Por que a Geração Z é importante para os profissionais de marketing?

geração Z

Que a geração Z está cada vez mais engajada no universo da internet, não é segredo para ninguém, mas sabia que esse engajamento pode ser usado pelas empresas para aumentar suas vendas?

Conhecemos como geração Z as pessoas nascidas a partir de 1995, só nos EUA esse grupo representa cerca de 27% da população total, com 86 milhões de pessoas, o que fez com eles ganhassem o título de maior geração dos Estados Unidos.

Sem contar que essa é uma geração que gasta bem mais dinheiro do que a anterior, afinal, vivemos em um mundo com mais tecnologia e recursos, com isso não precisamos nos preocupar com muitas coisas que afligiam os millennials.

Se a geração anterior lutava para sobreviver e seus maiores sonhos eram ter uma família, uma casa e ter um poder aquisitivo melhor para ter roupas melhores ou comprar vinhos importados.

A geração Z está mais preocupada em curtir a vida e gastar seu dinheiro com coisas prazerosas, sem se preocupar com o sonho de vida, idealizado por seus pais.

Com isso o mundo está se transformando por meio desses jovens, como se tudo estivesse em torno deles, tentando entender como eles pensam e funcionam e com isso desenvolvendo novas formas de consumo.

Para te ajudar a entender melhor como você a geração Z tem modificado o marketing, continue lendo esse artigo, vamos te ajudar a entender melhor esse fenômeno, tenha você uma espaço para locação de eventos ou uma loja de tênis.

Afinal, essa geração está cada vez mais interessada em produtos e tendências do mercado, por isso é crucial que a sua empresa entenda e esteja presente nesse meio, criando a estratégias ideais.

Por que a Geração Z é a mais engajada?

Antes de mais nada é fundamental entender, o motivo da geração Z ser tão engajada assim, precisamos entender que essas pessoas nascem em momento de evolução tecnológica, eles são apresentados a esse universo novo e com isso são apresentados aos:

  • Primeiros aparelhos celulares;
  • Computadores;
  • Internet;
  • Redes sociais;
  • Entre outros.

Visto que essa tecnologia cresce com eles, então se quando essa geração era criança os celulares funcionam apenas para fazer ligações, hoje já é possível realizar coisas que há 20 anos eram inimagináveis.

Como realizar compras pelo celular, trabalhar com desenvolvimento de software multiplataforma de maneira remota, realizar reuniões ou chamadas por vídeos com pessoas de outros países, etc.

Toda essa evolução tem um impacto muito forte na vida e na forma de pensar dessas pessoas, tornando a geração Z muito mais engajada, não só nas redes sociais, mas também com diversos temas da sociedade.

De acordo com dados levantados pela revista Exame no Twitter, revelou que mais da metade dos tweets feitos aqui no Brasil, no ano de 2022, foram publicados por pessoas da geração Z, tornando evidente essa participação massiva no engajamento.

Além desse engajamento constante na internet, essa geração possui um desejo de consumir muitos conteúdos, afinal, com o passar dos anos e da evolução tecnológica, não existe mais a hierarquização da troca entre produtor e consumidor.

Muito pelo contrário, os consumidores também produzem seus próprios conteúdos, seja para falar bem sobre um app ordem de serviço, ou uma péssima experiência que teve em um restaurante 5 estrelas.

Dessa forma o público consegue criar conversas e temáticas que servem como base para campanhas, conteúdos e até um produto final de uma marca, quem nunca viu um meme se transformar em uma campanha de sucesso, não é mesmo.

Isso mostra como as empresas souberam aproveitar todo esse engajamento e influência que a geração Z possui, tanto na internet como fora dela, afinal eles são grandes propagadores de marcas que acreditam.

Como a Geração Z mudou a relação das marcas 

A grande mudança que podemos ver que foi causada pela geração Z, com certeza é que a publicidade não está mais sozinha em seu papel de ditar o que a população deve ou não consumir.

Se antes alguém ia buscar por exame admissional preço, por exemplo, se contentava com as opções que tinham no mercado e com isso as propagandas não se esforçaram muito para vender o serviço.

Nos dias atuais, os consumidores não estão mais nesse papel passivo, por isso as propagandas precisam entender cada vez mais a individualidade do seu público e não tratar todos iguais, como uma mesma massa.

Além disso, o próprio consumidor está influenciando os passos do marketing das empresas, sejam elas de qualquer segmento, desde um petshop até um negócio de rastreamento carros pela placa.

Isso é feito principalmente por conversas nas plataformas digitais que permitem um diálogo mais próximo entre a empresa e os seus consumidores, dessa forma as marcas estão atentas a forma como essa geração se comunica, além do que viraliza nessas plataformas.

O que as marcas devem fazer?

Como você já deve ter percebido, a geração Z está mudando todo o processo de publicidade e marketing, com isso se as empresas querem continuar no mercado e acima de tudo crescendo e aumentando suas vendas, precisa saber como agir a esse novo perfil.

Sendo assim, uma empresa de fornecedor de uniformes, por exemplo, precisa se posicionar e mostrar que a sua marca está comprometida a criar uma realidade mais justa, afinal, os valores da geração Z estão bem mais evidentes.

Saiba que para essa nova geração é muito mais importante que a marca tenha valores e missões que correspondem a problemas da sociedade, do que valores baixos e condições especiais.

Afinal, vivemos em uma realidade que as nossas ações têm grandes consequências em nosso planeta, sem contar problemas sociais ou relacionados à questão de gênero, e a geração Z mais do que nunca entende isso.

Por isso a sua empresa precisa ficar atenta a essas mudanças e com isso se adaptar a elas, pois saiba que faz total diferença e ajuda com que a sua marca consiga dialogar melhor com os clientes.

Acima de tudo é importante que as empresas estejam engajadas da forma correta e não apenas para conquistar esse público, como já dito essa é uma geração que tem uma maior expertise.

Por isso, se você é uma empresa que está a muito tempo no mercado, tente encontrar maneiras de se adaptar e essa nova exigência, reformule sua estrutura se for preciso, contrate uma empresa licenciamento ambiental e conquiste esse novo público.

Essa nova comunicação deve ser feita pensando nas pessoas, em sua individualidade, além de claro entender toda a complexidade e revolução que esse grupo representa para a nossa sociedade.

Algumas estatísticas importantes sobre a Geração Z

Para deixar claro como a geração Z vem mudando as formas de consumo e toda publicidade em tornos dos produtos e serviços, trouxemos algumas estatísticas que comprovam essa realidade

Saiba que 83% das compras feitas nas mídias sociais, são da Geração Z, sendo assim as pessoas não estão mais indo atrás apenas dos sites, graças as ferramentas presentes em diversas redes sociais essas pessoas estão realizando suas compras sem esforço.

Por isso é fundamental que as empresas estejam presentes nas redes sociais, dessa forma você consegue transformar um seguidor em um cliente da sua loja, afinal, ele passa horas do seu dia nessa plataforma, nada mais justo que faça suas compras por lá.

Além disso, 60% da geração Z acha que as primeiras impressões digitais, são bem mais importantes do que as pessoas, com isso elas levam muito mais em consideração como a pessoa se porta na internet do que na vida real.

Isso mostra que essa geração julga a sua empresa de acordo com as impressões digitais, antes mesmo de considerar consumir os seus produtos.

Tendo isso em mente a sua empresa precisa ter uma boa reputação na internet, ser clara e objetiva com os seus clientes, responder a todos de maneira cordial e eficaz, além de claro ter uma boa página na internet.

Isso inclui, possuir um site com todos os seus produtos, ter conta em todas as redes sociais, tornando essas plataformas vitrines dos seus produtos e publicando conteúdos de qualidade que chame atenção dos consumidores.

Dessa forma, ao pesquisarem sobre a sua empresa, os clientes já terão uma boa primeira impressão da sua marca, fazendo com que eles tenham mais chances de fechar negócio e consumir seus produtos e serviços.

As empresas que entendem que o mundo está em constante evolução e se reinventa para atender as necessidades do público, possuem mais chances de crescer e se firmar no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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