O marketing para YouTube é ideal para empresas que buscam crescimento por ser uma proposta interessante para trazer bons resultados.
Afinal, com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais e sendo a segunda maior plataforma de mídia social do mundo, fica fácil entender o quanto é importante construir um bom marketing para YouTube para qualquer negócio.
No entanto, esse grande número de usuários ativos na plataforma não é o motivo principal para que as empresas em geral devem incluir uma estratégia de marketing nela.
De acordo com dados recentes do Sprout Social, os consumidores estão cada vez mais recorrendo ao YouTube para entretenimento, educação e até mesmo pesquisa de produtos.
Por exemplo, digamos que uma pessoa que está interessada em comprar vidros temperados para a reforma de sua casa esteja em dúvidas sobre a resistência e os benefícios desse vidro.
Ao pesquisar o termo no Google, os principais conteúdos e também vídeos no YouTube aparecem, direcionando o usuário para assitir sobre o que estava procurando.
No entanto, isso pode acontecer diretamente pela plataforma do YouTube, em que o usuário pesquisa na aba de busca interna do site o produto que deseja ver uma resenha, análise ou crítica.
Dessa forma, o marketing na plataforma pode ajudar empresas de diversos segmentos a aumentarem o reconhecimento da marca, tanto empresas de argamassa para porcelanato como lojas de eletrônicos, por exemplo.
E além do reconhecimento de marca, essa estratégia ajuda a construir relacionamentos mais fortes, impulsionar o SEO e gerar tráfego de alta conversão.
Já viu o quanto é importante estruturar uma estratégia de marketing do YouTube, não é mesmo? Neste artigo você aprenderá o que é marketing no YouTube, sua importância e dicas para implementá-lo em seu negócio.
O que é marketing no YouTube?
Basicamente, o marketing do YouTube é o processo de promoção e publicidade de uma marca, produto ou serviço na plataforma. Ou seja, é uma estratégia, assim como uma de marketing de conteúdo e marketing de influência, porém dentro da plataforma do YouTube.
Os profissionais de marketing usam esse site para fazer:
- Criação de vídeos originais;
- Parceria com influenciadores;
- Promover anúncios em vídeo;
- Fazer resenhas e análises de produtos e serviços.
Ou seja, isso significa que tanto uma produtora de filmes pode divulgar seus teasers e trailers, como uma loja de itens de decoração pode divulgar seus produtos e produzir conteúdo pela plataforma ou mesmo promover anúncios por lá.
É importante destacar que as classificações no site são altamente competitivas, mas há uma razão pela qual as marcas investem incansavelmente em marketing de YouTube: os influenciadores!
Eles são o ponto-chave das estratégias de marketing ali, e podem fazer com que qualquer marca seja altamente impulsionada. Portanto, é de fato uma ótima estratégia para trabalhar com criadores e construir credibilidade dentro de cada nicho de mercado.
Além disso, mais de 70% dos consumidores relatam comprar um produto depois de vê-lo no YouTube, de acordo com estudos recentes publicados pela Growth Academy.
Logo, seja pra divulgar tendas para eventos ou produtos de cabelo, o YouTube sem dúvidas é um ótimo meio. Sem contar que exibir anúncios na plataforma pode trazer alto retorno para sua marca.
Por que o marketing do YouTube é importante?
Como já mencionamos no tópico anterior, as estatísticas mais recentes sobre o YouTube mostram uma verdade: profissionais de marketing e consumidores adoram vídeos.
No geral, todo mundo prefere sentar para assistir um vídeo pelo celular explicando sobre algum tema de busca do que ler um longo artigo com muitas informações, seja sobre laje treliçada ou sobre cursos para desenvolvimento pessoal, por exemplo.
Além disso, de acordo com a própria plataforma, as pessoas compartilham vídeos com amigos e familiares duas vezes mais do que outros tipos de conteúdos.
E não há lugar melhor para desfrutar de conteúdo de vídeo do que no YouTube, onde as pessoas assistem a mais de 1 bilhão de horas de vídeo todos os dias.
Portanto, o marketing dessa plataforma tem muitos benefícios para o seu negócio e é muito importante.
Como fazer marketing de YouTube?
Agora vamos finalmente ver as principais dicas para impulsionar estratégias de marketing para o YouTube.
Essas estratégias são cruciais para construir uma base sólida nos impulsionamentos na plataforma e garantir resultados mais satisfatórios.
Crie conteúdo relevante relacionado à sua empresa
A primeira dica é de fato criar conteúdo relevante que se relacione com o nicho da sua empresa. Ou seja, não é indicado promover conteúdos sem um direcionamento ou com base em achismos.
É preciso descobrir o que seu público quer (e precisa) ver em seu conteúdo. Por exemplo, em uma empresa de engenharia, os clientes podem procurar por caldeiraria industrial ou por informações sobre serviços do ramo, por exemplo.
Uma boa dica é pesquisar seus clientes existentes por e-mail ou até mesmo abrir uma caixa de perguntas no Instagram, por exemplo.
Outra boa dica também é pesquisar as consultas ou termos mais buscados no Google ou no próprio YouTube que tenham relação com o segmento da sua empresa. Algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo são SEMRush e Google Trends.
Em geral, essas são algumas ótimas opções de tipos de conteúdo relevantes que as empresas podem produzir no YouTube.
Promova engajamento em todos os vídeos
Além de curtir, é importante que você incentive seu público a comentar e compartilhar em todos os vídeos, e isso pode ser feito de forma orgânica.
Mas é importante lembrar que, apesar de parecer uma ação simples, o YouTube pensa muito em mostrar às pessoas os melhores vídeos na página inicial, colocando-as em uma posição melhor quando as pessoas pesquisam algo relacionado, entre outros benefícios.
E esse encorajamento pode assumir muitas formas, não apenas pedir um comentário ou compartilhar.
Portanto, faça isso de forma estratégica para as pessoas comentarem uma frase ou palavra especial durante o vídeo, como dizer que só quem viu o vídeo sabe o que significa.
Ou ainda incentivar o compartilhamento como forma de ajudar outras pessoas próximas ao conteúdo da mesma forma que você ajuda quem está assistindo.
Use SEO para direcionar as pessoas para seus vídeos
SEO é a sigla que significa Search Engine Optimization, que em português significa otimização para motores de busca.
Com essa estratégia, você pode fazer pequenos ajustes em seus vídeos para que eles tenham mais chances de aparecer quando as pessoas estiverem procurando por algo relacionado.
E isso sem ter que investir nada do seu orçamento nisso! Você atrai mais pessoas de forma natural e orgânica.
Para isso, você precisa utilizar algumas técnicas específicas do YouTube, afinal o SEO vai muito além do YouTube, pois aplica-se aos sites, artigos de blogs, páginas de vendas e muito mais.
É por isso que é fundamental estruturar uma estratégia de conteúdo completa a fim de fazer com que o marketing do YouTube tenha uma base mais sólida para gerar melhores resultados para os negócios.
Invista em anúncios para alcançar mais pessoas
É possível que seu vídeo apareça antes do vídeo de outro canal na forma de um anúncio. Ou até mesmo aparecer em outras plataformas como Google, Facebook e Instagram, por exemplo.
Isso pode ocorrer na forma de anúncios online, que é desenvolvido pelo Facebook Business, por exemplo.
Assim, seu conteúdo chegará a mais pessoas interessadas no que você tem a oferecer, mesmo que não conheçam seu canal ou sua empresa.
Isso porque os anúncios permitem que você direcione seu vídeo exatamente para quem você deseja atingir, aumentando seus resultados e aumentando suas chances de conseguir um novo público para seu canal.
Considerações finais
Como vimos, usar o YouTube para comercializar um negócio pode trazer resultados incríveis para qualquer empresa de qualquer segmento de mercado. Independentemente se for empresa que promove venda de tenda piramidal ou loja virtual de velas aromáticas.
E com este artigo certamente você já possui um guia para iniciar suas estratégias de marketing pelo YouTube.
Agora é importante ressaltar que, para obter resultados realmente satisfatórios, é essencial que você implemente uma estratégia completa de marketing digital muito além do YouTube.
É fundamental utilizar outras mídias e canais como Facebook, Google, Instagram, e-mail marketing, ter um bom site, estratégias de SEO, landing pages, lead magnets e anúncios em mídia paga, além de ter um funil de vendas funcionando bem.
Parece muito, certo? Mas esses são apenas alguns pontos de uma estratégia de marketing digital verdadeiramente robusta e profissional.
No entanto, pode ter certeza que essas estratégias feitas de forma completa e definidas podem fazer qualquer tipo de negócio crescer, desde empresa que vende lona para toldo, até lojas de pet shop, por exemplo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.