Qualquer que seja o setor em que você atue, é preciso abrir as asas para crescer. Você tem que fazer sua marca evoluir e estender o alcance de mercado de seus produtos para que sua empresa possa resistir à enorme competição que todos os setores enfrentam hoje. Existe um clichê que diz que, se uma organização não se expande, o resultado óbvio é que ela encolhe. Esse clichê é muito preciso. Quando as empresas não conseguem atrair novos públicos, não conseguem fazer incursões em novas regiões e ignoram a necessidade de buscar novos grupos demográficos, muitas vezes acabam se tornando menores e, por fim, extintas.
Com esse entendimento, você deve procurar constantemente maneiras eficazes de aumentar o tráfego do seu site. Você precisa redesenhar suas estratégias de marketing para torná-las explosivas e convincentes. Uma delas é o marketing viral.
O que é o marketing viral?
O marketing viral é uma estratégia de marketing na qual você cria conteúdo online tão convincente e inspirador que seu público-alvo o espalha e compartilha com seus amigos. É semelhante à publicidade boca a boca, exceto que grande parte dela acontece online.
Se você deseja promover sua marca usando marketing viral, seu foco deve ser a criação de conteúdo que tenha o potencial de “se tornar viral”. A seguir listamos algumas etapas essenciais que o ajudarão a criar conteúdo viral para sua campanha de marketing. Veja!
Prepare-se para o crescimento
Uma campanha de marketing viral bem-sucedida trará um crescimento explosivo. Isso significa mais clientes, mais tráfego online, mais mercados e mais dados demográficos de clientes. Você está pronto para esse crescimento? Certifique-se de que sua hospedagem na web esteja preparada para um grande tráfego online, que sua loja offline tenha estoque suficiente e que seu comerciante esteja preparado para um aumento repentino nas vendas. Se sua campanha de marketing for explosiva, mas não conseguir satisfazer seus novos clientes, a reputação de sua marca pode ser danificada irremediavelmente.
Conheça o seu público-alvo
Quem você está almejando com sua campanha de marketing viral? Muitos profissionais de marketing cometem o erro de desenvolver conteúdo viral que agradará a todos. Quando você cria conteúdo para todos, na verdade não o está criando para ninguém. Você não pode apelar para todos. Ninguém jamais conseguiu fazer isso. Conheça seu público, descubra o que ele ama em seus produtos e quais são suas necessidades reais e, em seguida, adapte seu conteúdo ao desejo do coração, às necessidades de produto e à vida pessoal.
Tenha uma mensagem clara
Seu principal objetivo é falar ao coração de um cliente individual. Certifique-se de que a mensagem seja clara, esteja na linguagem que o cliente melhor entende e que inspire e motive. É verdade que a maioria das campanhas virais são acidentais, mas isso nunca deve ser uma desculpa para não planejar suficientemente sua campanha.
Encontre o canal certo
Sua mensagem pode ter todos os ingredientes de um conteúdo viral, mas não alcançará muitas pessoas se você compartilhá-la nas plataformas erradas. Você deve disseminá-lo por meio dos canais que abrigam a maioria de seus clientes-alvo. Se você deseja que a mensagem alcance um público jovem, por exemplo, você terá uma chance melhor se compartilhá-la no Instagram em vez de no Facebook. Se você decidir compartilhá-lo no Facebook, certifique-se de fazê-lo com os grupos de membros que podem se relacionar com aquele conteúdo. Outros canais importantes que o ajudarão a promover e alcançar um amplo público incluem Twitter e YouTube.
Ofereça um incentivo para qualquer pessoa que compartilhar seu conteúdo
Prometa oferecer um produto gratuito ou prêmio em dinheiro para qualquer pessoa que compartilhar uma postagem no Facebook promovendo sua mensagem e receber mais comentários. Se você estiver enviando o conteúdo para uma lista de e-mail, inclua a opção de indicar amigos e prometa recompensar o assinante de e-mail que indicar os novos assinantes. As pessoas estarão competindo pelo incentivo, o que as obrigará a continuar compartilhando sua mensagem, tornando-a, consequentemente, viral.
Trabalhe nas emoções das pessoas
Atraia as emoções do seu público. Por exemplo, você pode contratar um comediante para enviar sua mensagem de forma humorística. Você também pode torná-lo sentimental se souber que ele captará melhor as emoções e ainda informará o seu público. Qualquer coisa que inspire esperança, faça as pessoas rir e ofereça soluções para medos e sonhos é bom para capturar emoções.
Faça seu conteúdo visualmente orientado
Você provavelmente sabe que a maioria das mensagens virais são visuais. Vídeos e imagens são mais fáceis de digerir pelas pessoas, o que os torna mais fáceis de compartilhar. Você obterá mais compartilhamentos para um vídeo do que para um bloco de texto estático.
Coloque seu plano em ação
Sua campanha não explodirá por acidente. Certifique-se de tomar todas as providências necessárias para torná-lo viral. Lembre-se de que todos os seus concorrentes estão trabalhando duro para tornar seu conteúdo viral também. Você não pode se dar ao luxo de deixar nada ao acaso.