Vendas por mobile representam mais de 40% do faturamento do e-commerce
Quem possui uma loja virtual precisa encontrar formas para atrair mais clientes. Para criar uma audiência fiel e conseguir novos clientes orgânicos, apostar na personalização do e-commerce é fundamental. Entender como você pode melhorar a experiência de navegação e compra é o caminho para o sucesso nas vendas.
Os números que mostraremos ao longo do artigo apontam que o faturamento do e-commerce cresceu, principalmente, por conta das vendas no mobile, o que indica uma tendência de crescimento latente e uma forte necessidade de focar na experiência do chamado m-commerce. Confira abaixo:
58% da população brasileira acessa a internet somente pelo celular
A pesquisa TIC Domicílios de 2019, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que o Brasil tem 134 milhões de usuários na internet, o que corresponde a 74% da população acima de 10 anos.
O estudo indica que o aumento da penetração da rede mundial nos lares brasileiros se tornou possível pelo aumento do uso de celulares. Segundo os dados, 99% dos usuários de internet no Brasil usam o celular para navegar, sendo que 58% deles veem no aparelho a única forma de acessá-la.
Isso se intensifica nas classes menos favorecidas. Entre as pessoas de classe D e E, os dados mostram que 85% delas acessam a internet exclusivamente pelo celular.
Vendas pelo mobile ultrapassam as vendas por desktop no e-commerce
O relatório Webshoppers 41 mostra que o m-commerce faturou R$ 25,9 bilhões em 2019, um aumento de 55% em relação a 2018. Com isso, o m-commerce representou 41,8% do faturamento do e-commerce em 2019.
Em números de pedidos de compra, mais de 68,5 milhões foram feitos pelo smartphone, o que representa um aumento de 60% e um ticket médio de R$ 378 por compra.
Como melhorar a experiência mobile do meu e-commerce?
De acordo com a pesquisa da PwC, 86% dos consumidores estão dispostos a gastar mais no e-commerce quando possuem uma boa experiência de compra. Existem algumas formas de otimizar a experiência mobile da sua loja virtual, confira abaixo:
Cuide do UI/UX design
O UI é a interface do usuário e UX é a experiência do usuário. Basicamente, cuidar do UI e do UX design do e-commerce é garantir que o cliente navegue em um layout simples e intuitivo, focando nas necessidades dos clientes para oferecer os gatilhos de compra nos lugares certos, promovendo uma experiência agradável.
Simplifique o checkout do seu e-commerce
O seu e-commerce sofre com os carrinhos abandonados? Esse é um problema que pode diminuir consideravelmente a sua receita. Por isso, uma dica importante no m-commerce é simplificar o checkout. Quem acessa pelo celular deseja realizar uma compra em poucos cliques, então busque atingir esse objetivo.
Adote o conceito de mobile first
Com o número de acessos por smartphone superando o desktop, é fundamental adotar o conceito de mobile first no e-commerce. Esse conceito busca focar na construção de sites para dispositivos móveis em primeiro lugar, priorizando a criação de um layout que seja simples e visualmente bonito para quem o acessa pelo celular.
Venda melhor os seus produtos no e-commerce
Uma dica para vender mais no m-commerce é trabalhar todos os gatilhos de venda dos seus produtos. Quando o cliente entra na página de um produto, ele espera ver informações que tirem as suas dúvidas sobre o item. Então, faça uma descrição boa, tire fotos profissionais e mostre avaliações e depoimentos dos seus atuais clientes.
Otimize a velocidade de carregamento do seu site
Muitas pessoas acessam a internet pelo celular por meio de seus dados móveis, ou seja, utilizam a tecnologia 3G e 4G para navegar. Essas conexões são mais lentas do que a banda larga, portanto é importante focar em projetar um site que tenha um layout leve que possa carregar rapidamente, mesmo em conexões lentas.
Estas são excelentes dicas para otimizar a experiência mobile do seu site. São os dispositivos móveis como o smartphone que facilitaram o aumento da penetração da internet no Brasil. Dessa maneira, você precisa focar nesse público novo para se tornar um e-commerce de sucesso.