Saiba tudo sobre Database Marketing

Saiba tudo sobre Database Marketing

Falar sobre o database marketing nos dias atuais é falar sobre algo mais comum do que podemos imaginar, isso porque se trata de um conceito que já faz parte do dia a dia deste universo e que traz ainda mais otimização e praticidade para os profissionais.

Há quem diga que vivemos no universo dos dados, o que não é uma afirmação negativa, até porque a chegada da internet, das redes sociais e dos conceitos que as acompanham fizeram com que a produção de dados fosse cada vez maior.

Hoje, milhões e milhões de dados são produzidos a todo instante em todo o mundo e através das mais diversas plataformas, o que gera um grande desafio para as empresas, que é saber tratar e agrupar esses dados de maneira eficiente.

Isso porque os dados nos dias atuais não são simples números, mas informações relevantes que podem ajudar as marcas a transformarem sua maneira de trabalhar, mas para isso é necessário saber como tratá-los de forma eficiente.

Assim como uma empresa que oferece Sistema pneumático, todo e qualquer segmento de mercado precisa entender e aprender a como tratar bem os seus dados para que eles sejam usados a seu favor no crescimento de sua marca.

Não é preciso ser nenhum guru do marketing ou do universo de programação para aprender a lidar com o database marketing, pelo contrário, trata-se de um conceito que surgiu justamente para que até mesmo os leigos no assunto pudessem aplicar tal ideal.

Tendo isso em vista, hoje iremos conhecer mais sobre o database marketing e entender como ele pode ajudar o seu negócio e a rotina de toda a sua equipe, fazendo uma diferença gigante em seus processos.

Database marketing: saiba o que é

Para começo de conversa, a primeira coisa que você precisa entender é o conceito do database marketing, que na tradução literal para o português, podemos entender como uma base de dados de marketing.

Em algum momento da sua vida e carreira você já deve ter ouvido falar sobre base de dados, seja a que compõe os dados de operação de uma empresa que realiza manutenção de bombas de água ou até mesmo a de uma clínica médica.

Uma base de dados nada mais é do que um espaço online que reúne diversos números e informações em um único lugar, podendo ser usados para que as pessoas e empresas consigam filtrar e tratar tal material de maneira segmentada.

E por falar em segmentação, essa é a principal proposta do database marketing, que trabalha não apenas para a coleta de dados, mas para o seu tratamento e agrupamento de maneira eficaz e segmentada.

Quando falamos de segmentação, nos referimos a um agrupamento de informações que seguem as mesmas características, o que no caso do database marketing dentro das empresas, auxiliam no processo de melhor conhecimento de seus consumidores.

Vale a pena ressaltar que tal conceito pode ser aplicado por todo e qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de servo drives até mesmo um e-commerce de moda, afinal de contas, toda marca precisa lidar com dados de clientes, não é mesmo?

Todo consumidor possui um determinado comportamento que precisa ser estudado pelo empreendedor de uma marca e existe mais de um consumidor que pode realizar ações parecidas com a de outro da mesma marca.

Sendo assim, o database marketing surge para agrupar consumidores dentro de um espaço onde eles sejam tratados de forma personalizada, ajudando a empresa a ter um melhor relacionamento com seus clientes e os clientes a terem uma melhor experiência de compra. 

Database Marketing x Marketing de Relacionamento

Já que tocamos no assunto de relacionamento com o cliente, também é importante que você entenda bem a diferença que existe entre database marketing e o marketing de relacionamento, que por mais que se liguem um ao outro, são bem diferentes.

O database marketing pode ser usado para melhorar o marketing de relacionamento de uma empresa de corrente transportadora, por exemplo, mas trata-se de um conceito que não foca nisso, mas no tratamento otimizado e personalizado de dados.

Já o marketing de relacionamento é, de fato, um conceito que foca apenas na construção de uma melhor relação entre marca e cliente através de ações de marketing que visam uma comunicação saudável e direta entre ambas as partes.

Como mencionamos anteriormente, o database marketing pode ser usado dentro do marketing de relacionamento para filtrar informações válidas que auxiliem nesse processo, mas na prática vemos que se trata de ideias completamente diferentes uma da outra.

Ações podem ser feitas com o database marketing 

Agora que você já entende bem o conceito do database marketing, chegou o momento de conhecer como ele é aplicado dentro das empresas, por isso selecionamos algumas das principais ações que podem ser feitas com ele. Confira:

Calcular o lifetime value do cliente

A primeira delas é o cálculo do lifetime value do cliente de uma marca de ventilador axial industrial ou de uma empresa que presta serviços, tal conceito calcula o valor do tempo de permanência de um cliente em sua marca e quanto ele gasta com ela.

Tal cálculo é extremamente importante para que as empresas saibam se estão ganhando ou perdendo dinheiro e, com o database marketing, torna-se ainda mais simples obter tais dados e ver esse patamar de uma visão macro.

Criar campanhas novas e segmentadas

Além disso, contar com tal conceito também é ótimo para ajudar as marcas na criação de campanhas novas e segmentadas para cada tipo ou grupo de consumidor que ela tenha, pois agora possui as informações que precisa para tal ação.

Pense que quanto mais segmentada for a sua campanha, mais chances esses potenciais clientes possuem de consumir de você, por isso trabalhar com o database marketing é a melhor maneira de fazer isso de forma eficaz.

Construir programas de fidelidade

Programas de fidelidade ainda são ótimas estratégias para marcas de retentor de válvula crf 230 e muitas outras que desejam não só atrair novos clientes, mas também fidelizá-los a um programa que mostre vantagens aos seus consumidores.

Com o database marketing você consegue entender cada ação dos seus consumidores, o que te mostra exatamente as ações que devem ser feitas para melhorar suas experiências e aumentar o seu consumo, e isso pode incluir um programa de fidelidade.

Orçar o Custo por Aquisição de Cliente

O Custo por Aquisição de Cliente, ou CAC, como também é conhecido, se trata de um cálculo feito dentro do universo do marketing digital e que permite as empresas verem quanto estão pagando para atrair e manter seus clientes.

Assim como o lifetime value, tal cálculo é essencial para que a empresa veja se está ganhando ou perdendo dinheiro, e com o database marketing, torna-se ainda mais fácil e rápido obter tais informações antes que coisas ruins aconteçam com a sua marca.

Enviar mensagens personalizadas

Por fim, mas longe de ser menos importante, tal conceito também auxilia no envio de mensagens personalizadas para os clientes que compraram o seu piso intertravado de concreto ou seja qual for o seu produto/serviço.

Uma mensagem personalizada pode gerar um desejo no potencial consumidor ou até mesmo a vontade de consumir novamente de você ou indicar a sua marca para outra pessoa, e o database marketing te ajuda a criar e enviar tais mensagens.

Essas são apenas algumas das diversas ações que existem dentro do universo do database marketing e que servem para te ajudar a ter uma maior e melhor ideia de como tal conceito pode fazer a diferença em seu negócio.

Cases de sucesso do database marketing

Mesmo explicando tudo o que envolve o database marketing, é normal que algumas pessoas ainda se perguntem sobre a real eficácia deste conceito e se ele realmente é bom em sua aplicação, o que se trata de um questionamento normal.

Nesses casos, nada melhor do que conhecer exemplos de empresas que apostaram em tal ideia e obtiveram ótimos resultados, desde uma que vende roda para empilhadeira até uma que presta serviços ambientes.

Sendo assim, confira abaixo algumas das marcas que são consideradas cases de sucesso quando o assunto é a aplicação e uso do database marketing em suas estratégias. Veja: 

  • Imaginarium;
  • Letras.mus.br;
  • McDonald’s;
  • Amazon;
  • Facebook;
  • FX Flow Intelligence;
  • Shopback.

Tais marcas entenderam a importância e o diferencial do database marketing no mercado e não perderam tempo para colocá-lo em prática, adquirindo muito mais do que o aumento de seus resultados, mas também a qualidade deles.

Considerações finais

Dessa forma, podemos entender que o mundo em que vivemos é regido pelos dados, e dentro do universo empresarial, saber lidar com eles é mais do que um diferencial, mas uma necessidade, felizmente, é possível contar com o database marketing para ajudar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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