Em um mercado repleto de publicidade e empresas buscando se destacar praticamente o tempo todo, é necessário estabelecer estratégias convictas e que diferencie sua empresa das demais, diante disso, o marketing de emboscada é importantíssimo e merece destaque.
Muitas vezes quando olhamos para a publicidade atualmente por ela estar totalmente definida e segmentada, parece não haver oportunidades e formas de destacar a sua empresa de licenciamento ambiental que está começando.
Entretanto, para que você consiga a atenção dos clientes em uma era onde os anúncios os bombardeiam o tempo todo, é necessário estabelecer estratégias que possibilitem essa ação.
E é exatamente nesse ponto em que entra o marketing de emboscada, pois essa estratégia possibilita que a sua empresa aumente a sua base de usuários e consiga se destacar mesmo em meio a um mercado totalmente competitivo.
Essa estratégia se trata exatamente em pegar carona na visibilidade, na movimentação e interesse de consumo gerado por grandes eventos mesmo sem que a sua marca patrocine esses eventos.
Por isso, considerar o marketing de emboscada é uma das principais formas de se destacar e conseguir diferenciar a sua empresa mesmo em um meio repleto de publicidade e informações constantes.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o marketing de emboscada, fazendo com que você entenda a sua significação, quais são os seus tipos, por que as marcas usam, exemplos e quais são as suas principais vantagens. Vamos lá!
O que é marketing de emboscada?
O marketing de emboscada pode ser entendido como um conjunto de ações publicitárias paralelas, diretas ou indiretas a um evento realizado por marcas não patrocinadoras.
Ou seja, por meio das suas estratégias e ações, o Ambush Marketing é uma estratégia que envolve uma marca tentando associar seus produtos ou serviços a um grande evento que já conta com empresas patrocinadoras oficiais.
Na maioria dos casos isso acontece durante eventos esportivos que buscam aumentar o conhecimento da marca de uma determinada empresa que não possui direitos de patrocínio.
Ou seja, ao considerar uma empresa de rastreamento de veículos, mesmo que essa marca não seja a patrocinadora de um evento esportivo que está em alta, ela usa da sua publicidade envolvendo esse evento e conseguindo ganhar a sua audiência.
E justamente por não possuir esse direito, marcas que não querem ficar de fora do sucesso que esse evento gera para quem também está ligado ao evento.
Um exemplo famoso é a Copa do Mundo onde muitas empresas utilizam o nome e a imagem do esporte para divulgar seus produtos ou serviços no sucesso que a competição traz para as pessoas.
Sendo assim, para as marcas que utilizam do marketing de emboscada elas só tendem a ganhar, pois elas pegam carona na visibilidade do evento sem investir valores estratosféricos para estar em destaque.
Logo, diante das vantagens em que o marketing de emboscada geralmente possibilita, empresas do ramo esportivo ou até mesmo serviços de consultoria empresarial tem visto o quanto essa estratégia é importante e deve ser considerada.
Tipos de marketing de emboscada
Em linhas gerais e até mesmo de uma forma mais direta existem dois tipos de marketing de emboscada e ambos possuem suas características e atribuições que os tornam únicos.
Sendo assim, para que fique claro as informações de ambos os tipos, confira as características de cada um deles e saiba o que melhor tende a atender a sua empresa e as estratégias consideradas.
Marketing de emboscada por associação
Nessa modalidade, a empresa utiliza qualquer ícone (nome, marcas, imagens, mascote, etc.) de um evento do qual não é patrocinadora e apoiadora oficial para obter vantagens financeiras ou promocionais.
A ideia é levar o público a acreditar que os produtos, serviços, marcas e conteúdos são endossados ou afiliados à organização oficial do evento, gerando mais convicção e impacto diante do público.
Por exemplo, se a sua empresa de gerador para eventos faz um post no Instagram com o seguinte texto de convite:
“Traga os seus amigos para aproveitar os jogos da Copa do Mundo 2022” e com o logo da competição no canto inferior da imagem, o estabelecimento está praticando marketing de emboscada.
Isso geralmente ocorre, justamente para que as empresas consigam aproveitar a audiência do evento, propagando a sua marca e atingindo o público de uma forma totalmente precisa.
Entretanto, deve-se tomar muito cuidado em relação ao marketing de emboscada, pois como as empresas não estão oficialmente patrocinando o evento, em lei elas não têm o direito de comercializar a imagem.
Por isso, por mais que o marketing de emboscada reúna benefícios únicos diante das suas estratégias e ações, é necessário ter o máximo de cautela e utilizar desse recurso com sabedoria e precisão.
Marketing de emboscada por intrusão
O tipo de marketing de emboscada por intrusão ocorre quando marcas e empresas se envolvem em atividades promocionais em um nicho que não apoiam ou patrocinam.
Ou seja, as ações em relação ao marketing de emboscada por intrusão geralmente ocorrem no local em que o evento acontece, fazendo com que as pessoas fiquem com o marketing na mente e lembrem da sua marca.
Os casos mais comuns envolvem ações de marketing mais sutis, como quando um jogador comemora o gol fazendo um sinal que lembra uma determinada marca.
Além do mais, o marketing de intrusão pode ser uma boa estratégia para que a sua marca de tendas para eventos estabeleça seu diferencial e fique marcada na mente do público mesmo que de uma forma sútil.
Por que as empresas utilizam o marketing de emboscada?
Na maioria dos casos a campanha de emboscada tem um objetivo Isso é associar sua empresa a um determinado evento sem ter que subscrever um contrato de patrocínio, gerando muito mais audiência e relevância do que uma publicidade comum.
Ou seja, por mais que o marketing de emboscada ofereça uma abordagem um tanto incomum para criar uma campanha de marketing, através dessas estratégias as empresas têm muito mais liberdade e flexibilidade.
Para responder às campanhas de marketing criadas pelos patrocinadores oficiais de um evento as marcas usam várias formas visuais e trocadilhos. Como essas campanhas são tão divertidas, elas têm mais chances de atrair o público e são mais fáceis de lembrar.
Sendo assim, por exemplo, uma consultoria contábil que utiliza do marketing de emboscada ela tem muito mais chances de impactar as pessoas e conseguir gerar campanhas que tenham um diferencial.
Como parte dessa estratégia, as empresas geralmente adotam uma abordagem que vai além da abordagem definida pela marca.
Por isso, por mais que o marketing de emboscada tenha algumas questões que geram dúvidas em relação a sua aplicação, ele pode ser determinante ao se tratar da audiência e relevância da sua marca no mercado.
Exemplos do marketing de emboscada
O termo marketing de emboscada é novo, mas essa prática oportunista é antiga, sendo uma técnica utilizada por grandes empresas e até mesmo por empresas que estão começando com a coleta de resíduos perigosos.
Para você ter uma ideia, selecionamos alguns exemplos bem conhecidos que talvez você não conheça, mas que ao lembrar de fato tudo fará sentido. Confira!
A Brahma e o número 1 na copa de 1994
Este é um caso clássico de jogadores comemorando referindo-se à marca. O que aconteceu foi que a cerveja Brahma lançou uma campanha em 1994 para chamar a atenção para a façanha de se tornar líder desse mercado no Brasil.
A campanha foi batizada de “Número 1” e trazia promoções como “Cerveja nº 1” e “Torcedores nº 1”.
Mas o que mais chamou a atenção foi que a marca patrocinou a estrela da nossa seleção e da Copa do Mundo deste ano: Romário. O que fez com que a publicidade se tornasse ainda maior e considerável diante do mercado.
O Painel gigante da Nike na Copa do Mundo de 2010
A Adidas é uma das patrocinadoras da Copa do Mundo de 2010 realizada na África do Sul. A Nike então colocou um painel de 44 metros no topo do edifício mais alto da cidade-estado de Joanesburgo.
O painel ficou iluminado das 18h às 6h, além do mais ele foi decorado com fotos de grandes nomes do futebol como Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.
Logo, a Adidas que era a patrocinadora oficial do evento, acabou tendo que dividir os holofotes com a Nike devido às ações e estratégias de marketing de emboscada que foram implantadas.
BMW e Audi
Pode ser difícil de acreditar, mas mesmo grandes montadoras como Audi e BMW, que têm lucros enormes e popularidade, também usam publicidade emboscada em seus empenhos de marketing.
Os outdoors se tornaram o campo de batalha dessas grandes marcas. A Audi viu uma oportunidade de se promover zombando da BMW com anúncios apresentando slogans cortantes colocados ao lado de outdoors da BMW.
Logo, fica claro que ao utilizar do marketing de emboscada de uma forma precisa, a sua empresa por exemplo, de projeto bombeiros pode contar com benefícios incríveis e totalmente únicos.
Benefícios do marketing de emboscada
Para que você entenda e tenha ainda mais motivos para investir no marketing de emboscada, confira alguns dos benefícios dessa estratégia e saiba exatamente como ela pode ser um fator-chave diante da sua empresa.
- Melhor valor da marca;
- Liberdade e flexibilidade;
- Abordagem criativa;
- Resposta direta a uma campanha;
- As empresas conseguem sair do script de seu conteúdo inicial.
Por isso, investir no marketing de emboscada de uma forma inteligente tende a ser um movimento chave para que a sua empresa se destaque e consiga se diferenciar mesmo em meio a tantos conteúdos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.