O que é marketing de geolocalização e como ele é usado?

marketing de geolocalização

Para que um negócio alcance a posição confortável de ser o líder em seu segmento é preciso estar a par das mais diversas estratégias que podem vir a ser adotadas na gestão do seu negócio, o que inclui ações variadas, entre elas o marketing de geolocalização.

A evolução do mercado, que ocorre a partir de uma combinação de mudanças tanto na sociedade como em relação aos avanços tecnológicos, permite com que novas experiências sejam apresentadas ao público, otimizando assim o seu bem-estar digital.

O ponto principal aqui está na necessidade em adotar ações que possam melhor aproximar uma empresa do seu público, e se levarmos em conta que grande parte da sociedade pode ser achada nas redes, esse é então o espaço para se destacar.

Esse cenário é válido para os mais diversos tipos de empreendimentos, indo desde quem vende microesfera de vidro para a indústria, como também por um restaurante que busca ampliar o seu percentual de clientes, contando com o meio digital para obter isso.

De uma maneira geral, para cada objetivo no mercado pode existir uma estratégia de marketing essencial a ser adotada, com essa mesma especificação estando associada também ao segmento ao qual esse negócio foca as suas atividades de mercado.

Levando esse cenário em conta é possível então garantir com que um negócio consiga se destacar na internet por meio do marketing digital, além de aumentar a relação com seu público pelo marketing de relacionamento.

Ou seja, para espaço específico pode existir uma tática comercial que consiga elevar os resultados de quem trabalha dentro do mercado, mesmo que isso conte até com questões mais básicas, como a aplicação de pisos de madeira para deixar uma loja mais receptiva.

A grande questão aqui é que não basta para um negócio ficar sempre preso às mesmas ferramentas de mercado, já que de tempos em tempos esse tipo de estratégia pode perder o seu valor, de acordo com as diferentes características que passam a definir o comércio.

O meio tecnológico é um que consegue trazer diversas mudanças nesse sentido, onde o surgimento de uma nova ferramenta pode levar o público a lidar com novos benefícios, comportamentos além de uma série de modificações que modificam o cenário que vivemos.

Com tudo isso o marketing precisa se adaptar para se manter ao lado de resultados positivos, existindo uma aplicação específica que torna possível a criação de uma nova ação de marketing que é capaz de trazer diversos resultados para uma companhia.

A função do marketing de geolocalização

Muitas das estratégias de mercado que hoje dominam o cenário comercial, surgiram através do lançamento de novas tecnologias, tal como a própria internet, que teve um papel essencial na união entre as empresas e o seu público por meio do marketing digital.

Esse tipo de cenário continua a acontecer, sendo possível dar um destaque especial para os aparelhos móveis, que através do seu acesso à internet de maneira remota tornou possível trabalhar com uma série de táticas de forma combinada, destacando-se entre elas:

  • Marketing mobile;
  • Social media marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing.

Uma série de estratégias que podem trabalhar juntas para que um fornecedor de bombas centrífugas consiga ter a melhor performance possível dentro desses canais, tudo graças também à pluralidade de alternativas que essas tecnologias oferecem ao público.

Junto a essas opções existe uma tática que foi possível especificamente por causa do GPS que é instalado nos smartphones, smartwatches, além de uma série de dispositivos eletrônicos que possuem um modelo móvel, fazendo um uso estratégico desse localizador.

E é assim que nasce o chamado marketing de geolocalização, uma estratégia que busca levar em conta a localização do usuário para desenvolver uma série de chamadas táticas que possam levar ele até um centro comercial para fechar uma compra em particular.

Ao saber exatamente por onde se locomove o seu público-alvo, uma empresa pode apostar na instalação de um mural publicitário, o famoso outdoor, junto a essa região, para assim garantir maior visualização possível para parte de sua comunidade.

Na verdade é como se o mesmo pudesse ser feito na internet via o marketing de geolocalização, onde uma iluminação led para destacar a placa dar lugar a um chamativo anúncio em pop-up que surge na tela de um indivíduo ao se aproximar de uma loja.

O exemplo citado acima costuma ser o mais popular quando pensamos em ações comerciais que podem ser aplicadas através do marketing de geolocalização, mas está longe de ser a única opção, destacando assim a importância de conhecer melhor o assunto.

As possibilidades que essa tática pode trazer

Muitos são os motivos pelos quais uma estratégia de geolocalização pode estar sendo adotada por uma empresa, sendo importante conhecer as mais populares dessas ações para entender até mesmo se elas podem ser indicadas a serem adotadas por seu projeto.

Campanhas de localização na mesma rede

Esse tipo de campanha está associada principalmente ao uso de uma mesma rede de wi-fi, onde assim que alguém entra em uma loja de material de construções e se conecta à rede de internet ali disponível recebe em seu celular uma campanha de uma empresa que vende calço calibrado, por exemplo.

Junto dessa prática é possível trabalhar também com promoções exclusivas além de um grande número estratégias que possam tornar a experiência desse cliente muito mais interativa, tudo isso causado pela tecnologia de localização disponível em seu smartphone.

Campanhas nas redes sociais

Sempre que alguém entra em uma rede social pela primeira vez é comum receber uma notificação perguntando se o usuário permite dar aquele aplicativo a permissão para ter acesso à localização desse indivíduo, de acordo com o GPS do celular ou tablet.

Esse é o mesmo cenário que permite então a criação de anúncios voltados a regiões específicas, onde a localização do usuário, próxima de um polo industrial, por exemplo, pode levar a anúncios de uma empresa que vende uma máquina gravadora a laser.

Campanha de geofencing

Por último se destaca um novo modelo em cima do uso do GPS que é a localização em tempo real de alguém, onde a proximidade física a um restaurante faz com que ele se destaque quando se pesquisa por redes de alimentação que se encontrem ali próximas.

Esses são os três modelos mais populares quando falamos sobre os benefícios que o marketing de geolocalização pode trazer para uma empresa, destacando-se assim o valor que esse tipo de estratégia é capaz de causar dentro do cenário comercial moderno.

Agora, se o seu objetivo é justamente conquistar essa proximidade quase que física com seu público, é preciso saber então como melhor utilizar dessa nova tática de mercado.

Aplicando o marketing de geolocalização

Essa maior proximidade ao público pode fazer com que uma marca se destaque ao olhar do público da mesma forma em que tendas para eventos conseguem colocar uma marca em evidência em uma feira. Para isso basta lidar com essa tática por meio de passos como:

Definição de público

Cada companhia lida com uma audiência de preferência e somente ao definir que público será esse é que uma marca poderá criar uma campanha voltada a região onde esses possíveis clientes podem se encontrar, de acordo com a localização de tal grupo.

Tecnologia adequada

Para que uma estratégia de geolocalização possa funcionar corretamente é preciso estar atento a todas as tecnologias que irão ter alguma utilidade nessa tática, indo além do GPS dos dispositivos móveis, mas também programas que conversem com essa função.

Plataformas de anúncios como o Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, permitem fazer uma configuração de suas campanhas na internet, facilitando assim o direcionamento de um anúncio de acordo com a localização do seu público de interesse.

Ofertas otimizadas e únicas

Com essa questão da proximidade é possível para uma pessoa ficar exposta a um anúncio específico, no entanto, para que tal comunicação tenha o resultado desejável é indicado lidar também com ofertas exclusivas que podem ser liberadas através desse sistema.

Com ajuda da geolocalização e de aplicativos desenvolvidos por uma loja, pode ser possível pagar por um preço menor do que aquele presente em rótulos e etiquetas, tudo graças a uma ação criada para ser compartilhada através de redes e dispositivos móveis.

Acompanhamento de resultados

Finalizando essa tática é preciso destacar a necessidade que existe em seguir acompanhando todos os resultados conquistados por uma marca ao usar desse tipo de tática, de forma a repetir estratégias de sucesso ou evitar aquelas de baixa performance.

Tudo isso explica como o marketing de geolocalização vem conquistando um espaço cada vez maior no mercado, sendo também uma forma de acompanhar o seu próprio público onde quer que ele esteja, usando o GPS em seu celular para então estar próximo a ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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