A CRO é uma das várias siglas de conversão que os profissionais do Marketing costumam ter contato no dia a dia das empresas durante a realização dos seus trabalhos. A CRO tem características que podem e devem ser estudadas por todos do ramo de Marketing.
Para um negócio ter sucesso, é indispensável contar com estratégias de Marketing que possam aumentar a taxa de conversão para que os leads se transformem em clientes fidelizados, como é o caso da CRO.
Seja qual for o segmento de atuação, sempre existe alguma forma possível de utilizar a CRO para otimizar os processos de conversão de uma empresa, chegando aos objetivos e metas traçados.
Ademais, qualquer canal digital utilizado para converter precisa de atenção dos colaboradores e gestores, no intuito constatar o desempenho das estratégias e como a CRO poderá ser usada de maneira eficiente.
Afinal de contas, quem não quer que o próprio negócio apresente resultados de vendas acima da média, não é mesmo? Por isso é tão importante conhecer mais sobre a CRO e entender como a taxa de conversão pode ser melhorada.
O artigo de hoje vai esclarecer a você o que é a CRO e te explicar como aumentar a taxa de conversão no seu negócio seguindo algumas dicas que nós organizamos. Confira todos os detalhes adiante.
O que é CRO?
CRO é uma sigla em inglês para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização da Taxa de Conversão.
A CRO é uma estratégia que visa a melhora de um determinado canal de comunicação utilizado pela empresa no intuito de conseguir a conversão de clientes. A lógica é atrair e converter.
Nesse momento, a CRO faz análises de como conseguir mais vistas nos seus canais de comunicação e também de como essas visitas de clientes em potencial podem de fato ser convertidas através de uma ação sugerida.
No entanto, o objetivo da CRO só pode ser cumprido com uma otimização da jornada do cliente, sem que um caminho muito complexo seja percorrido sem um entendimento antes mesmo de chegar ao final.
Veja o que pode ser melhorado pela CRO: layout da página, menus, botões call to action, texto do conteúdo, formulários, imagens, vídeos e muito mais.
Com isso, a CRO ajuda a elevar o nível de conversões realizadas por meio de processos otimizados e que interessem os usuários que estão envolvidos com a marca.
Como consequência da correta aplicação de estratégias da CRO, as vendas e o retorno financeiro aumentam consideravelmente, pontos que são extremamente importantes para o sucesso da empresa.
Para complementar esta leitura, acesse este artigo também: 7 dicas para você criar uma Landing Page de Alta Conversão
Como a CRO pode te ajudar a aumentar a taxa de conversão
É fato que a CRO ajuda a aumentar a taxa de conversão de um negócio, mas como? É simples:
– Uma estratégia é definida e investimentos são feitos;
– Os clientes certos são alcançados e convertidos;
– Mais vendas e mais lucratividade são obtidas.
Portanto, a taxa de conversão aumenta com o uso consciente da CRO.
Maneiras de aplicar a CRO no seu negócio
Para que a CRO seja eficaz no seu negócio, existem alguns passos que podem ser seguidos para obter êxito.
Reunir dados e informações relevantes
O primeiro passo para aplicar a CRO de modo eficaz é reunindo dados e informações relevantes da base de clientes do seu negócio que possam ser usadas para as melhorias.
Logo, você pode realizar pesquisas através dos seus canais de comunicação (site, redes sociais, etc.), entrevistas e outros caminhos possíveis para fazer a análise de métricas e entender o que pode ser melhorado.
Nesta etapa, é fundamental ouvir o que os consumidores têm a dizer sobre a empresa, já que são eles o foco principal. Então compreenda em detalhes as reclamações e os elogios que as pessoas fazem e como a sua empresa pode reagir para mudar o que está ruim.
Otimização é a palavra-chave
Já com a noção do que precisa mudar, chegou a hora de pôr em prática as melhorias com a CRO. Você deve definir uma estratégia e otimizar todo o processo de interação que o cliente terá com a sua marca.
Depois, é interessante ver de perto a performance destas mudanças e saber se elas estão surtindo efeito. Ajustes nas estratégias são mais do que bem-vindos nessa etapa de otimização.
Acompanhe as mudanças dos clientes
Outra forma de usar a CRO é acompanhando as tendências de comportamento dos clientes, pois mesmo que uma estratégia tenha funcionado por determinado tempo, ela pode não ser mais a ideal atualmente.
A forma como os usuários interagem com uma marca sempre está em evolução e o mercado deve seguir estas mudanças para conseguir atrair a atenção e o desejo dos clientes.
Não tenha medo algum de mudar de rota para alcançar o objetivo de converter mais e melhor.
Entenda mais sobre conversão e taxa de conversão
Já que estamos falando de uma estratégia legitimamente de conversão, é importantíssimo que você saiba do que se trata a conversão e a taxa de conversão.
Conversão
A conversão é uma ação que ocorre por parte do usuário com base em um estímulo feito pela marca, desde um clique até uma resposta com os dados pessoais.
Essa conversão existe realmente quando uma pessoa fornece suas informações para a marca ou compra algo da marca, se transformando em um lead.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é o cálculo feito para saber o quanto de leads foram convertidos com as estratégias de marketing.
Sendo assim, o número de visitas na sua página e o número de conversões precisam ser considerados neste ponto. Por exemplo: com 2 mil acessos e 200 conversões, a taxa de conversão é de 10%.
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