Por que o Inbound Marketing é a melhor estratégia para pequenas empresas?

Video marketing internet advertising business technology concept.

Você já ouviu falar no termo inbound marketing? Se não sabe sobre o que se trata esse conceito, não se preocupe, pois vamos te ajudar a compreender a estratégia e seus benefícios! 

Basicamente, o inbound marketing representa um conjunto de ações criado pelas empresas com a finalidade de se aproximar do público-alvo. 

A finalidade desse contato é estabelecer um bom relacionamento com os clientes, assim como entender os seus problemas e propor soluções efetivas. 

Essa estratégia é conhecida popularmente como marketing de atração, ou seja, existe um trabalho direcionado para conquistar e fidelizar os usuários para uma empresa. 

Esse termo surge de uma tentativa das empresas de se aproximarem dos seus usuários, levando em conta uma boa comunicação, assim como o aumento do engajamento e das relações. 

Neste artigo, você entenderá por que o Inbound Marketing é a melhor estratégia para pequenas empresas. Prossiga a leitura!  

Conheça os benefícios desta estratégias  

Você já entendeu o que é o inbound marketing, mas, por que ele é importante para a sua estratégia no ambiente digital? 

Vamos apresentar os benefícios que o inbound marketing pode trazer ao seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte – apesar do principal destaque está no uso e vantagens para pequenos negócios, visto os diferenciais da estratégia.

Isso porque, investir em inbound marketing é importante pois essa estratégia proporciona:

  • Alcançar um bom relacionamento com os clientes;
  • Atingir o público certo para o negócio;
  • Reduzir o ciclo de vendas;
  • Reduzir os custos para a aquisição de clientes;
  • Permitir a mensuração dos resultados em cada estratégia. 

Perceba que se antes as empresas realizavam um contato raso e superficial com os clientes, a era do marketing digital permite (e requer) um contato profundo com os usuários para qualificar as vendas e o relacionamento.

Isso traz um diferencial para a empresa, pois mostra um relacionamento humanizado, ou seja, uma tentativa de aproximação com cuidado e respeito. 

Além disso, a aproximação que ocorre é com o público certo, ou seja, com as pessoas que de fato tem interesse em seu negócio. Isso quer dizer que existe uma elevada segmentação em toda a estratégia. 

Esse contato mais próximo e direcionado encurta o ciclo de vendas, já que a empresa produz um conteúdo de modo a desenvolver uma relação mais próxima com os usuários.

Diante do entendimento sobre esses benefícios, é essencial compreender também as formas possíveis de implementação dessa estratégia. 

Dicas para implementar o inbound marketing em sua pequena empresa

Entendendo quais são os benefícios de investir em inbound marketing, é essencial compreender na prática como é possível implementar essas estratégias. 

Para entender sobre a implementação é essencial conhecer quais são as etapas ligadas ao inbound marketing. São elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Encantamento. 

Etapas Inbound Marketing

A fase de atração é direcionada para atrair os clientes corretos para a conversão.

Ou seja, é a etapa que atrai os clientes em potencial para a sua empresa. Com isso, é possível ganhar relevância diante dos usuários. 

A etapa de conversão é direcionada quando o cliente demonstra interesse em seu negócio, ou seja, faz o cadastro em uma landing page ou dá informações como celular e e-mail.

Com esses dados, sua empresa consegue nutrir os leads adequadamente, ou seja, encaminhar um conteúdo baseado na estratégia de slow content, onde o conteúdo é específico e direcionado para os interesses e dores dos usuários. 

A etapa de vendas é mais avançada porque representa uma conquista do cliente em relação à marca. 

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de um bom relacionamento, a pessoa começa a dar indícios de que deseja realizar uma compra em sua empresa. 

É muito importante entender sobre a fase da jornada que o cliente está, isso deve acontecer com a finalidade de não antecipar o processo de venda e acabar perdendo o cliente. 

Após a etapa de compra ou da venda dos produtos de sua empresa, o encantamento deve continuar.

Ou seja, o relacionamento não deve acabar porque a venda foi concluída. 

Pelo contrário, o bom relacionamento deve ser mantido no período posterior, seja com o envio de email personalizado, mensagens promocionais, novos conteúdos e indicações, dentre outras ações de ativação e manutenção.

Isso significa que é importante garantir que as pessoas estejam satisfeitas com a sua marca. 

A partir do entendimento dessas 4 etapas, é muito importante que a equipe de marketing tenha conhecimento sobre a jornada de compra, levando em conta a etapa de descoberta e aprendizado acerca de um produto ou serviço, a evolução para uma intenção de compra e o período posterior de análise e avaliação.

Esses são bons requisitos para que sua empresa consiga ter um bom destaque competitivo. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

FALTA POUCO PARA VOCÊ
ESCALAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA...

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

Após o envio, você será direcionado para agendar uma call para apresentação da proposta e estudo que vamos elaborar…