Já pensou em como está a comunicação do seu negócio com o seu público? Não? Pois saiba que ela deve ser boa e permitir que o indivíduo seja fidelizado, bem como se transforme em um disseminador da marca. Isso tudo pode ser adquirido por meio do marketing de relacionamento.
Nesse sentido, essa técnica tem como finalidade estreitar a relação do estabelecimento com o público, com a possibilidade de atrair novos compradores e ainda permitir que eles sejam divulgadores do serviço prestado pelo local.
Desse modo, essa técnica pode ser aplicada por qualquer comércio que deseja que os seus compradores tenham uma experiência melhor, a fim de que os resultados sejam positivos, gerando satisfação para os clientes e credibilidade para a marca.
Do que se trata o marketing de relacionamento?
Que esse conceito faz parte da realidade de muitos comércio, isso é uma verdade, e por esse motivo uma empresa de paisagismo e jardinagem, por exemplo, sabe que usar somente a tática para o meio digital não basta, é preciso ir mais longe.
Com a concorrência se elevando todos os dias, somente ser conhecido não é o suficiente. Desse modo, o negócio sente a necessidade de ter táticas que conquistem o comprador, principalmente para que ele se torne um cliente fiel.
Essa é a direção que essa metodologia de tática funciona, ele pensa em maneiras para que o comércio elabore uma conexão mais próxima com os indivíduos, desse modo, ele tem a chance de ouvir mais o seu consumidor.
Isso porque para que um comércio tenha um desempenho satisfatório, a sua mercadoria atenda às preferências dos indivíduos e fique de acordo com o gosto de quem compra, é preciso ouvir com atenção quais são as necessidades e objetivos dos indivíduos.
Sendo assim, isso faz a diferença para, por exemplo, uma clinica de medicina do trabalho que desenvolve táticas para fidelizar os indivíduos, usando recursos como promoções e benefícios. Desse modo, o indivíduo se torna fã da mercadoria e faz divulgação.
Além disso, a técnica trabalha com:
- Comunicação em diferentes canais;
- Disseminação da marca;
- Geração de autoridade;
- Comunicação.
Nesse sentido, se essa técnica tem a intenção gerar aproximação com os indivíduos, isso permite que ela trabalhe as suas ações em diversos canais. Assim, as atividades não são pautadas somente em um lugar, mas sim em várias redes.
Além disso, existe a possibilidade de elevar a disseminação da marca, isso quer dizer que o estabelecimento terá a oportunidade de ampliar os seus negócios, tendo a sua atuação chegando para diversos públicos.
Além disso, o comércio constrói a sua autoridade, isso quer dizer que ele se desenvolve, construindo táticas que transmitam para os compradores a visão de um estabelecimento comprometido e seguro.
Dessa maneira, isso leva investimento, sendo que não é construído de uma hora para outra, principalmente porque a autoridade é acontece conforme a atuação do comércio, isso quer dizer que o tempo todo ele está sendo vigiado.
Por isso, é necessário que as atitudes tomadas sejam de acordo com o que o estabelecimento prega, porque senão ele pode ser visto como incoerente.
Por exemplo, uma empresa de pintura predial bastante conhecida precisa trabalhar sempre com base em sua missão, visão e, claro, os seus valores. É necessário sempre seguir todos os pontos que são valorizados na ética da marca.
Já pensou se uma marca trabalha em sua campanha uma ação contra o preconceito, porém ocorre uma situação em que um consumidor passa por uma ação desta, então ele denuncia nas redes e muitos indivíduos conhecem o caso.
Dessa forma, a empresa ao se pronunciar não repudia a ação e segue suas atividades normalmente. Por consequência, o público vai deliberar sobre a ação, porque o comércio não teve uma atitude condizente com o que ele prega e propaga para os compradores.
Então, por fim, a técnica ajuda na comunicação como um todo, as mensagens transmitidas serão mais assertivas, e será algo mais próximo do público, permitindo que eles dialoguem e construam uma relação de confiança.
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Quais as vantagens de usar a técnica do marketing de relacionamento?
Sendo então algo que deixa o público e o estabelecimento próximos, esse recurso pode atingir outros fatores que geram consequências positivas para o comércio.
Veja alguns desses casos:
Redução de gastos
Tudo o que um administrador de uma empresa de cameras de segurança, por exemplo, deseja é que suas atividades sejam desenvolvidas com boa performance e o menor gasto possível, por isso essa tática se encaixa nesse quesito.
Usando o marketing de relacionamento, os gastos com anúncios e com o marketing tradicional podem ser reduzidos, já que o foco será o relacionamento, então você pode contar com os seus próprios compradores para realizar o trabalho.
Assim, se antes havia um gasto enorme com os anúncios, agora o investimento deve ser na relação com os clientes, para que eles mesmos façam a propaganda e espalhem os benefícios do comércio para os conhecidos.
Alinhamento da comunicação
Um dos desafios do comércio é realizar uma comunicação efetiva, em que a mensagem transmitida se conecte com o seu público. Assim, existe a certeza de que a linguagem usada por, por exemplo, uma fabrica de mochilas é a ideal.
Além disso, pode parecer que o recurso só beneficia a comunicação que é feita nas redes, por exemplo. No entanto, todos os setores passam a ter a sua comunicação alinhada com os compradores.
De modo, que uma resposta automática, um comunicado ou qualquer outra forma de mensagem siga esse padrão definido. Sendo assim, todos os setores desenvolveram suas atividades seguindo essa diretriz.
Elevação da vida útil
Essa é uma métrica que mede por quanto tempo o internauta fica na página do comércio. Desse modo, quanto mais elevado esse tempo, melhor para o comércio que estabelece também o nível de confiança.
Isso ajuda uma loja de banner promocional, por exemplo, a aumentar as suas vendas, desse modo, quando é feita uma aquisição, e se tudo ocorrer bem, o comprador retornará para a página, para novas aquisições.
Além disso, com tudo ocorrendo corretamente, a possibilidade de que os indivíduos façam propagandas para seus conhecidos aumenta, o que é ótimo para o estabelecimento que ganha esse serviço de graça.
Como iniciar uma estratégia de marketing de relacionamento
Pensando que esse modelo traz ótimos benefícios, ele também pode trazer boas consequências para quem o adota como forma de aperfeiçoar sua atuação. Pensando nisso, confira como trabalhar essa estratégia.
Conheça os compradores
Não tem como uma agência de eventos stands, por exemplo, ter sucesso em suas ações se ela não conhecer seu público. Assim, usando a técnica, o estabelecimento tem acesso a dados que permitem que ele tenha mais informações sobre os consumidores.
Desse modo, o relacionamento pode ser intensificado com frequentes pesquisas de opinião feitas por meio de um incentivo, como algum desconto ou brinde. No caso dos internautas que fazem a avaliação espontaneamente, a empresa pode incluir esses dados no cadastro.
Isso porque quanto mais completo forem os dados do indivíduo, melhor para a aproximação do estabelecimento com ele, além de possibilitar que sejam elaboradas táticas mais adequadas para os perfis.
Faça ações que chamem para o retorno
Se uma das finalidades é fazer com que o cliente se torne fiel, uma empresa de manutenção de geradores SP, por exemplo, deve criar ações que estimulem a volta do indivíduo, por isso podem ser pensadas promoções que ofereçam vantagens na próxima aquisição.
Desse modo, o comércio cria um ciclo, em que ele tem a oportunidade de vender mais e também de compreender o indivíduo, gerando novas oportunidades para a criação de táticas diferentes.
Verifique os resultados
Observar os resultados permite que o estabelecimento veja o que funciona, medindo o que os indivíduos preferem. Assim, são medidas quais ações o público aprova, por exemplo, às vezes o perfil do indivíduo não aceita receber e-mails.
Tendo essa dado, o estabelecimento adequa as suas ações para que sejam assertivas. Desse modo, isso só é possível com a certificação das consequências, ou seja, o comércio precisa verificar os números, e a partir disso definir se é bom ou ruim.
Ouça os compradores
Por fim, não apenas faça as suas ações sem saber a opinião de quem você atinge, desse modo, procure saber o que os indivíduos estão achando das ações, escutá-los vai permitir que a estratégia seja melhorada.
Sendo assim, é essencial que canais sejam criados para os indivíduos darem opinião e realizarem sugestões, isso pode ser feito por meio de formulários.
Além disso, também é importante que a empresa responda às dúvidas dos indivíduos de modo prático, sem que o consumidor fique horas esperando.
Portanto, marketing de relacionamento pode contribuir para que empresas foquem mais nos seus compradores, desenvolvendo uma relação mais próxima e agradável com eles. Desse modo, por meio de técnicas assertivas, os resultados podem ser satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.