marketing ágil

Você sabe que o que é o marketing ágil? Basicamente é uma estratégia de marketing que reúne ações e esforços ágeis em projetos de alto valor, juntamente com softwares e ferramentas inovadoras.

Essa abordagem de marketing visa melhorar os resultados ao longo do tempo e está sempre atenta às reações rápidas e mudanças gerais no mercado.

É comum as empresas desenvolverem planos de marketing anuais que podem ser plano operacional, estratégico e até mesmo plano de expansão, algo indispensável para todas as empresas, até mesmo uma pequena empresa distribuidora de produtos cirúrgicos.

O marketing ágil é totalmente compatível com todas essas estratégias de planejamento, e pode de fato iniciar as campanhas como um todo, proporcionando diversos benefícios para as empresas.

No entanto, no marketing ágil essa revisão de planejamento não é feita anualmente exatamente por se tratar, como o nome já diz, de um marketing ágil.

Isso porque esperar um ano inteiro para rever as estratégias de marketing tornou-se um erro, assim como não leva de fato a nenhum resultado positivo e eficiente.

Com o marketing ágil, as equipes passam a fazer parte da era digital porque a prática é totalmente adaptável, tornando-se mais ágil e permitindo que a empresa responda rapidamente às mudanças.

Pensando nisso, vamos abordar o conceito de marketing ágil, mostrar como ele funciona e as vantagens que todas as empresas dos mais diversos tipos de setores, desde empresas que fazem fretamento de aeronaves até empresas de limpeza de carros podem obter.

O que é marketing ágil?

O marketing ágil é uma abordagem que facilita o gerenciamento de projetos de forma ágil, trazendo melhoria contínua à estratégia por meio de ações e ferramentas melhores e inovadoras.

O objetivo é evitar que as empresas fiquem presas no tempo e consigam acompanhar as mudanças do mercado, mas não somente isso, essa estratégia consegue promover melhorias de forma sustentada e acelerada.

Ao implementar o marketing ágil, uma empresa terceirizada de aplicação de película antivandalismo automotiva, por exemplo, bem como todo tipo de negócio, pode perceber um impacto positivo e lucrativo nos resultados em pouco tempo de ação.

Tudo isso acontece porque a agilidade e eficiência que vem junto a essa abordagem de marketing pode trazer esses benefícios visíveis.

Lembrando que, para a melhoria ser contínua, é necessário planejar e avaliar as estratégias no curto prazo. Isso torna o marketing e as ações mais eficientes.

Como resultado, as empresas poderão perceber um impacto de transformação digital que pode destacar a empresa entre as muitas outras organizações de mesmo nicho de mercado.

Como funciona o marketing ágil?

O marketing ágil (também conhecido como agile marketing) é muito prático e dinâmico, e funciona de forma fluida quando bem implementado nas empresas.

Existem alguns métodos para desenvolver e introduzir campanhas de marketing ágil, que são estruturas, modelos e diretrizes para o uso de software e outras ferramentas para sustentar a estratégia de marketing ágil.

Uma dessas ferramentas é o frameworks, como é conhecido, e é um modelo que a maioria dos profissionais de marketing ágil utilizam em seus processos.

Eles têm a função de organizar a estrutura e as atividades de marketing para garantir agilidade nas organizações e garantir que desordens como prazos perdidos, enxurrada de ideias e comunicação barulhenta sejam eliminadas.

Alguns dos principais modelos e os mais utilizados na gestão das empresas são:

  • Scrum;
  • Kanban;
  • Scrumban;
  • Lean.

Vamos ver agora cada uma dessas metodologias utilizadas no marketing ágil de forma separada.

Scrum

Scrum é um dos frameworks mais utilizados no marketing ágil. Essa metodologia trabalha em ciclos curtos de 1 a 4 semanas, chamados de sprints, que ajudam a melhorar campanhas e produtos.

Essa abordagem ajuda as equipes a aprenderem com a experiência, organizarem-se à medida que resolvem problemas e refletirem sobre seus ganhos e perdas para melhoria contínua.

Por isso, uma das prioridades do Scrum é a colaboração, ou seja, ele proporciona a equipe sempre unida, melhora a comunicação e integração entre cada membro e torna as tarefas mais eficientes e entregues aos clientes mais rapidamente.

Com base nisso, uma loja fornecedora de acoplamento elástico flexível pode escolher estruturar uma equipe scrum, por exemplo, que é uma equipe composta por 5 a 9 profissionais multidisciplinares.

Kanban

Kanban significa painel, e é um framework que visa estruturar de forma visual, em um painel, todo o fluxo de trabalho.

Pode ser em forma de post-its na parede ou mesmo em um programas online que configure painéis para estruturar esse fluxo de trabalho de forma visual.

Quando relacionado ao marketing ágil, ele atua como uma estrutura que integra todas as etapas do trabalho e ajuda a entregar com mais confiança e rapidez aos clientes.

Caso uma empresa precise estruturar uma organização mais visual para seu marketing ser mais ágil, o Kanban é uma solução.

Scrumban

Scrumban é uma combinação da metodologia Scrum e Kanban, incluindo os melhores recursos de ambas as abordagens.

Os quadros de tarefas são usados ​​para visualizar as tarefas de cada sprint para que as equipes tenham uma visão ampla e simplificada do andamento do projeto.

É amplamente utilizado em indústrias onde o desenvolvimento e a manutenção do design andam de mãos dadas.

Lean

A definição para Lean é “enxuto”, o que configura essa metodologia para a realização de processos de forma bastante ágil e otimizada.

Ou seja, reuniões rápidas, eliminar desperdícios e reduzir a complexidade das tarefas sem sacrificar a qualidade e o foco na satisfação do consumidor. A mentalidade aqui é mover-se rapidamente, iterar com frequência e entregar valor.

Ao adotar esta estratégia, uma empresa de seguro suhai moto passa a trabalhar com uma mentalidade de melhoria contínua, que garantirá sempre uma boa entrega.

Lembre-se de que os frameworks não são rígidos, funcionam de forma dinâmica e otimizada para todos os processos de um projeto. Portanto, eles precisam ser utilizados da forma que melhor se adequem às equipes.

Por que o marketing ágil é tão poderoso?

O marketing ágil é uma ferramenta estratégica muito poderosa para o desenvolvimento dos processos e fluxos de trabalho de autoescolas, por exemplo.

Tudo se torna mais rápido e enxuto, sem perder a qualidade e com alcances de resultados expressivos para as empresas.

Veja com mais detalhes os principais motivos de essa abordagem de marketing ser tão poderosa e por que uma empresa deve implementar em seus processos.

Promove resultados exponenciais

O marketing ágil é baseado em ciclos de marketing curtos e contínuos, que podem se adaptar mais rapidamente às mudanças do ambiente e seguir gradualmente as tendências do mercado.

Essa abordagem pode levar a resultados exponenciais, afinal as empresas mais bem-sucedidas mudam seus modelos de negócios em relação à concorrência para alcançar melhores resultados, e além disso a mudança é inevitável.

Como o marketing ágil visa a agilidade, ele reduz o risco de fracasso e realiza mudanças rápidas e oportunas, e todo o progresso ao longo do caminho evolui para o objetivo final.

Além disso, é uma ferramenta poderosa porque mover-se rapidamente significa, por exemplo, lançar novos conteúdos antes dos concorrentes, e também permite correções em tempo hábil que ajudam a diminuir as margens de erros nos processos.

Por exemplo, uma empresa de carregador carros elétricos já possui uma abordagem inovadora em seus serviços, mas sem dúvidas, com a metodologia de marketing ágil, ela pode escalar o negócio ainda mais.

Ajuda a manter o foco

O marketing ágil ajuda as empresas a manterem o foco. O método Lean, por exemplo, inclui distinguir entre os diferentes projetos a serem realizados, definir metas claras e precisas, e criar equipes dedicadas responsáveis ​​pela execução desses projetos.

Em outras palavras, ao adotar uma metodologia de marketing ágil, as equipes de marketing podem planejar regularmente seus processos, intensificando o que funciona e antecipando o que pode mudar na estrutura de forma totalmente focada.

Ajuda em uma melhor comunicação com os clientes

Uma das vantagens mais importantes do marketing ágil é o aumento da frequência de contato com os clientes. Em outras palavras, ajuda a estruturar comunicações mais rápidas, eficientes e assertivas com os clientes.

Graças a essa abordagem, as empresas podem encontrar maneiras de aproveitar o feedback dos clientes e, assim, testar suas ideias de marketing e modificá-las à medida em que precisam de ajustes.

Promove inovação

Você sente que sua empresa de locação de vans para eventos precisa de inovação? Seja em processos, produtos ou serviços, crescer sua marca e melhorar resultados é uma das grandes demandas do mercado.

Com o marketing ágil você pode alcançar uma inovação mais centrada no cliente. As equipes que usam essa abordagem buscarão continuamente entregar valor ao cliente final, possibilitando a inovação.

Além disso, esse tipo de marketing mais otimizado para equipes colaborativas ajuda a buscar mais inovação e tornar o processo mais fácil e ágil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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