Marketing de nicho: veja por que fazer

marketing de nicho

O trabalho com o marketing de nicho pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, começando pelo direcionamento das campanhas para leads (potenciais clientes) específicos, o que aumenta as chances de conversão.

Com o avanço da tecnologia digital, acredita-se que muitas empresas focam cada vez mais nos anúncios de nicho. Afinal de contas, o próprio comportamento do consumidor contemporâneo exige essa personalização.

Em uma simples pesquisa na internet, como encontrar uma assessoria contábil em São Paulo, é possível personalizar a busca. Por esse motivo, saber como tornar o seu conteúdo singular é a chave para se destacar no mundo digital.

No artigo de hoje, veja por que fazer marketing de nicho e conheça algumas estratégias assertivas de divulgação. Acompanhe a leitura!

O que é Marketing de Nicho?

O marketing de nicho, como o próprio nome sugere, é uma estratégia altamente segmentada, com foco em um público específico.

Por exemplo, se pensarmos em uma empresa de contabilidade para micro empresas, perceberemos logo que esse negócio conta com clientes qualificados. Ou seja, a intenção não é atrair um grande público, mas sim uma audiência recortada – no caso, as micro empresas.

No marketing de nicho, a premissa é a mesma. As ações são voltadas para leads altamente especializados, com interesses, necessidades e desejos específicos.

Por esse motivo, a estratégia não é generalista. Antes de iniciar o marketing, é preciso conhecer muito bem quem são os seus clientes, para assim desenvolver uma iniciativa direcionada e com grande potencial de conversão.

Quais os benefícios do marketing de nicho?

Trabalhar com o marketing de nicho é um enorme diferencial. Até porque, as pessoas interessadas em uma empresa especializada em construção civil, por exemplo, têm um perfil bastante específico.

Sendo assim, quando você foca em um nicho, consegue construir a sua reputação no mercado e se tornar uma autoridade no assunto. Mas há muitas outras vantagens. A seguir, conheça algumas delas:

Conhecer as necessidades do cliente

O marketing de nicho faz com que você conheça melhor o seu público, entendendo as suas dores, problemas e desafios. Com isso, é possível oferecer a melhor solução.

Além do mais, você consegue se comunicar melhor com os consumidores. Por exemplo, uma empresa de segurança eletrônica pode adotar uma linguagem adequada e, dessa forma, se aproximar mais do público.

Facilitar as indicações

O marketing de nicho facilita as indicações e aumenta a credibilidade da sua empresa. Isso porque os profissionais de um mesmo segmento geralmente se conhecem, favorecendo a indicação dos serviços.

Além do mais, as empresas da mesma área veem com bons olhos as agências que são focadas no atendimento especializado. Afinal de contas, isso demonstra um conhecimento aprofundado no mercado de atuação.

Por esse motivo, existe grafica impressao de cardapio especializada no atendimento de bares, por exemplo. Ou seja, outros estabelecimentos do mesmo nicho vão procurar esse serviço, por meio de indicações.

Diferencial no mercado

Quando você se especializa em um nicho, é natural conquistar um diferencial competitivo no mercado, especialmente em relação às empresas mais generalistas.

Como consequência, o seu serviço pode ser mais valorizado, com a possibilidade de cobrar a mais por isso.

Afinal de contas, quando alguém procura por uma desentupidora no ABC especializada na exterminação de baratas, a demanda é bastante única. Por isso, os clientes tendem a pagar mais, para terem o seu problema resolvido.

Redução dos custos de divulgação

Quem já trabalhou com anúncios online sabe que quanto mais segmentado é o seu material, menor é o custo por clique.

Essa também é a lógica do marketing de nicho, já que ele garante uma redução dos custos de divulgação, além de direcionar melhor os investimentos, evitando gastos desnecessários.

Sendo assim, se o objetivo de uma campanha é oferecer necessaires personalizadas com o logo da empresa, é possível saber quantos brindes produzir, o modelo ideal e a melhor forma de divulgação, tornando a iniciativa otimizada e eficiente.

Como aplicar o marketing de nicho na sua empresa?

Como vimos, o marketing de nicho pode trazer muitas vantagens para as empresas. No entanto, é fundamental conhecer a estratégia a fundo, para aplicá-la com eficácia no seu planejamento.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na elaboração da sua estratégia com o marketing de nicho. Confira!

Conheça a rentabilidade do nicho

Se você quer abrir uma empresa de aluguel de geradores, é necessário verificar qual o tamanho do mercado que pretende atuar. Isso ajuda a guiar as campanhas de marketing, bem como ter sucesso no segmento escolhido.

Para isso, tente responder algumas perguntas, como:

  • Qual o potencial desse segmento?
  • É um mercado que está em alta?
  • Qual o tamanho da área?
  • Quem são seus principais concorrentes?
  • Quais estratégias de marketing são eficazes para o público?

Além disso, vale a pena realizar pesquisas de mercado, para conhecer melhor o perfil da sua audiência e as características do segmento de atuação.

Contrate uma equipe de especialistas

A partir do momento em que você decide trabalhar com o marketing de nicho, é preciso ter em mente a importância de contar com pessoas que entendam e conheçam o segmento. Afinal de contas, os resultados dependem diretamente dessa especialização.

Contudo, saiba que profissionais de alta performance tendem a custar um pouco mais caro do que o normal. Por isso, esteja preparado(a) para investir na contratação de profissionais qualificados.

Ao mesmo tempo, a equipe de especialistas irá realizar um trabalho assertivo, com capacidade para construir uma ótima imagem do seu negócio.

Saiba quem é o seu público

O público é o coração do marketing de nicho. Por essa razão, é necessário conhecê-lo a fundo, através de pesquisas de mercado e levantamento de informações relevantes.

Para segmentar ainda mais as suas campanhas, uma dica é investir na construção de personas, que são personagens semi fictícios, que representam o cliente ideal.

Observe as oportunidades

Após estruturar o seu público-alvo, é o momento de analisar as oportunidades que surgem para a sua empresa. Isso significa tentar encaixar as soluções que você oferece com as expectativas dos clientes.

Uma maneira de fazer isso é definindo quais produtos ou serviços oferecem grandes diferenciais. Normalmente, essa é a etapa mais longa do marketing de nicho, mas ela fará com que o seu negócio se diferencie da concorrência.

3 estratégias que funcionam bem com o marketing de nicho

O planejamento do marketing de nicho é um processo trabalhoso, mas que rende bons frutos. Contudo, há algumas estratégias que já são consolidadas no mercado e que apresentam bons resultados. São elas:

1 – Storytelling

O storytelling nada mais é que contar uma história ao seu cliente. Essa técnica consiste em atrair o público não só pelo lado racional, mas também emocional.

Para isso, criam-se personagens fictícios, mas que se assemelham muito ao perfil do cliente – incluindo as dores e necessidades do consumidor.

Ao mesmo tempo, a estratégia trabalha com uma linguagem muito mais afetiva, que é capaz de aproximar a marca do público através da empatia.

2 – Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais se tornaram referência nas campanhas de marketing. Eles são capazes de recomendar produtos e serviços para o seu público, com grandes chances de conversão. Afinal de contas, as pessoas confiam nos influencers.

Sendo assim, o marketing de nicho pode escolher um influenciador que converse com a sua audiência, tendo um público similar. Por exemplo, uma marca de maquiagens para jovens pode encontrar um influenciador que faça tutoriais para o mesmo perfil de seguidores.

Assim como o storytelling, os influenciadores também trabalham com o lado emocional, já que o público tende a se identificar com os famosos da internet.

3 – Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é algo imprescindível no marketing digital. Por isso, é claro que essa estratégia estaria presente no planejamento de nicho, uma vez que a informação é poder no mundo online.

Contudo, no marketing de nicho, a intenção não é fornecer conteúdos generalistas, mas sim, altamente especializados. Vale ter em mente que o seu público muitas vezes já conhece o produto ou serviço e está interessado em algo mais aprofundado.

Portanto, vale a pena ir além e entregar algo realmente relevante.

Leia também: A importância do blog na sua estratégia de marketing digital

Conclusão

O marketing de nicho é uma das estratégias mais eficientes dos dias atuais. Ela acompanha o comportamento do consumidor contemporâneo, além de contribuir para aumentar o número de conversões, direcionar as campanhas e evitar gastos desnecessários.

O artigo de hoje buscou mostrar um pouco de todas as vantagens do marketing de nicho. Desse modo, quem ainda não investiu ou procurou conhecer a estratégia pode ter a chance agora!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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