O crescimento dos mais diferentes segmentos do mercado está ligado a uma série de componentes, sendo preciso dar um destaque em especial para as mudanças que ocorrem com o público, o que leva ao desenvolvimento de táticas tais como o marketing de nicho.
Esse tipo de estratégia lida com a adoção de decisões que possam fazer com que uma empresa consiga se destacar de uma melhor maneira, levando em conta as características que podem estar associadas a um segmento específico de público, sendo esse um nicho.
Trabalhar com tal tipo de estratégia pode ser uma resposta para lidar com o mercado cada vez mais repleto de concorrentes, no qual uma simples pesquisa na internet pode fazer com que um usuário tenha acesso a diferentes opções, destacando essa competitividade.
Antigamente essa amplitude era mais conectada a mercados amplos, como setores mais acessíveis, com destaque para todos os produtos que podem ser encontrados entre as prateleiras do supermercado, por exemplo, mas hoje a situação é um pouco mais diversa.
O meio industrial, voltado especificamente a trabalhar com o campo empresarial, pode encontrar um cenário muito mais segmentado, já que diferentes fornecedores podem lidar com produtos específicos, tal como correia transportadora apenas para grandes fábricas.
Esse é um exemplo sobre um nicho de mercado, com tal especificação podendo ser vista através dos mais diferentes segmentos, com cada companhia podendo focar suas atividades em uma área específica, principalmente de público, para obter bons resultados.
Para cada setor é possível encontrar um grande número de possibilidades de nichos, cabendo a quem gerencia um negócio saber quais podem ser as melhores estratégias a serem adotadas, garantindo uma melhor performance dentro de cada um desses espaços.
Até mesmo a questão geográfica pode ser levada em conta como um campo para se trabalhar com o nicho de mercado, permitindo até mesmo a sua empresa de luva de vaqueta fugir de certa concorrência podendo vender para todo o país.
Contar com esse tipo de preocupação é algo que pode fazer com que um empreendimento consiga superar os desafios do seu segmento, conquistando assim uma melhor relação com os seus clientes, tudo de acordo com as expectativas de cada nicho do mercado.
Agora, para que seja possível ter acesso aos benefícios ligados ao destaque que uma empresa pode conquistar dentro de um nicho, é importante primeiro conhecer a fundo como funciona esse tipo de conceito.
Entendendo o que faz um nicho de mercado
Quando falamos sobre um nicho de mercado é comum que seja feita uma certa confusão com a ideia de segmento, esse que se trata de um espaço específico do meio comercial, lidando assim com produtos, serviços ou até mesmo um perfil particular de público.
Um nicho de mercado se trata de algo um pouco mais particular, podendo ser visto simplesmente como um segmento dentro de um segmento, destacando assim um espaço mais específico por onde um negócio pode se destacar junto do público ali presente.
Em relação a isso é possível destacar o segmento de moda, sendo ele responsável por abranger diferentes lojas e marcas de roupa e tecido. Agora, quando pensamos especificamente sobre um nicho de mercado é possível destacar o meio da moda plus-size.
Quando abrimos o leque de um segmento de mercado é possível encontrar os mais diversos nichos que fazem parte deste setor, tal como um serviço de inspeção NR 13 que pode ser oferecido por uma companhia que se especialize em montadoras de carros.
Ainda sobre essa questão de diferentes nichos que podem fazer parte de um segmento do mercado é possível destacar opções como:
- Moda voltada ao público jovem;
- Alimentação com um enfoque vegano;
- Maquiagem feita para a terceira idade;
- Educação voltada ao público infantil.
A partir desses exemplos é possível entender um pouco mais sobre como funciona essa ideia de nicho de mercado, sendo importante reconhecer também os diferentes tipos de nichos que podem existir dentro do seu segmento, para focar na melhor opção.
Tipos de nichos que se encontra no mercado
Ao olharmos para a diversidade do meio comercial é possível identificar grande número de nichos aos quais uma companhia pode se especializar, seja em relação a um serviço de corte e dobra de chapas para a região norte do país ou uma marca de moda para idosos.
Quando se trata de escolher o melhor nicho de mercado é importante conhecer as mais populares formas de se diferenciar tais espaços, sendo possível dividi-los em vertentes como:
Nicho demográfico
Essa especialização é voltada a questão etária do público, com uma marca optando por fornecer seus produtos e serviços para um perfil específico de idade dos seus clientes, reconhecendo as diferentes características de cada um desses grupos.
Enquanto um perfil mais velho pode optar por um estilo mais conservador, uma audiência mais jovem pode ter preferência em peças mais modernas, sendo importante conhecer quais são as características do público que uma marca busca atingir.
Nicho geográfico
Esse outro nicho está voltado a região pelo qual uma empresa resolve focar, seja uma companhia que opta por fornecer uma torre de resfriamento industrial para um nível estadual, enquanto seus concorrentes podem agir nacionalmente.
Ao focar em uma região específica é necessário conhecer a cultura local além de tudo mais o que diferencie esse nicho geográfico em relação a outros espaços, permitindo assim com que uma marca consiga se destacar de maneira regional.
Nicho comportamental
Nesse segmento falamos sobre os hábitos de consumo de uma audiência, tratando-se do comportamento que um cliente possui tanto antes como após a realização de uma compra, com tais características estando ligadas até mesmo aos nichos citados anteriormente.
Ao olhar para um nicho comportamental é possível sua empresa de injeção plástica conseguir se destacar dentro de um mercado em particular
Nicho psicográfico
Por último se destaca o nível psicográfico, ele que está associado às diferentes características que podem reunir um grupo de pessoas, como seu estilo musical de preferência, a união pela causa ambiental ou qualquer ação que una um público.
Cabe às marcas reconhecerem esses possíveis grupos de forma a oferecer soluções para diferentes segmentos, facilitando assim com que elas consigam se destacar, mesmo em um cenário onde já existem muitas companhias disputando um certo público.
Por meio do marketing de nicho se torna mais prático para quem atua com um serviço específico, como sistema de análise de vibração, descobrir qual o melhor segmento a se focar, permitindo assim um acesso fácil aos melhores benefícios possíveis.
Agora, para garantir com que esses resultados positivos sejam alcançados é preciso conhecer qual é o melhor nicho a se investir, com esta decisão podendo ser facilitada a partir da adoção de certas estratégias.
Como descobrir qual é o meu nicho de mercado?
Para encontrar o melhor nicho para os seus negócios é preciso responder algumas questões, como saber qual é o mercado no qual você quer atuar, entender quais são os problemas que você consegue lidar, além dos diferenciais que podem ser oferecidos.
Após fazer uma análise completa em cima dessas perguntas é possível entender um pouco mais sobre qual é o nicho de mercado que melhor responde às suas atividades, com tal definição devendo ser o próximo passo após a escolha do seu segmento de mercado.
Para responder isso é importante contar também com o uso de certas ferramentas, com um destaque maior para aquelas voltadas a estudar o seu público, tal como ocorre com o Google Trends, que aponta para os assuntos mais buscados pelos usuários na plataforma.
Através de toda essa preparação é possível desenvolver uma melhor estratégia comercial, garantindo assim com que uma cabine de pintura obtenha uma maior procura no mercado, tudo graças a um trabalho de comunicação específico em cima de um nicho.
De uma maneira geral é possível destacar que essa decisão por optar por um nicho de mercado pode ser uma maneira de garantir com que melhores resultados comerciais sejam conquistados, tudo diante de um serviço voltada a um público em especial.
E assim como o público pode estar em busca de um serviço personalizado, é responsabilidade do mercado reconhecer isso e tentar oferecer uma resposta particular para cada grupo de clientes, permitindo assim o início de uma relação duradoura.
Frente a tudo isso é possível dizer que esse tipo de estratégia voltada a um nicho é algo capaz de enriquecer o mercado como um todo, dando início a uma competição mais diversificada, o que pode ser positivo tanto para o público como para as empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.