A rede de retail media tem crescido cada dia mais dentro do mercado, isso porque o universo do empreendedorismo tem se tornado cada vez mais coletivo e não individual, o que ajuda na construção de uma grande comunidade.
Antigamente, era normal ver um empreendedor se preocupar apenas com o seu próprio negócio, ou seja, ele queria apenas ter os seus resultados e achar novas maneiras de fazer a sua marca crescer.
Com o passar do tempo, esses empreendedores entenderam que a união dentro do mercado faz a força, e começaram a ver outras marcas de seu segmento não como inimigas, mas como aliadas para a chegada ao sucesso.
Por mais que vivamos em um mundo onde todos os dias surgem novas marcas e empresas, é importante entendermos que nem todas desejam passar por cima da sua, apenas conquistar o seu próprio lugar no mercado.
Hoje, ter um site de vendas é essencial para a marca que deseja bons resultados e contar com uma boa configuração de servidor de email também é fundamental nesse processo, afinal de contas, estamos no que chamam de era digital.
A chegada da internet, das redes sociais e do marketing digital fez com que o conceito de empreendedorismo fosse ainda mais acessível para aqueles que tinham o sonho de ter o seu próprio negócio mas não possuíam boas condições financeiras para tal.
Com a era digital, cada marca consegue construir o seu próprio espaço e negócio, independentemente do tamanho ou segmento. Mas durante muito tempo, marcas do mesmo nicho se viram como inimigas dentro do mercado.
Isso porque algumas acreditavam que outras surgiram apenas para roubar seus clientes e resultados, mas com o passar do tempo viram que unidas possuíam ainda mais chances de melhores resultados para ambas.
Já pensou entrar no site de uma companhia que fornece credito para empresas e lá mesmo encontrar anúncios de outras que podem te ajudar a encontrar o que precisa ou deseja? É justamente isso que o conceito de retail media faz nos dias de hoje.
Ele tem se tornado um dos principais conceitos e ações para marcas que desejam levar sua empresa para diversas pessoas ao redor do mundo, e hoje iremos conhecer ele, seu funcionamento e seus benefícios a fundo.
Entenda o que é o retail media
O conceito de retail media surgiu há pouco tempo e fora do Brasil, chegou aqui ainda com o nome original que ainda não possui um significado literal, mas podemos entender como uma rede de parceiros varejistas em sites da internet.
Sabemos que através da internet é possível encontrar desde o melhor serviço de destruição de documentos até mesmo o melhor produto de limpeza para estofados, o que prova o poder e influência da internet nos dias de hoje.
Quando uma pessoa deseja comprar algo, um dos primeiros lugares que ela visita são sites na internet, pois o processo de compra é mais rápido e fácil e a entrega ainda pode ser feita diretamente em sua casa.
Talvez você já tenha acessado algum site e visto um pequeno banner ou quadrado com a divulgação de uma outra parte e logo abaixo, em letras bem pequenas, encontra a palavra patrocinado ao lado.
Se isso já aconteceu com você, nada mais é do que o conceito de retail media em prática, pois ele funciona justamente como uma rede onde marcas podem anunciar seus produtos ou serviços através de patrocínios em sites de varejistas.
Um site varejista é aquele site que foca na venda para o consumidor final, ou seja, aquele que realmente irá usar o produto ou serviço.
Se você entrar no site de uma empresa que oferece programa de controle médico de saúde ocupacional, por exemplo, verá que o foco deles é vender para clientes que irão realmente usar o programa.
Diferente de quem vende em atacado, onde os produtos são vendidos para que outros empreendedores possam vendê-los para ganhar algum lucro. Entender essa diferença é muito importante para entender também o conceito de retail media.
Os sites varejistas que focam na venda para o consumidor final, abrem espaço em seus sites para que outras marcas possam divulgar suas empresas, seus produtos ou serviços, a fim de atrair mais clientes para ela.
Com o passar do tempo, esse termo ajudou na construção de uma grande comunidade onde empreendedores puderam usar espaços para divulgar suas marcas, dos mais variados serviços e produtos, como:
- Serviços de contabilidade em SP;
- Produtos de beleza;
- Roupas e acessórios;
- Mentorias e consultorias;
- Consultas médicas, entre outros.
Isso mostra como o conceito de retail media é muito mais do que apenas uma forma de divulgar mais a sua marca, mas também um espaço ideal para a construção de uma comunidade onde todos se ajudam e ganham com isso.
Sendo assim, podemos entender este conceito como uma inovação que tem como objetivo principal ajudar marcas a crescerem no mercado com base na união entre varejistas e marcas do segmento.
Benefícios do retail media
E o retail media não se tornou tão importante simplesmente por ser algo novo no mercado, mas principalmente por trazer diversos benefícios para quem, nele, decide apostar. Confira abaixo alguns dos principais:
Fonte de receita
A receita é sempre algo bom para uma marca, afinal de contas, ela diz respeito ao lucro e faturamento do negócio. Para isso, é importante contar com uma boa estruturação de empresas, assim como o retail media.
Isso porque, com o retail media é possível divulgar a sua marca em sites varejistas que recebem até milhares de visitantes diariamente, o que significa que eles também podem acessar o seu site de vendas.
E se cada pessoa que acessa o site do varejista, também acessar o seu e comprar o que você oferece, o que pode aumentar e muito a sua receita e os resultados como um todo da sua empresa.
Controle de preço
Com o retail media ainda é possível ter mais controle do preço dos produtos, esses benefícios são ótimo para os consumidores finais, que costumam pensar duas vezes antes de comprar o primeiro produto que vê na internet.
O controle é algo essencial na vida de qualquer pessoa, assim como contar com um software gestao hamburgueria faz toda a diferença em um restaurante, contar com o retail media pode ser essencial para a vida de um consumidor.
Isso porque através dele é possível controlar se o preço do produto subiu ou desceu e até mesmo comparar com a concorrência para que faça a compra de melhor qualidade e com um valor que cabe no bolso.
Melhor experiência
Hoje, as pessoas que procuram por um produto ou serviço já não desejam apenas isso de uma marca, mas procuram também por uma boa experiência, ou seja, ver como se sente desde o momento que conhece a marca até a decisão de compra.
Muito se vê sobre a experiência do cliente e do usuário, e isso não é mito, pensar nessa experiência é garantir satisfação para aquele que pode comprar de você, e o retail media é ótimo dentro deste quesito.
Assim como uma ótima experiência em uma empresa de call center SP, o retail media ajuda tanto os empreendedores quanto os clientes a terem uma boa usabilidade dentro do site, o que aumenta seu engajamento e chances de compra.
Acesso aos dados
Vivemos no mundo dos dados, todos os dias e a todo o momento, milhões e milhões de dados são produzidos através da internet e quando falamos de empresa, o número é ainda maior.
Por isso, os empreendedores precisam ter o máximo de controle, atenção e cuidado com esses dados, pois muitos deles são de clientes que precisam de máxima segurança durante o momento da compra.
E contar com o retail media é essencial para isso, pois através dele é possível garantir a segurança dos dados e ainda ter fácil acesso a eles caso algo aconteça, o que sempre te deixa a par da situação.
Análise do ROI
O ROI é um conceito do marketing digital que significa Return Of Investment, em potgeus entendemos como Retorno Sobre Investimento, o que mostra ao empreendedor quanto ele está ganhando de lucro se baseando no valor que ele investiu.
Esse cálculo é essencial para que a empresa veja se está ganhando ou perdendo dinheiro em seu investimento, e com o retail media é ainda mais simples fazer essa análise e ter esse controle.
Até porque, só o empreendedor sabe a importância de cada real que entra e sai da empresa, por isso, contar com estratégias como o retail media pode fazer toda a diferença nesse processo.
Considerações finais
Esses são apenas alguns de diversos benefícios do retail media, que te prova como ele pode mudar a realidade do seu negócio de maneira acessível e simples, criando uma rede de contatos e parceiros fiéis.
Dessa maneira, torna-se ainda mais simples não só aumentar os seus resultados, mas também conhecer parceiros que assim como você, desejam crescer e, juntos, criar algo único no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.