Marketing humanizado: como isso afeta o seu negócio?

marketing humanizado

O avanço tecnológico é bastante importante de ser acompanhado por qualquer companhia que esteja disponível no mercado, para não ficar para trás em relação aos seus correntes. Esse progresso, no entanto, conversa com outros pontos, como o marketing humanizado.

Isso porque o mercado conta com seus desafios e armadilhas, no qual ao mesmo tempo em que existe o valor de automatizar todos os seus serviços, é preciso ter cuidado para que nesse processo tal companhia não perca o contato humano que tinha com seu público.

Um tópico a ser visto com uma importância ainda maior quando falamos sobre serviços que atingem um perfil variado de público, pois uma criança pode ter facilidade ao mexer com a tecnologia, já o mesmo não pode ser dito sobre pessoas de mais idade, por exemplo.

É verdade que o público está cada vez mais avançado nesse sentido, sendo até mesmo um preconceito etário achar que por causa da sua idade um indivíduo não saberá como lidar com um sistema digital de vendas, mesmo assim ainda é importante ter suas reticências.

Isso deve ocorrer também por causa da procura que o próprio público dá para serviços tradicionais, com um restaurante tendo que se decidir se vai focar em uma cozinha artesanal ou recorrer à velocidade de lidar com uma máquina para fazer massa de pizza.

A verdade é que existe no mercado espaço para ambos os perfis de negócios, da mesma forma em que existe na sociedade os mais variados tipos de públicos, sendo importante então acompanhar isso para garantir um sucesso junto a sua audiência almejada.

No entanto, mesmo quando falamos sobre esses negócios mais modernos, onde um cliente pode fazer um pedido diretamente de casa, usando apenas de um aplicativo, ainda existe a necessidade de oferecer algo de especial ao público, mantendo foco na questão humana.

Um tipo de cenário que envolve até mesmo a forma com que esse público procura por algum tipo de informação, tal como “injeção eletrônica valor”, sendo preciso fornecer respostas claras a esse usuário, para que ele recorra a esse tipo de ferramenta.

Em cima de tudo isso é importante então destacar por detalhes que fazem parte do marketing, mas que não recebem sua devida atenção por parte das empresas. Nesse caso não falamos diretamente sobre as vendas, mas sim sobre o que permite elas.

Para que uma compra seja conquistada, antes é preciso se conectar com esse possível cliente, usando de estratégias que possam tornar um negócio mais atrativo, até mesmo mais humano, sendo isso o que dá nome a tal estratégia de forma particular.

Como funciona o marketing humanizado?

A função do marketing é garantir com que uma empresa alcance os melhores resultados. Cenário esse que muitas vezes olha somente para a conclusão de uma compra e não para tudo que vem antes dessa venda, o mesmo sobre o que acontece depois.

Para se certificar realmente de que uma empresa tenha a melhor performance possível é preciso olhar para tudo o que envolve um cenário de compra, seja a recepção positiva que pode fazer um cliente retornar, até o atendimento inicial responsável por conquistá-lo.

Somente ao olhar para todo o processo de venda é que uma companhia pode ter acesso a uma melhor performance de mercado, com isso valendo para todos os segmentos de mercado, de quem vende flange inox para a indústria até roupas para o público final.

Ainda sobre essa a trajetória de compra a ser seguida por um cliente é preciso citar a importância que o vendedor possui para tal conclusão, já que o trabalho desse profissional pode ao mesmo tempo conquistar uma venda assim como afastar uma de acontecer.

Normalmente o lado responsável para que essa venda ocorra da melhor forma possível é o atendimento personalizado, destacando assim a parcela mais humana da empresa, garantindo a esse cliente de que ele não está fazendo negócios com uma entidade fria.

É por causa disso que a equipe de uma empresa costuma ser tão importante para o seu sucesso, já que se trata do time encarregado de destacar esse elemento mais receptivo presente em cada companhia, com isso sendo o foco principal do marketing humanizado.

Tal serviço acaba sendo ainda mais importante quando pensamos no cenário automatizado do mercado atual, onde cada vez mais um cliente faz uma compra sem sequer entrar em contato com alguém, concluindo tudo pelo computador ou máquina de atendimento.

Por mais prático que isso possa parecer, é uma situação diferente daquela a ser executada pelo uso de equipamento mecânico, como um contador de pulsos em um sistema elétrico, isso porque a perda do elemento humano pode ser prejudicial para o futuro de um negócio.

Tal risco se torna ainda maior se pensarmos na tendência atual do mercado, que é de oferecer um contato especial ao público, destacando sensações e valores que possam fazer uma marca ser vista quase como uma pessoa, um amigo a se fazer negócios.

Tendo isso em mente, o marketing humanizado surge com a responsabilidade de responder a essa demanda, colocando o ser humano como o centro de suas atividades, adotando a empatia como o principal sentimento a ser compartilhado entre as empresas.

Algo muito importante diante a revolução tecnológica do mercado, sendo essencial destacar o seu elemento humano, para que uma companhia não seja vista apenas de forma superficial, como uma mera companhia gerenciada por máquinas.

Como desenvolver o marketing humanizado

Assim como o Homem de Lata queria um coração para se sentir humano em O Mágico de Oz, o marketing humanizado é o que faz com que uma empresa industrial, como um fornecedor de dobra de aço, possa ser vista com um toque mais próximo.

Para que isso se torne uma realidade é preciso trabalhar ao lado de uma série de etapas, o que inclui:

Engajamento com o público

O ser humano é um ser social, conhecido por interagir com os outros, sendo justamente isso o que busca uma empresa no cenário atual, adotando estratégias para que seus perfis na internet consigam engajar com o público, tendo sua atenção e interesse de compra.

Para conquistar isso é preciso manter um contato frequente com seu público, seja no envio de mensagens individuais, por meio de um canal de e-mail ou mensagens de texto, até mesmo na aba de comentários de suas redes sociais, mostrando sempre presente.

Storytelling

Por meio do storytelling é possível criar uma história única para uma empresa. Algo que pode fazer com que o público veja uma companhia de gaxeta de vedação com uma percepção diferente, olhando para ela como alguém que vai além de ser uma companhia.

Quanto melhor for a narrativa criada, maior poderá ser a conexão entre uma empresa e o seu público, facilitando assim o alcance de um maior número de vendas, além de outros benefícios que podem partir dessa confiança criada com tal aproximação.

Aposta nos valores

Assim como a personalidade de uma pessoa é formada por suas crenças e valores, o mesmo deve acontecer em relação a um negócio, sendo importante no marketing humanizado destacar sobre o que acredita uma empresa e seguir tais princípios.

Por exemplo, uma companhia que se diz próxima do meio ambiente deve adotar um sistema de produção que não atinja a natureza, de forma a não prejudicar também a relação de confiança até aqui criada com o seu público.

A função dos influenciadores

Pode ser difícil para uma companhia destacar esse seu lado humano, principalmente para quem atua no meio industrial, mas isso não significa que uma companhia deve deixar de lado esse tipo de propósito, usando então influenciadores para criar tal ponte.

Ao trabalhar ao lado de profissionais de comunicação que falem sobre o meio hidráulico e de reformas, é possível para uma fábrica de curva de inox conquistar uma maior proximidade com o público, usando da atenção que um influenciador já possui no setor.

Altamente disponível

Por último é importante destacar a disponibilidade que deve sempre ser garantida por uma companhia, sendo ela capaz de tirar qualquer dúvida do público a todo o momento, independentemente dos canais escolhido, sendo possível destacar opções como:

  • Redes sociais;
  • Site da empresa;
  • Serviços de e-mail;
  • Atendente automatizado.

O mais importante é que ao recorrer a cada um desses meios, um possível cliente possa tirar todas as dúvidas em relação à compra de um caminhão de água potável, facilitando assim esse tipo de aquisição a ser concluída.

Muitas companhias já vem adotando esse tipo de sistema, criando inclusive uma personalidade junto às suas redes sociais, se afastando do caráter frio e sóbrio que muitas empresas adotavam como a única forma de se comunicar com o público.

Existe sim a necessidade de saber como dosar o seu discurso, para não afastar uma audiência mais formal, mas essa é também mais uma consequência do processo de humanização das marcas, tendo seus erros e acertos de sociabilidade.

O mais importante é sempre trazer algo de único, a ponto de fazer o público escolher por uma empresa em particular, com sua visão mais humana podendo ser uma razão para tal decisão.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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