Você já ouviu falar no termo inbound marketing? Se não sabe sobre o que se trata esse conceito, não se preocupe, pois vamos te ajudar a compreender a estratégia e seus benefícios!
Basicamente, o inbound marketing representa um conjunto de ações criado pelas empresas com a finalidade de se aproximar do público-alvo.
A finalidade desse contato é estabelecer um bom relacionamento com os clientes, assim como entender os seus problemas e propor soluções efetivas.
Essa estratégia é conhecida popularmente como marketing de atração, ou seja, existe um trabalho direcionado para conquistar e fidelizar os usuários para uma empresa.
Esse termo surge de uma tentativa das empresas de se aproximarem dos seus usuários, levando em conta uma boa comunicação, assim como o aumento do engajamento e das relações.
Neste artigo, você entenderá por que o Inbound Marketing é a melhor estratégia para pequenas empresas. Prossiga a leitura!
Conheça os benefícios desta estratégias
Você já entendeu o que é o inbound marketing, mas, por que ele é importante para a sua estratégia no ambiente digital?
Vamos apresentar os benefícios que o inbound marketing pode trazer ao seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte – apesar do principal destaque está no uso e vantagens para pequenos negócios, visto os diferenciais da estratégia.
Isso porque, investir em inbound marketing é importante pois essa estratégia proporciona:
- Alcançar um bom relacionamento com os clientes;
- Atingir o público certo para o negócio;
- Reduzir o ciclo de vendas;
- Reduzir os custos para a aquisição de clientes;
- Permitir a mensuração dos resultados em cada estratégia.
Perceba que se antes as empresas realizavam um contato raso e superficial com os clientes, a era do marketing digital permite (e requer) um contato profundo com os usuários para qualificar as vendas e o relacionamento.
Isso traz um diferencial para a empresa, pois mostra um relacionamento humanizado, ou seja, uma tentativa de aproximação com cuidado e respeito.
Além disso, a aproximação que ocorre é com o público certo, ou seja, com as pessoas que de fato tem interesse em seu negócio. Isso quer dizer que existe uma elevada segmentação em toda a estratégia.
Esse contato mais próximo e direcionado encurta o ciclo de vendas, já que a empresa produz um conteúdo de modo a desenvolver uma relação mais próxima com os usuários.
Diante do entendimento sobre esses benefícios, é essencial compreender também as formas possíveis de implementação dessa estratégia.
Dicas para implementar o inbound marketing em sua pequena empresa
Entendendo quais são os benefícios de investir em inbound marketing, é essencial compreender na prática como é possível implementar essas estratégias.
Para entender sobre a implementação é essencial conhecer quais são as etapas ligadas ao inbound marketing. São elas:
- Atração;
- Conversão;
- Vendas;
- Encantamento.
Etapas Inbound Marketing
A fase de atração é direcionada para atrair os clientes corretos para a conversão.
Ou seja, é a etapa que atrai os clientes em potencial para a sua empresa. Com isso, é possível ganhar relevância diante dos usuários.
A etapa de conversão é direcionada quando o cliente demonstra interesse em seu negócio, ou seja, faz o cadastro em uma landing page ou dá informações como celular e e-mail.
Com esses dados, sua empresa consegue nutrir os leads adequadamente, ou seja, encaminhar um conteúdo baseado na estratégia de slow content, onde o conteúdo é específico e direcionado para os interesses e dores dos usuários.
A etapa de vendas é mais avançada porque representa uma conquista do cliente em relação à marca.
Com o passar do tempo e o desenvolvimento de um bom relacionamento, a pessoa começa a dar indícios de que deseja realizar uma compra em sua empresa.
É muito importante entender sobre a fase da jornada que o cliente está, isso deve acontecer com a finalidade de não antecipar o processo de venda e acabar perdendo o cliente.
Após a etapa de compra ou da venda dos produtos de sua empresa, o encantamento deve continuar.
Ou seja, o relacionamento não deve acabar porque a venda foi concluída.
Pelo contrário, o bom relacionamento deve ser mantido no período posterior, seja com o envio de email personalizado, mensagens promocionais, novos conteúdos e indicações, dentre outras ações de ativação e manutenção.
Isso significa que é importante garantir que as pessoas estejam satisfeitas com a sua marca.
A partir do entendimento dessas 4 etapas, é muito importante que a equipe de marketing tenha conhecimento sobre a jornada de compra, levando em conta a etapa de descoberta e aprendizado acerca de um produto ou serviço, a evolução para uma intenção de compra e o período posterior de análise e avaliação.
Esses são bons requisitos para que sua empresa consiga ter um bom destaque competitivo.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.