cliques nos e-mails

Gerar mais cliques nos e-mails de uma empresa pode ser um desafio bem maior do que se imagina, afinal de contas, falamos de uma ferramenta que nem todas as pessoas do mundo costumam usar com tanta frequência no dia a dia.

Com a chegada das redes sociais, muitas ferramentas e plataformas online que vieram antes delas acabaram perdendo um grande número de usuários, que focaram seus esforços e atenção para as novas plataformas digitais.

Os blogs, por exemplo, que eram grandes sucessos dentro da internet, acabaram perdendo um grande número de usuários ativos para as redes sociais, que com sua inovação de conteúdo e interação, prenderam a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Em paralelo a isso, o e-mail também se tornou uma plataforma que perdeu muitos usuários após a chegada das redes sociais, mas que ainda continua sendo uma poderosa ferramenta de negócios a partir das inovações do marketing digital.

O marketing digital se caracteriza por um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de um ambiente 100% online e que já é usado por marcas de selador acrílico e muitas outras no mercado e eu explicam o grande sucesso que estão fazendo no mercado.

Tal inovação trouxe para os empreendedores novas formas de se trabalhar, e com isso ajudaram muitas marcas a aumentarem mais os seus resultados e usarem ferramentas que estavam inativas como poderosos meios de negócio, como foi o caso do e-mail.

Entretanto, fazer com que as pessoas clicassem nos e-mails enviados por uma empresa se tornou um grande desafio nos dias atuais, por isso, hoje iremos te ajudar a entender mais sobre como gerar mais cliques em seus e-mails de forma efetiva e personalizada.

Entenda o que é um e-mail marketing

Para começo de conversa, é importante que entendamos o que é o e-mail marketing, uma melhoria que surgiu para essa ferramenta a partir do surgimento do marketing digital, que viu um grande potencial no e-mail para gerar mais resultados para as marcas.

O e-mail marketing pode ser entendido como uma forma de se usar o e-mail de maneira intencional para aumentar os seus resultados, trata-se de uma estratégia já usada por empresas que vendem sistema de controle de acesso e muitas outras no mercado.

O principal foco desse processo é auxiliar na construção de e-mails que sejam personalizados e que façam os usuários clicarem para lerem o que está nele, pois sabemos bem que o e-mail é uma ferramenta usada para diversos processos, como:

  • Contato;
  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Suporte;
  • Trocas;
  • Devoluções.

Por isso, o e-mail marketing surgiu como uma forma de trazer à evidência o poder do e-mail e ajudar as marcas a terem um novo meio de comunicação com seus clientes e também uma maneira de ajudar seus clientes a usarem cada vez mais essa ferramenta.

Saiba para o que serve o e-mail marketing

Tendo entendido o que é o e-mail marketing, é normal que você se pergunte para o que essa estratégia serve, afinal de contas, se tornou uma das principais em todo o mercado e que tem gerado ótimos resultados para as empresas que nela apostam.

Pois bem, o e-mail marketing serve justamente para gerar mais resultados para as marcas através da criação de e-mails personalizados, bem estruturados e segmentados para o público de uma empresa que aluga caminhão de água potável ou qualquer outro produto.

Esse pode até parecer um processo simples, mas acredite, estruturar um e-mail que seja segmentado ao seu público e que convença o usuário a comprar de você ou simplesmente abrir o seu e-mail é um grande desafio para as empresas.

Isso porque a maioria das pessoas abriram mão do e-mail e as que usam acabaram vendo-o apenas como uma ferramenta de trabalho ou estudo, o que diminui ainda mais o interesse em abrir e-mails com ofertas de venda.

Sendo assim, o e-mail marketing se tornou uma ótima estratégia que auxilia na melhora do negócio e no uso intencional dessa poderosa ferramenta para que as marcas consigam fidelizar e atrair cada vez mais clientes.

Confira como a taxa de abertura de e-mail é calculada

Assim como uma empresa de telefonia ip precisa lidar com números e códigos diariamente, o universo do marketing também conta com seus números e cálculos que vale a pena conhecer para obter resultados precisos em seu negócio.

No caso do e-mail marketing, falamos de um cálculo que é feito para que se obtenha o resultado da taxa de abertura de e-mail por parte dos que o recebem, que é o seguinte: Taxa de abertura de e-mail = e-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados).

Tal cálculo auxilia na verificação do total de e-mails que foram abertos pelos potenciais clientes que o receberam e, com isso, você consegue obter ainda mais informações sobre como os seus e-mails estão sendo recebidos pelos clientes.

Por mais estranho que possa parecer fazer cálculos dentro da área do marketing, não há outra forma de se obter resultados certeiros e precisos, que te ajudarão a ter certeza dos resultados e saber o que precisa ser mudado ou não em seu negócio.

Conheça as principais métricas de e-mail marketing

Já que estamos falando de resultados e métricas, é importante que conheçamos algumas das principais dentro do e-mail marketing, seja para uma empresa de outorga poço artesiano ou de qualquer outro segmento. Confira:

Taxa de cliques

A primeira delas é a taxa de cliques, que nada mais é do que o total de abertura de e-mails que a sua marca recebe, ou seja, o total de pessoas que clicaram no e-mail que você enviou e que provavelmente leram o que estava lá.

Nem sempre todos os que abrem o e-mail leram o conteúdo que estava nele, mas só de ter em mãos o número de pessoas que está abrindo o seu e-mail já é uma métrica relevante e que vale a pena estudar em sua estratégia.

Leads gerados

Além disso, também é importante falar sobre os leads gerados, uma importante métrica gerada a partir do e-mail marketing e que se baseia na aquisição de potenciais clientes que podem ser conquistados com base no e-mail enviado.

Por exemplo, se em um e-mail enviado por uma empresa que realiza conserto de balança digital, o potencial cliente clicar no link que o leva para a página de vendas do site da marca, ele já pode ser considerado um lead gerado pelo e-mail.

Taxas de rejeição

E como nem tudo são flores, assim como existem as métricas positivas, também existem as negativas que precisam ser bem entendidas para que se saiba o que está dando errado e para que os profissionais mudem o que for necessário.

Nesse caso, estamos falando justamente sobre a taxa de rejeição, que é justamente a ação do cliente de rejeitar o seu e-mail, seja excluindo-o, enviando-o para o spam ou marcando como não importante, e estar por dentro dessa métrica também é essencial.

Com tais cenários, é possível entender mais sobre como os usuários estão reagindo ao receberem o seu e-mail e, com base nisso, aprender o que você deve ou não fazer dali em diante para melhorar os seus resultados.

Dicas para aumentar a taxa de cliques em seus e-mails 

Partindo para a prática e pensando em formas ainda mais acessíveis de te ajudar, selecionamos algumas dicas para que você consiga aumentar a taxa de cliques nos e-mails da sua empresa de chapa fina frio ou seja qual for o seu negócio. Confira:

Foque em um título chamativo

A primeira delas é a criação de títulos que sejam chamativos para os usuários, ou seja, aqueles títulos que assim que a pessoa bate o olho, não conseguirá sair da página sem antes conferir o que possui naquele e-mail.

Para isso, é válido que você estude mais sobre os gatilhos mentais, importantes aplicações dentro do marketing digital e que auxiliam na criação de títulos e até mesmo e-mails que gerem desejos e sensações únicas em seus potenciais clientes.

Desenvolva e-mails curtos

Outra dica muito importante é saber desenvolver e-mails curtos e objetivos, pois hoje em dia, as pessoas não estão interessadas em ler e-mails longos, elas se sentem cansadas e desanimadas, e é justamente aí que muitas marcas acabam pecando.

Um dos principais motivos pelos quais a melhor marca de cabo para sensor consegue obter sucesso nessa estratégia é justamente porque sabe desenvolver e-mails que sejam curtos e objetivos, sem rodeios e entregando o que realmente deseja para o consumidor.

Trabalhe no visual dos seus e-mails

Por fim, mas longe de ser menos importante, é sempre bom lembrar que os e-mails trabalham com diversos formatos de conteúdo, não apenas com o texto convencional, e usar isso a seu favor na hora de estruturar o da sua marca é essencial.

Sendo assim, use e abuse das imagens, dos vídeos, dos emojis e diversas outras opções que estão à sua disposição na hora de estruturar o seu e-mail, pois além de conseguir fazer um e-mail personalizado, ainda conseguirá atrair ainda mais a atenção do usuário.

Com essas dicas, você conseguirá não só aumentar o número de cliques em seus e-mails, mas também estruturar e-mails cada vez mais personalizados, intencionais e otimizados para obter os resultados que espera.

Considerações finais

Dessa maneira, verá como o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação nos dias atuais e como pode ser usada da melhor maneira possível para fazer a diferença em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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