Métricas de Marketing: saiba como mensurar seus resultados

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Toda estratégia de marketing com o intuito de efetivar os planos de maneira correta, deve possuir a etapa da avaliação. Isto é, deve ter as Métricas de Marketing presentes em parte do processo.

A partir do uso delas, você conseguirá entender se o investimento realizado em campanhas pagas teve um retorno de fato, se o tráfego para o seu site sofreu um crescimento relevante ou se as vendas estão no ponto desejado no princípio do planejamento. 

Para ajudá-lo na mensuração dos resultados da sua empresa, os tópicos abaixo foram preparados. Continue a leitura e entenda o que são as Métricas de Marketing e quais as principais usadas dentro do mercado.

O que são Métricas de Marketing?

As Métricas de Marketing são ferramentas ou softwares que podem operar em diversos pontos da sua estratégia, seja dentro de um canal específico ou no modelo mais tradicional, fora do digital. Com elas, é possível medir o quão frutífera foi uma campanha ou uma ação.

Estar preparado para o ambiente do marketing digital, onde os dados de visitantes, vendas, visitas, entre outros, estão cada vez mais dispersos, significa acompanhar o andamento de cada item, para bater de frente com a concorrência.

Com o uso das Métricas de Marketing, é possível entender profundamente o comportamento do público. Dessa forma, a sua equipe pode pensar em estratégias inovadoras para atender as demandas e necessidades dos clientes.

Além disso, delimitar ações, mesmo com metas e objetivos específicos, sem acompanhá-las e nem fazer a mensuração correta, é navegar nos achismos, dificultando a compreensão do real estado da sua campanha.

Tipos de Métricas de Marketing

Para cada etapa das ações da sua empresa, é possível encaixar métricas voltadas para essas situações, de modo a entender cada parte de um todo. Existem 5 modelos de Métricas de Marketing dentro do mercado. São eles:

  • Métricas de negócios;
  • Métricas de engajamento;
  • Métricas de fidelização;
  • Métricas de conversão;
  • Métricas sociais;

Abaixo, selecionamos um tipo de métrica de cada um dos itens mencionados acima, para facilitar na escolha da sua mensuração.

Ticket médio

O ticket médio faz parte das métricas de negócio e leva esse nome por mensurar as vendas e se importar com o valor gasto de uma compra, similar à nota recebida após uma compra de supermercado.

Ele é calculado de uma forma simples: o valor da venda total de um produto ou serviço em razão do número total das vendas.

Há também a possibilidade de calcular por meio do número de clientes, preservando um período específico de compras para extrair o valor médio.

Compartilhamento

A taxa de compartilhamento é uma das métricas mais perseguidas no contexto do marketing digital, onde grande parte dos usuários está presente no meio das redes sociais.

Tão importante quanto o número de curtidas, comentários e visualizações é o número de compartilhamentos, que aumenta a possibilidade de divulgar o conteúdo e atingir muito mais pessoas.

O compartilhamento também é uma forma do usuário publicar o conteúdo da sua marca diretamente no perfil dele. Observar essa métrica é entender o quanto as pessoas estão gostando e passando os seus valores para frente.

Índice de recompra

A fidelização é uma das ações mais importantes do processo de marketing. Fidelizar um cliente é fazê-lo retornar novamente para a compra no seu site ou torná-lo um verdadeiro fã e propagador do seu serviço.

E o índice de recompra é uma excelente maneira de compreender o movimento de compradores que retornam ao seu serviço ao menos uma vez após a primeira compra.

Para marcas que possuem um programa de fidelidade, basta fazer uma divisão entre o número de vendas feitas no programa e o número total de vendas. Multiplique o resultado por 100 e você obtém uma porcentagem referente ao índice de recompra.

Taxa de conversão

A conversão, no marketing digital, diz respeito às ações realizadas pelos usuários para se tornarem leads, aquelas pessoas que passaram uma informação para o site em troca de um benefício. 

Calcular a taxa de conversão é ter uma ideia de como anda a jornada de compra dos visitantes da sua empresa. Para obtê-la, a divisão é feita entre o número de conversões contra o número total das visitas e, logo depois, multiplicado por 100 para ter uma porcentagem.

Alcance

A taxa de alcance é uma das Métricas de Marketing responsável por providenciar o número de pessoas que estão recebendo suas postagens, seja no Facebook, Instagram ou Linkedin. Cada canal possui um espaço dedicado para essa tarefa.

Mas também é possível realizar um cálculo para essa tarefa: no período de um mês, divida o número de seguidores obtidos, contra o número de publicações, para entender quantas pessoas foram de fato alcançadas.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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