O que é marketing orientado ao cliente?

cliente

O marketing é uma área única dentro de qualquer empresa, isso porque ela é a que cuida de diversas vertentes que a garantem resultados positivos, sejam eles mais vendas ou mais satisfação por parte do cliente.

Nos últimos anos, vimos o marketing inovar e mudar por completo suas estratégias, saímos do bom e velho marketing boca a boca para o marketing digital, aplicado nas redes sociais e já estamos indo para um universo do marketing em parceria com a inteligência artificial.

Isso tudo nos mostra que o marketing é uma área que inova e muda constantemente, tudo isso para trazer ainda mais facilidade para a vida do empreendedor e diversos benefícios para os clientes que consomem seus produtos ou serviços.

Existem milhares de estratégias de marketing que são usadas pelos mais diferentes tipos de empresas, mas existe um processo que muitas marcas não abrem mão no meio disso tudo: o cuidado com o seu cliente.

Quando uma empresa de limpeza condomínio entende que o serviço que presta não é para uma empresa e sim para pessoas, tudo muda, pois entendemos que estamos nos referindo a seres humanos assim como nós.

Algumas empresas desenvolvem estratégias de marketing pensando apenas em seus resultados e números, ou seja, em quantas vendas irão fazer a partir dali e enquanto parceiros irão conquistar com a visibilidade do negócio.

Claro que pensar nisso não é um erro, todo empreendedor deseja ver o que negócio está crescendo e ganhando fama no mercado, mas fazer com que isso seja mais importante do que a humanização do seu negócio é um grande erro.

É preciso entender que por mais inovadora que seja a sua marca, tudo nela foi criado, desenvolvido e designado para e com pessoas, ou seja, o mínimo que a sua marca precisa fazer é se preocupar com elas.

Para que uma máquina de rechear pão de alho funcione da maneira correta, é preciso que uma pessoa a coloque para funcionar e veja se está tudo em ordem e, se for necessário, arrume qualquer problema que aparecer.

Isso nos mostra que o mundo está cada vez mais empenhado e preocupado em fazer coisas que envolvem as pessoas em seus processos, pois sabemos bem que existem pontos que apenas um ser humano poderá cuidar da melhor maneira.

Pensando nisso, uma área tão importante e influente no mundo como o marketing também decidiu transformar seus métodos e estratégias, fazendo com que seu conceito e suas estratégias fossem cada vez mais voltadas para o ser humano.

Nesse caso, os seres humanos seriam os clientes, ou seja, as pessoas para quem os produtos ou serviços da marca são destinados. Construir um marketing focado no cliente pode parecer um grande desafio, mas iremos te provar que é mais simples do que se pensa.

Entenda o que é o marketing orientado ao cliente

Dentro de uma empresa que produz crachá em pvc personalizado, por exemplo, o processo de pedir uma foto do colaborador e perguntar como ele deseja ser chamado para que isso seja colocado em seu crachá é uma forma de humanizar o processo.

Isso significa que a empresa se preocupa não só em fazer um crachá de identificação para o funcionário, mas em garantir que ele se sinta bem com esse objeto e que ele reforce a personalidade única de cada colaborador.

Sendo assim, podemos entender que o marketing orientado ao cliente é o marketing que foca na experiência da pessoa, ou seja, na maneira como o cliente irá se sentir desde o primeiro contato com a sua marca até o momento da compra.

O marketing orientado ao cliente é um conjunto de estratégia que foca não só em aplicar ideias que têm como objetivo principal aumentar os resultados de uma empresa, mas também em fazer com que o cliente se sinta confortável junto a sua marca.

Seja uma empresa montadora de estandes ou até mesmo um e-commerce de moda, o marketing orientado ao cliente é essencial para todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância desse conceito.

A importância do marketing orientado ao cliente

Por falar sobre a importância desse conceito, não poderíamos deixar de nos aprofundar em como o marketing orientado ao cliente se tornou tão essencial para as empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos do mercado.

Isso porque, como mencionamos, qualquer empresa possui um trabalho que é feito por pessoas e o seu produto ou serviço é destinado a uma pessoa também, por isso ela precisa ser o centro de tudo o que você produza.

Uma marca que estabelece uma campanha de divulgação pensando apenas nos resultados pode até ter grandes números, mas não conquistará o mais importante, que é a relevância, a intimidade e a confiança do seu público.

Contar com uma boa filmagem com drone profissional para divulgar o seu produto é essencial para mostrar a qualidade do que oferece, assim como fazer dessa filmagem um processo voltado ao seu cliente.

Existem diversas maneiras de fazer isso e que profissionais podem te ajudar a entender com mais afinco, mas até o momento é preciso entender que o marketing orientado ao cliente traz inúmeros benefícios para uma marca, como:

  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Mais segmentação de público;
  • Vendas mais assertivas;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Boa avaliação no mercado;
  • Referência no segmento.

Dessa maneira, entendemos que o marketing orientado ao cliente traz muito mais do que apenas resultados positivos ao público, mas uma grande inovação para o mercado e para o quesito relacionamento entre marca e consumidor.

Dicas de como implementar esse marketing

Agora que você já entende bem sobre o conceito e a importância do marketing orientado ao cliente, chegou o momento de partir para a prática e absorver algumas dicas simples, mas muito eficazes, para te ajudarem a colocar esse conceito em prática. Confira:

Crie experiência interativas

Vivemos em um mundo onde as experiências interativas estão ganhando grande notoriedade, seja na procura por sacolas de ráfia personalizadas preço acessível ou até mesmo na visita a um site que trabalha com tecnologia.

As experiências interativas entregam ótimos resultados aos usuários, que serão marcados por aquilo e não se esquecerão do que viveram naquele espaço. É uma ótima forma de fazer com que a estratégia seja orientada e focada em seu cliente.

Personalize sua comunicação

Independentemente de quão tecnológico seja o mundo, a comunicação sempre será um dos pontos-chaves para o sucesso de qualquer marca e principalmente para o bom relacionamento entre marca e consumidor.

Para isso, é válido que você personalize a sua comunicação, ou seja, que você conheça qual tipo de linguagem mais se adequa ao seu público e a aplique em seus atendimentos, pois isso criará mais conexão entre você e seu cliente.

Invista no pós-venda

E é claro que o atendimento pós-venda não poderia ficar de fora, pois manter o contato com o seu cliente após a locação de gerador trifásico com a sua empresa é uma maneira de provar que você está sempre por perto para ajudar no que for preciso.

Uma simples ação como essa já faz toda a diferença na rotina do cliente e gera ainda mais conexão entre ambas as partes, aumentando as chances dele consumir novamente de você ou recomendá-lo para outra pessoa.

Dicas simples como essas fazem toda a diferença no direcionamento de uma estratégia de marketing que deseja ter o seu cliente como o centro de tudo o que é feito na marca, pois entende-se a importância de tal ação.

Métricas para avaliar os seus resultados

Dentro do universo do marketing, contamos com métricas que funcionam como uma espécie de régua que mede a qualidade dos resultados de uma marca, o que ajuda no momento de saber o que mudar ou o que manter nas estratégias do negócio.

Por isso selecionamos algumas das principais e que vale a pena estar de olho ao fazer o seu marketing orientado ao cliente, seja em uma empresa que vende gerador para salão de festas ou em um escritório de advocacia. Confira:

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC é um cálculo que te mostra quanto cada cliente custa dentro da sua marca e se ele está te trazendo lucro ou prejuízo. Manter esse cálculo positivo te prova que o cliente está consumindo de você a ponto de fazer com que o custo dele seja coberto.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI é mais um cálculo que serve para te ajudar a entender quanto a sua marca está tendo de retorno em comparação ao valor que foi investido para atrair novos clientes, seja em anúncios pagos na internet ou até mesmo na produção de um determinado conteúdo.

Net Promoter Score (NPS)

Por fim, o NPS é conhecido por ser aquela famosa pergunta que surge ao final de uma compra, perguntando em quanto o cliente avalia a sua marca de 0 a 10. Essa simples avaliação já ajuda a sua empresa a entender como ela é vista pelos clientes.

Essas métricas, por mais simples que sejam, fazem toda a diferença na rotina de um empreendedor, que poderá ver como o seu negócio é visto no meio digital e como pode traçar novas estratégias para melhorar seus resultados.

Considerações finais

Dessa maneira, você conseguirá construir um marketing voltado para os seus clientes, que além de trazer mais resultados para a sua marca, ainda irão auxiliar na construção de um negócio cada vez mais humano e próspero no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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