Os 8 Ps do Marketing Digital são importantes aliados das empresas para a divulgação de seus produtos e serviços. Atualmente, a visibilidade das marcas só é alcançada utilizando as ferramentas que o Marketing oferece, e isso contribui até mesmo para que um determinado negócio tenha mais credibilidade.
Ao usar o Marketing Digital, a empresa é beneficiada com uma comunicação mais eficiente por meio das estratégias e planejamentos que visam melhorar a sua imagem no mercado. O aumento do lucro, por sua vez, é uma consequência dessa comunicação potencializada.
Mas, obviamente, os 8 Ps do Marketing Digital precisam ser seguidos com muita atenção para obter os resultados esperados.
Pensando em te ajudar, nós da Agência Novo Foco produzimos este material para que você entenda o que são os 8 Ps do Marketing Digital e como pôr todos eles em prática na sua empresa. Leia com bastante calma para absorver todo o conteúdo.
Os 4 Ps do Marketing
Primeiramente, é necessário saber que antes dos 8 Ps do Marketing Digital, já existiam os 4 Ps do Marketing “clássico”. E sim, eles serviram de base para a criação dos 8 Ps do Marketing Digital.
Os 4 Ps do Marketing também são conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing e são uma teoria criada pelo professor Jerome McCarthy e popularizada pelo professor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing moderno.
Esses 4 Ps do Marketing foram concebidos a partir da vontade de entender o porquê de certas empresas conquistarem o sucesso e outras derraparem, mesmo que o segmento e o público fossem os mesmos.
Foi então que se descobriu a sequência de quatro práticas adotadas pelas empresas para venderem mais, ou seja, os 4 Ps do Marketing. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles.
– Produto
O produto é aquilo que a empresa tem a oferecer aos seus consumidores, podendo ser algo físico ou um serviço. Ele é o pontapé das ações do Marketing para estabelecer quais são as suas características e como aproveitá-las no plano estratégico.
– Preço
O preço está relacionado ao quanto deve ser cobrado para obter lucro, quanto a concorrência cobra e quanto o público tem para pagar. Esse valor pode determinar o sucesso da marca.
– Praça
A praça é a maneira como um produto ou serviço é colocado no mercado e como os clientes chegam até eles. Os canais de distribuição e os hábitos do consumidor precisam ser estudados para pensar em como aumentar as vendas a partir de possibilidades físicas ou digitais.
– Promoção
A promoção diz respeito a deixar a marca em evidência para que os clientes confiem nos seus produtos e serviços oferecidos. Por isso é importante promover a empresa no mercado com ações de divulgação .
Você também precisa ler: O Poder da Internet: Entenda Como Essa Ferramenta Pode Alavancar Seus Negócios
Os 8 Ps do Marketing Digital
A jornada de compra do consumidor sofreu alterações ao longo do tempo, já que antes o foco estava no produto e agora atenção está nos clientes, nas suas necessidades e nas boas experiências que eles podem ter.
O empresário brasileiro Conrado Adolpho percebeu que essas mudanças não cabiam somente nos 4 Ps do Marketing e estabeleceu os 8 Ps do Marketing Digital. Vamos entender cada um deles abaixo.
1 – Pesquisa
A pesquisa é feita para entender o perfil dos consumidores e focar naqueles que são considerados o seu público-alvo. Coletar dados como o comportamento, a renda, a idade e outros detalhes dos clientes ajuda a empresa a definir a persona ideal para o negócio. Formulários são uma boa forma para pesquisar e definir estratégias.
2 – Planejamento
O planejamento é a parte de pensar em estratégias para alcançar os objetivos da empresa. A estruturação desse planejamento deve ser profunda e com a participação dos colaboradores, a fim de programar as etapas para atingir as metas que podem ser vender mais, se reposicionar no mercado, etc.
3 – Produção
A produção é o momento de pôr a mão na massa e fazer os trabalhos que o planejamento definiu. Aqui, entram em cena as ferramentas e as tecnologias do Marketing Digital à disposição para produzir o que for necessário, levando em conta como todo o conteúdo será feito.
4 – Publicação
A publicação entrega aos consumidores aquilo que foi produzido pela empresa e essa etapa deve ter muita organização. Seja através de blog, redes sociais ou outros canais, a marca deve disponibilizar sua produção em dias e horários adequados para obter uma audiência considerável.
5 – Promoção
A promoção é ação de promover o que pretende ser vendido de uma forma atrativa aos olhos do cliente. É necessário pensar em um plano para divulgar os produtos e serviços e atingir os consumidores com sucesso, seja qual for o canal de divulgação escolhido para isso.
6 – Propagação
A propagação ajuda a entregar o conteúdo a mais pessoas de maneira viral. Para isso, os dados obtidos sobre os seus clientes são fundamentais, pois você saberá o que funciona e o que não funciona para o seu público. Assim, sempre existe a chance de melhorar aquilo que se produz e de ter compartilhamentos orgânicos.
7 – Personalização
A personalização serve para direcionar os seus esforços nas pessoas que realmente importam para o seu negócio. A segmentação é a palavra-chave neste estágio, visto que auxilia no jeito de entregar produtos e serviços feitos para aquele perfil de cliente. Estude a fundo o seu público-alvo.
8 – Precisão
A precisão é a análise e mensuração dos resultados adquiridos com as estratégias aplicadas. Isto posto, dá para ter noção do que deu certo com o planejamento e o que precisa ser corrigido. Faça uma investigação das métricas e indicadores e compreenda se o desempenho foi satisfatório.
Depois que se entende as funções dos 4 Ps do Marketing e os 8 Ps do Marketing Digital, fica mais fácil aplicá-los no próprio negócio. Mesmo assim, busque sempre estar atualizado aos assuntos do Marketing.
Se você gostou do conteúdo, então que tal conferir mais artigos sobre Marketing Digital? Acesse o nosso blog e confira.