marketing visual

O marketing visual é qualquer forma de comunicação criada a partir de elementos visuais, sejam vídeos, fotos, imagens, ícones, símbolos e mais uma infinidade desses elementos.

As imagens exercem um grande poder na comunicação, afinal são os recursos visuais que vão atrair o olhar e a atenção do público para sua empresa.

Uma empresa pode ter uma ótima estratégia, conhecer e estudar sua persona, desenvolver ótimos produtos, ter bons canais de distribuição, mas se ela não possuir um bom marketing visual, nada disso adianta, afinal o cliente nem vai conseguir enxergar todo o potencial.

Sabe quando você reconhece uma marca numa publicidade só de bater o olho, não precisa nem lê sobre o que se trata o produto, você identificou apenas pelas:

  • Cores;
  • Símbolos;
  • Identidade;
  • Logotipo.

Isso é o marketing visual, para uma marca ser forte e habitar o inconsciente das pessoas ela precisa que essa estratégia esteja bem definida, seja uma empresa de caixa funerária ou uma loja de brigadeiros.

Entenda melhor qual a importância e como usar essa estratégia a favor da sua marca.

O que é marketing visual?

Como vimos, o marketing visual são os elementos visuais que compõem a identidade de uma marca, ou seja, é o primeiro contato entre sua marca e o consumidor, funciona como uma espécie de cartão de visitas, ou melhor uma vitrine.

Ela é uma das ferramentas principais para o seu branding, pois é uma das formas mais eficientes de transmitir uma mensagem e assim consolidar o seu posicionamento.

Isso acontece porque o processo de assimilação e retenção de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar em nosso inconsciente, dessa forma é bem mais simples que uma palavra. Muitos estudos mostram que o olho humano gosta e é atraído por imagens.

Sem contar que com esse recurso visual você consegue alcançar diversos públicos, quem não sabe ou tem dificuldades em ler, ou até crianças, que muitas vezes não sabem o que está escrito, mas reconhecem o produto.

É importante destacar também que a interpretação é independentemente da cultura e idioma, pois em materiais criados em outras línguas, o público pode não traduzir o que os textos dizem, mas compreendem o contexto da mensagem, pelas fotografias e ilustrações.

Por exemplo, você está em outro país que não domina a língua e vê um outdoor de uma empresa de análise de água para caldeira.

Dependendo de como for à composição visual desse anúncio, aquela marca vai ficar na sua cabeça, pois os elementos te chamaram atenção, você pode até comentar com alguém como as cores e ilustrações te chamaram atenção.

Qual a importância do Marketing Visual?

O marketing visual ajuda a facilitar a compreensão da mensagem do seu produto ou marca, a partir do uso de recursos visuais. Essa estratégia é muito importante para conseguir se destacar entre os concorrentes e crescer principalmente no ambiente digital.

Acima de tudo com essa estratégia o seu público vai reconhecer e ter a sua marca como referência, pois esses elementos visuais vão permear as suas cabeças, e aquilo será tão atraente.

Por exemplo, quando alguém for contratar uma empresa de transporte aereo valor nem importará tanto, pois a sua marca vai estar tão no inconsciente dessa pessoa que ela irá consumir os serviços.

Algumas empresas podem acreditar que passar tanto tempo estudando e pensando em uma cor para o título, ou horas tratando uma fotografia e discutindo qual a melhor posição de um botão no site, são detalhes que não vale a pena se importar.

Mas muito se engana, esses detalhes são fundamentais para criar uma conexão com a persona e assim transmitir a mensagem da sua marca e com isso alcançar os resultados desejados.

Tenha em mente que as pessoas são muito visuais, quando elas olham para alguém sempre vão reparar em como essas pessoas estão.

Com uma marca não é diferente elas vão analisar tudo, cor, qualidade de imagem, fonte, tudo isso tem que ser harmônico e chamar atenção.

Que fique claro que o conteúdo textual também é importante, não só as imagens, nesse caso elas se complementam. Uma imagem bem elaborada ajuda na identificação de forma rápida e objetiva da marca. E ficando na cabeça da pessoa por um longo período de tempo.

Um exemplo, você está nas redes sociais e encontra um anúncio de manutenção de câmeras de segurança SP, esse anúncio é simples possui uma imagem e uma frase que quase não dá para ler.

Logo abaixo tem uma peça publicitária sobre o mesmo serviço, mas com elementos visuais impactantes e destaque para cores que chamam a sua atenção, você irá clicar no botão da que se destacou pela apresentação, correto?

Viu como o marketing visual e o texto precisam andar juntos, se não fossem a imagem chamando atenção o cliente não ia clicar no texto para conhecer mais a empresa, assim o visual atrai o público e o conteúdo faz com que ele permaneça.

É importante que fique claro, que não existem apenas uma forma de marketing visual, é uma questão de marca para marca, pois tem algumas coisas que funcionam para algum público e outras já nem tanto.

Isso precisa estar alinhado com o segmento, persona e o posicionamento da empresa.

Uma empresa em que o seu público alvo é mais jovem, moderno e tecnológico, deve focar o ser marketing em cores fortes, elementos simples e que transmita a mensagem de forma rápida e clara.

Por exemplo, uma empresa de chuveiro lava olhos precisa se apresentar visualmente totalmente diferente do que uma empresa de shampoo para cachorros.

Sendo assim o seu nicho que vai direcionar o marketing visual da sua empresa, fique atento ao criar essa estratégia, pois será aplicada em todos os seus canais de comunicação, desde as redes sociais até o site da marca.

É importante ressaltar que a imagem pode captar a atenção do seu público, mas isso não significa que irá engajar essa pessoa, pois há um grande volume de estímulos visuais espalhados pela internet e mundo afora.

Como ter um marketing visual de sucesso

Veja como aplicar o marketing visual na sua marca com algumas dicas.

Logotipo

O logotipo é a representação gráfica da sua marca para o consumidor, ou seja, como ele vai identificar o seu produto, pois isso deve ser simples e de fácil identificação.

Utilize estratégias de design específicas na hora de criá-lo, leve sempre em consideração o seu posicionamento como marca, as características do produto ou serviço, analise os seus concorrentes e pesquise o seu público alvo.

Fique atento às cores, elas podem induzir pensamentos, estimular sensações e influenciar o comportamento do seu cliente, pesquise sobre psicologia das cores.

Por exemplo, se a sua empresa é do ramo de antecipação de duplicatas, pesquise sobre as cores que façam sentido para esse público e como podem influenciar eles a usarem o seu serviço.

Identidade visual

Tente criar um manual de identidade visual, nesse documento estarão reunidas informações importantes para guiar nesse processo e dessa forma você não perde qual era a cor ou elementos que estava usando, e sua marca não se descaracteriza.

Pois ele reúne um conjunto de propriedades e elementos visuais que representam a sua marca visualmente.

Ao elaborar esse material questione pontos importantes como:

  • Porque a marca precisa de uma identidade visual;
  • Como você descreve os seus produtos;
  • Quais seus principais concorrentes.

Isso vai ajudar a te direcionar. Pense em um elemento que seja marcante para o cliente, que ao olhar irá saber que se trata da sua marca.

Por exemplo, uma empresa de revestimento de cilindros para tratamento de corona pode usar algum elemento gráfico que remete ao seu produto.

Redes sociais

As publicações com imagens impactantes geram mais alcance e engajamento que outras, sempre procure criar conteúdos com imagens do produto, principalmente em ação, mostrando como ele pode ser usado.

Isso não quer dizer que todos os conteúdos devem ter muitos elementos e imagens, até porque isso pode cansar o público, destaque algumas informações importantes, apresente os dados de uma forma simples.

Um exemplo é uma empresa de treinamento nr 5, pode criar conteúdos informando a importância das empresas ter esse serviço, essa é uma boa forma de vender o seu produto.

Nas redes sociais existem inúmeras marcas que também estão anunciando seus serviços ali, por isso a sua publicação precisa se destacar, tente usar fotos reais que mostram como funciona a sua empresa.

Site

A navegação do site precisa ser fácil e intuitiva, o uso de cores, imagens e fontes tem uma grande importância nessa usabilidade, por isso ela deve ter a mesma identidade visual que foi escolhida para marca, caso contrário o cliente não vai associar a marca a esse site.

O ambiente digital é sempre muito concorrido, então adicione elementos como imagens, ilustrações e vídeos que sejam de boa qualidade na sua página, com isso o público será atraído e com isso os acessos e visualizações irão aumentar.

Lembre-se como o ser humano e visual, o seu público vai consumir muito mais um conteúdo atrativo, do que uma série de textos e linhas.

As imagens também funcionam como forma de auxiliar a interpretar o que está sendo escrito e podem ser compartilhadas entre outras pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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