu público está querendo e comentando no momento. Na internet, as coisas vão e vem muito rápido, e estar atualizado é essencial para aproveitar as oportunidades. 

Estratégias para produção de conteúdo

Se há uma série ou uma obra de arte de relevância que aborda assuntos relacionados ao seu serviço, o profissional que produz conteúdo vai saber como usar esse gancho para fazer com que o público entenda a importância de seu empreendimento. 

Imagine que surja uma série ou filme que fale sobre uma empresa de maquinas agricolas. 

O produtor vai entender essa situação e atrair o seu público para ver a série de uma forma que veja a importância desse serviço para a sociedade.

Além disso, ainda é necessário criar um campo para comentários, pois assim seu público vai conseguir apontar defeitos e qualidades de seu serviço. 

Infelizmente, há muitas pessoas mal intencionadas, mas dá para inibir comentários maldosos e palavras de baixo calão para que esse seja um campo para troca de ideias saudáveis. Isso vai contribuir para que você saiba o que melhorar e quais pontos fortalecer.

O profissional produtor de conteúdo também vai saber como usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são técnicas fundamentais para otimização dos mecanismos de busca.

O uso de palavras-chave, saber os melhores horários para postagens e impulsionar as ferramentas de busca contribuem fazem parte da estratégia de SEO e deve ser especialidade de quem produz para as redes.

A produção de conteúdo ajuda na estratégia de outros setores do seu serviço, como o e-mail marketing, que possibilita criar uma newsletter com assuntos direcionados a quem mandou o e-mail. E os seguidores recentes podem ser usados em um tráfego pago.

Utilizando essas estratégias com a produção de conteúdo é possível conquistar:

  • Novos seguidores;
  • Fidelização da marca;
  • Fazer com que você consiga tráfego pago;
  • Saber como está o seu engajamento

Com todos esses benefícios e após a leitura desse texto, não deixe de investir na produção de conteúdo e escolha profissionais especialistas nessa área, pois o retorno que você terá é extremamente positivo. 

Portanto, não fique de fora das redes sociais e realize postagens com regularidade. Por mais que os resultados não sejam imediatos, a constância fará com que você atraia o seu público alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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