O que é marketing de causa e como fazer

marketing de causa

O marketing de causa pode acarretar no fortalecimento da marca e na fidelização de clientes, mas para isso é preciso que exista um alinhamento entre a causa e os valores do público-alvo, além da definição dos melhores canais e da busca por parcerias.

Certamente você já percebeu que os consumidores estão mais preocupados com os impactos de suas aquisições na sociedade e no meio ambiente.

Empresas como uma consultoria ambiental que adota o marketing de causa já perceberam esse comportamento e não têm razões para reclamar sobre isso.

No entanto, existe uma tênue linha entre apoiar legitimamente uma causa e explorar uma imagem caridosa que não condiz com a realidade da sua companhia.

Quando isso acontece, em vez de engajar seus consumidores, as empresas que falham em seus posicionamentos ou agem de má-fé para transmitir um valor inexistente acabam destruindo suas reputações e afastando seus clientes.

Fazer marketing de causa precisa ser algo verdadeiro, que tenha um significado e conecte a empresa com seu público.

Neste artigo abordaremos o marketing de causa, trazendo seus conceitos e dicas para a elaboração de suas estratégias. Leia até o fim para conferir.

O que é Marketing de Causa?

Um fabricante de estação de tratamento de efluentes sabe que as pessoas costumam torcer para os mocinhos, e não para bandidos. É partindo desse princípio que o marketing de causa consegue obter sucesso, pois mexe com o lado emocional dos consumidores.

Em suas estratégias são promovidos esforços sociais e ambientais para contribuir com o meio ambiente ou com a comunidade em que a organização está inserida.

Existem dois outros fatores importantes para entender o marketing de causa que merecem atenção: o marketing social e a responsabilidade social e ambiental.

Marketing social

O marketing social promove ações sociais que visem a mudança da percepção e de atitudes das pessoas e de suas comunidades. Nem todas as vezes envolve investimentos financeiros na causa em si, de forma que os recursos podem vir de outras iniciativas.

Se tratam de esforços colaborativos que podem envolver entidades com e sem fins lucrativos, buscando proporcionar benefícios em todos os sentidos, como desenvolver um programa social para uma comunidade carente voltado para a inovação tecnológica.

Os beneficiários ganham conhecimento e posteriormente, se quiserem, podem ser integrados às organizações como força de trabalho qualificada, como em uma consultoria agronegócio.

Responsabilidade social e ambiental

A responsabilidade social e ambiental está ligada às ações voluntárias das empresas para promover o bem-estar de seus colaboradores, clientes e comunidade, não são impostas pelo poder público e nem recebem incentivos para sua realização, precisando ser algo genuíno.

Existem uma série de meios para que uma empresa reduza seus gastos e minimize seus impactos no meio ambiente, como:

  • Aproveitar a água chuva em seus banheiros;
  • Adotar paredes verdes para ajudar na temperatura interna;
  • Investir na qualidade do ar;
  • Investir na estética natural do meio ambiente.

Com esse tipo de posicionamento que envolve ações sociais e causas que interferem na relevância da postura ética da empresa, como uma empresa de coleta de lixo reciclável SP, é transmitida uma boa imagem e conexão com o seu público-alvo.

Segundo o Cone Communications Global Study de 2013, foram relatados por 91% dos consumidores que trocariam uma marca por outra com os mesmos padrões de qualidade e preço se ela apoiasse uma causa social.

Como você pode ver, quase todos os consumidores aceitariam testar uma nova marca e deixar para trás sua fidelidade com outra se sua concorrente fosse socialmente engajada em alguma causa.

Pensando em todos os investimentos necessários para sua empresa conseguir atrair novos clientes e conquistar fatias do mercado dominadas pela concorrência, temos que concordar que o caminho do marketing de causa é muito mais suave.

Você deve estar se perguntando como aplicar esse conceito em sua empresa de planejamento e gerenciamento de obras, então vamos a este tópico com algumas boas práticas e estratégias.

Quais as 6 melhores estratégias para sua adoção?

Conforme já abordamos, existe um limite sensível entre o sucesso de abraçar uma causa e ter uma postura apelativa e de exploração de problemas sociais e ambientais como forma de se autopromover.

Para não errar, é preciso estudar as possibilidades e planejar muito bem as ações. Para estruturar sua estratégia, siga as dicas que trouxemos para você.

  1. Alinhe a escolha da causa com os valores do seu público-alvo

Para escolher uma causa e lutar por ela, envolve-se toda uma sintonia com os valores que sua empresa tem. Essa sintonia mostrará que seu desejo de promover melhorias é genuíno, de forma que envolverá os colaboradores do negócio.

Além de se envolver com os valores de sua empresa, é importante que a causa esteja alinhada com seu mercado de atuação, tendo uma conexão com os valores do seu público-alvo e da sua persona.

Dessa forma o público, ao escolher comprar os produtos ou contratar serviços de uma empresa, saberá que apoia a participação indiretamente daquela causa.

  1. Tenha transparência com o propósito e os meios de dar suporte 

Sua empresa prestadora de serviços ambientais precisa garantir a transparência em relação ao que é promovido e como os clientes contribuem para o sucesso do projeto.

Quando você menciona que R$ 10,00 das vendas será transferido para uma instituição, se torna essencial apurar o montante posteriormente e demonstrar como ele foi realmente utilizado.

Seguir ao lado do cliente neste momento de apoio a uma causa é uma forma de mostrar o início, meio e fim de uma história.

Nada gera mais simpatia, empatia e engajamento do que uma história com final feliz, e esses são sentimentos fundamentais para a fidelização do cliente.

  1. Defina os melhores formatos e canais para divulgação

Escolha os canais e os formatos de conteúdos mais apropriados para a publicidade das ações de apoio. Uma das coisas que isso envolve é escolher as redes sociais em que seu público-alvo está mais concentrado.

Para a geração de conteúdos, considere vídeos ao vivo nas redes sociais, registros fotográficos de reformas, compilações de vídeos e melhorias promovidas.

Mas é preciso ter atenção à forma com que se explora as dores e os problemas sociais, pois em vez de provocar engajamento, podem passar uma sensação de oportunismo.

  1. Engaje colaboradores, clientes e comunidade

Sua empresa de consultoria e licenciamento ambiental precisa promover ações e convites que façam com que todos os envolvidos participem do marketing de causa.

Você pode usar hashtags especiais nas redes sociais, pedindo para que os clientes façam o mesmo quando virem alguma situação semelhante que precise de ajuda.

Outra ideia é criar um calendário de eventos, sempre comemorando os bons resultados que conseguir com seu plano de ação.

  1. Não fique apenas nas contribuições financeiras

Você não deve focar apenas em contribuições financeiras, uma vez que existe um universo de possibilidades de formas de ajudar, como:

  • Promover a capacitação de uma comunidade;
  • Facilitar a inserção no mercado de trabalho;
  • Criar conexões com instituições de ensino;
  • Criar conexões de apoio ao desenvolvimento.

Todas essas são abordagens muito valiosas, demonstrando que existem outros meios para contribuir para a maioria das áreas sociais e ambientais.

E faça de seu discurso uma verdade. Por exemplo, se sua empresa quer demonstrar seu caráter sustentável, é importante apostar em coleta seletiva e reciclagem, o que pode até gerar economias internas.

  1. Busque parcerias que podem agregar na solução da causa

Uma empresa que contribui em uma causa como um plano de gerenciamento de resíduos de saúde já é bom, mas quando contribui em duas ou mais, é melhor ainda, pois ajuda mais na solução do problema.

Busque conversar com seus parceiros de negócios, busque investimentos, patrocinadores e apoiadores.

Criar ações e eventos em conjunto são ações que potencializam os resultados da sua causa, mostrando que o foco principal está na contribuição que pode ser feita e não no seu negócio.

São diversas as empresas que conseguem realizar essas estratégias com muito sucesso e se destacar no mercado.

Considerações finais

O marketing de causa envolve a tomada de decisão para lutar e defender uma causa, seja ela social ou ambiental, mas é fundamental que isso seja algo genuíno, pois em certas circunstâncias pode ser confundido com oportunismo.

Neste artigo você entendeu melhor do que se trata o marketing de causa e viu uma série de dicas para sua implementação.

Saiba por fim que o marketing de causa e as estratégias de branding estão intimamente ligadas. A escolha de qual projeto você vai desenvolver precisa ser estratégica e necessita do envolvimento dos gestores e colaboradores do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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