Como integrar o Whatsapp a sua estratégia de marketing

Whatsapp

O Whatsapp é um aplicativo de conversas que fez muito sucesso desde o seu lançamento e que, até os dias de hoje, segue sendo uma das principais formas das pessoas se socializarem em grupos e até mesmo de maneira mais pessoal.

Porém, o aplicativo possibilita diversas formas de fazer com que uma empresa consiga utilizá-lo de maneira eficiente e integrá-lo às estratégias de marketing da mesma, criando uma verdadeira e poderosa ferramenta, capaz de criar um elo muito mais forte com o cliente.

Podendo ser usado então até para contabilidade para empresas, o texto de hoje irá abordar como integrar o Whatsapp a elas, mostrando os benefícios e vantagens, além de dicas e orientações de como realizar essa ação de forma mais efetiva possível.

A era digital chegou com tudo e a internet e a tecnologia são líderes em inovar e trazer facilidades na vida de todos a sua volta, desde funcionalidades mais complexas até mesmo coisas simples, como pagar um boleto pelo celular em pouco menos de três minutos.

Todos são beneficiados por elas e, mesmo uma consultoria em redução de custos sabe que, para crescer e se expandir no mercado de trabalho, precisa utilizá-la ao seu favor e buscar o máximo de informações possíveis para conquistar seu espaço na internet.

Com isso, diversas práticas e estratégias ganharam seu espaço e se tornaram mais populares, fazendo com que muitas empresas conseguissem se destacar no meio. Porém, uma que vem lutando e mostrando a que veio é o marketing através do Whatsapp.

O aplicativo ganhou muita relevância no mundo, mas no Brasil ele é quase como a vida social de uma pessoa. Todos os seus contatos, seja de trabalho ou pessoais, de alguma forma são úteis e a internet possibilitou que tudo ficasse ainda mais dinâmico e intuitivo com a popularização do 3G.

Porém, muitos não sabem ou preferem ignorar que, até mesmo uma prestadora de serviços de cabeamento estruturado de telefonia e rede pode usar do aplicativo e se destacar por um marketing mais próximo do cliente.

Mas algumas perguntas ficam no ar. O Whatsapp tem o mesmo poder de promoção de produtos e serviços que outras estratégias mais comuns? O alcance do aplicativo não é menor do que o utilizado na internet? 

Ele serve como única estratégia de marketing? Até um sistema para delivery de pizza consegue se beneficiar disso?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas podem ser encontradas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado, além de mostrar dicas e orientações de como aplicar essa ideia na prática. 

O Whatsapp Business

Pensando na visão de empresas, o Whatsapp implantou a ferramenta do Whatsapp Business, uma funcionalidade única para as pessoas que decidiram usar o aplicativo, tendo como foco as pequenas empresas. 

Pode-se dizer que é essencial para aquelas que ainda estão começando no ramo do empreendedorismo.

Oferecendo recursos únicos e importantes para o seu negócio de software de ged, a ferramenta oferece métodos para realizar métricas estipuladas pela marca, assim como riscos de investimentos e análise de gastos.

Uma grande possibilidade que tal ferramenta traz para o dia a dia das empresas que utilizam a ferramentas é a possibilidade de uma relação muito mais próxima e íntima com o cliente, criando um grande engajamento e aumentando a chance de fidelização do mesmo.

Com isso, alguns benefícios e vantagens podem ser usufruídos, como:

  • Bom engajamento para empresas pequenas;
  • Relação mais próxima com clientes;
  • Ótima ferramenta para análise de informações;
  • Possibilidade de atendimento rápido ao cliente;
  • Suporte bastante funcional.

Com isso, diversas funcionalidades podem ser usadas a bel prazer para facilitar o marketing da sua consultoria contábil e fiscal. É sempre importante lembrar o quão impactante é o marketing, principalmente na era digital que nos encontramos.

Responsável por promover os serviços e produtos da marca, o marketing através do Whatsapp possui muito valor, principalmente quando agregado a outras práticas e estratégias. 

Ou seja, o Whatsapp marketing é muito funcional, mas caso utilizado com outras estratégias, ele é ainda mais forte.

Quanto às vantagens, sejam elas aplicadas a uma grande logística ou ao comércio de uma software para nota fiscal eletrônica, são diversas e muito bem-vindas.

O primeiro ponto positivo que podemos citar é a velocidade do processo e, isso é benéfico tanto para você quanto para o usuário. 

Enquanto nas redes sociais e e-mails não se tem certeza da entrega ou da receptividade da mensagem, o Whatsapp passa essa segurança e evita futuros contatos que não evoluam no assunto.

A sua empresa também pode utilizar o Whatsapp pela comodidade, pois a grande maioria das pessoas nos dias de hoje já estão acostumadas a receber e responder mensagens no aplicativo, tornando-se muito mais tranquilo e familiar uma conversa por lá.

Podendo também ser aplicado em serviços de automação comercial equipamentos, veremos agora algumas dicas e orientações que podem ser essenciais na hora de aplicar o Whatsapp nas estratégias do seu negócio. 

  1. Não seja inconveniente

O maior erro que o marketing por WhatsApp pode cometer é fazer a mesma coisa que muitas empresas fazem com o e-mail marketing: ser inconveniente. Isso significa que não deve em hipótese alguma ficar enviando propagandas a todo momento para seus clientes.

Por ser um ambiente um pouco mais íntimo e de confiança do mesmo, é importante deixar que o cliente lidere as negociações. Converse, mas nunca seja invasivo, busque sempre ser objetivo e, mesmo que a comunicação seja em um nível um pouco mais pessoal, isso não significa que o cliente deu liberdade para a empresa. 

Em outras palavras, acima de tudo, sempre seja o mais profissional possível.

  1. Forneça atendimento por WhatsApp

Uma excelente maneira de melhorar o relacionamento com seus clientes é atendê-los via Whatsapp, tirando dúvidas mais frequentes, sendo um canal de comunicação para reclamações ou problemas, assim também como um facilitador e orientador para possíveis problemas que eles possam ter.

As pessoas não gostam de ficar ligando para a Central de Atendimentos ou SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), prezando sempre pela velocidade e praticidade. 

E essa é a vantagem de utilizar o aplicativo, tornando-se mais ágil e resolvendo o problema dele por ali mesmo, evitando que o mesmo se desespere ou se irrite.

Esse tipo de atitude agrega muito ao relacionamento de empresa e cliente, além do mesmo ter mais segurança e confiança na marca, fazendo com que gere uma maior satisfação por parte do usuário e mais engajamento.

  1. Realize um bom pós-venda

Um negócio que deseja se expandir e crescer deve sempre focar na satisfação do cliente, e muitos se esquecem de realizar um pós-venda forte e eficaz, visando melhorar a relação com o mesmo e fidelizá-lo nas pequenas coisas.

Quando pensamos em estratégias que envolvam o Whatsapp, por ser mais pessoal, intimista, é possível realizar um excelente pós-venda e se destacar frente a outras empresas que, mesmo quando fazem isso, não possuem essa intimidade e confiança que a sua marca tem, afinal, o cliente passou o número dele para a sua marca.

Sendo assim, estude maneiras de melhorar a satisfação do cliente e conseguir oferecer um excelente pós-venda, facilitando e muito para a fidelização do mesmo, além de gerar autoridade e engajamento no mercado em que atua.

  1. Produza um catálogo de produtos

Já que tem o número do cliente e possui uma relação mais próxima a ele, utilize isso a seu favor e venda pelo Whatsapp. Por falar diretamente com ele, é possível negociar valores e descontos, frete, tudo de uma única vez e tendo o contato direto do mesmo.

Para facilitar o processo, crie um catálogo onde estão todos os preços dos produtos e serviços, assim como possibilidades de pagamento, parcelamentos e possíveis combos e preços especiais.

Por isso, aproveite e lance campanhas que façam sentido e te ajudem a vender, aproveitando a facilidade e velocidade, características desse tipo de marketing.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e explicou como integrar o Whatsapp a sua estratégia de marketing, utilizando algumas dicas e orientações valiosas que podem ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso, principalmente se a sua empresa ainda está no começo e é pequena.

Ao explorar os conceitos que englobam esse tipo de marketing, fica muito mais simples de adaptá-lo ao tipo de negócio que a sua empresa realiza, podendo se destacar no mercado em que atua, ganhando autoridade, relevância, se tornando referência e expandindo a marca de forma natural e orgânica.

Portanto, agora que entendeu um pouco mais sobre o tema, estude e verifique qual das opções irá utilizar e adotar na sua organização. O importante é partir de algum ponto e começar o mais rápido possível a negociar utilizando esta incrível plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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