É fato que a maioria dos empreendedores odeia escrever e, na verdade, esta é uma habilidade que muitas pessoas duvidam que tenham e evitarão a todo custo, muitas vezes chegando ao ponto de delegá-la a outra pessoa sempre que possível.
Dito isso, a diferença entre bons e ótimos anúncios geralmente é a qualidade da copy! Basta escrever com paixão sobre serviços, produtos ou marcas de uma forma que faça uma empresa se destacar em seu mercado.
Desenvolver uma redação incrível é provavelmente a melhor e mais rápida maneira de aumentar suas vendas, bem como suas taxas de conversão, no entanto, a maioria das empresas faz isso de maneira errada.
Então, se você estremece com a ideia de escrever para o seu negócio, quer saber o que é copywriting ou se você tem dificuldade em encontrar as palavras certas para escrever, este é o artigo ideal para você.
Nas seções a seguir, listamos dicas sobre como escrever conteúdo comercial que venderá. Acompanhe a leitura!
O que é Copywriting e por que eu preciso dele?
A redação consiste em escrever materiais promocionais de negócios com a intenção de levar as pessoas a fazerem algo.
Ao contrário de outras formas de escrita, copywriting tem tudo a ver com fazer o leitor realizar uma determinada ação após ler os materiais de marketing. Essa ação pode ser comprar, aceitar ou se envolver com um produto, serviço ou marca.
A maioria das empresas relata que o marketing de conteúdo aumentou a quantidade e a qualidade dos leads. Na próxima seção, vamos aprender algumas dicas e truques que você pode usar para fazer seu conteúdo escrito se destacar!
Como escrever uma copy que vende
Assim como qualquer coisa no mundo dos negócios, a redação leva tempo para se destacar, mas isso não significa que você não possa aprender algumas dicas úteis hoje! Vamos dar uma olhada em como você pode fazer a sua redação brilhar:
Conheça bem o seu público alvo
Embora pesquisar e criar uma buyer persona pareça muito trabalhoso, vale a pena. Suas buyer personas são a chave para escrever uma copy eficaz que falará com seu público. Compreender o seu cliente é fundamental e, se não o fizer, prejudicará as suas vendas.
Uma das melhores maneiras de entender melhor seus clientes potenciais e seu mercado-alvo é através de pesquisas, que mostram o que está acontecendo na cabeça de seu público-alvo – quais são suas perguntas, pensamentos, interesses e preocupações.
Felizmente, isso não requer toneladas de orçamento de marketing para fazer! Você pode usar o Google Forms, SurveyMonkey, Wufoo, enquetes no stories do Instagram, enquetes de postagem do Facebook e em outras ferramentas.
Analise a concorrência
Estudar a concorrência é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Na verdade, você pode economizar muito tempo desta forma. Descobrir os ângulos com que estão fazendo marketing, que conteúdo estão escrevendo, quanto estão cobrando e como estão conseguindo clientes é uma informação forte que você pode usar como base para melhorar.
Além disso, se você quiser dar um passo adiante, leia os conteúdos em revistas e outros tipos de publicidade para ver como os profissionais elaboram suas mensagens. Siga os líderes do setor e adapte o que você aprendeu ao seu negócio específico!
Tenha sempre um propósito em mente
Embora a quantidade de informação pareça predominar no mercado, a qualidade é o que realmente deve importar para você e sua empresa! Cada parte de seu copywriting precisa ter um propósito que se encaixe em seu plano de marketing geral.
O texto criativo por si só não faz nenhum bem se não servir a um propósito. Certifique-se de que seu conteúdo envolva seu público, eduque ou gere confiança.
Use a fórmula AIDA
Você sabe exatamente quem é o seu público-alvo e quais são seus interesses, desejos e pontos fracos? Agora é hora de produzir um artigo!
Infelizmente, neste estágio, você tem informações, mas pode não saber o que fazer com elas, muito menos como usá-las para redação eficaz, é aí que a fórmula de marketing AIDA pode ser útil, especialmente quando se trata de brainstorming de conteúdo copywrite.
A fórmula foi projetada em torno do interesse do público-alvo de uma empresa, ajudando você a ver através do bloco de informações e a fazer com que você escreva!
Então, o que significa exatamente AIDA? A fórmula de marketing representa:
Atenção
Acredite ou não, uma única linha de texto bem escrita pode fazer uma pessoa parar de navegar no Facebook e prestar atenção – e não é porque você foi incrivelmente inteligente.
É porque você falou de forma precisa e direta!
Considerar:
- Abrir com uma pergunta para forçar seu leitor a responder mentalmente;
- Manter as frases curtas para manter seus leitores lendo;
- Declarar suas afirmações de maneira enérgica;
Por exemplo, se você for uma empresa de fotografia, pode querer escrever:
“ Nós não apenas tiramos fotos. Capturamos os momentos íntimos que você pode lembrar para sempre! ”
Em vez de escrever:
“Olá, seja bem-vindo ao nosso site. Se você está procurando uma fotografia de qualidade, você veio ao lugar certo! ”
Interesse
É extremamente difícil fazer alguém clicar em um site, pois há uma disputa de atenção entre concorrentes, anúncios e outros tópicos que o público vê diariamente.
Despertar o interesse é o que vai atrair o público. Entre a combinação matadora do título que chama a atenção e a linha de interesse, é possível intrigar tanto seus leitores que eles podem ajudar.
Desejo
Quando esse clique é feito por interesse, você deve fazer tudo o que puder para convencê-los de que tomaram a decisão certa! Neste estágio, você deseja criar uma Proposta de Venda Única. Pode ser uma garantia de reversão de risco, alguns bônus ou qualquer coisa para despertar a curiosidade do público alvo.
Ação
Agora, é a etapa final! Assim que o produto se conectar bem com as necessidades e emoções do público, é recomendável fazer uma chamada à ação envolvendo o seu negócio.
Seguindo esta fórmula, você desenvolverá uma copy que realmente se conectará com o seu público por meio das etapas necessárias!
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