O marketing possui uma grande importância para qualquer negócio, uma vez que o universo do marketing possui a capacidade de proporcionar ótimos resultados para uma empresa.
Dessa forma, desde uma fábrica de ventiladores industriais a uma loja de roupas precisam de uma boa estrutura de marketing para o sucesso do seu negócio.
O marketing possui a capacidade de compreender o seu consumidor, impactar uma maior quantidade de pessoas e multiplicar as suas vendas, além de muitos outros benefícios para o seu negócio.
Continue lendo este artigo e compreenda qual é a importância do marketing em uma empresa e qual a sua função para que o seu negócio prospere.
Qual é a importância do marketing?
O marketing é um setor que possui a capacidade de auxiliar o seu estabelecimento a informar e vender os seus diferentes produtos ou serviços para as pessoas.
Todo o negócio precisa de estratégias de marketing para sobreviver no mercado, se sobressaindo da concorrência, apresentando um diferencial ou simplesmente conseguindo se posicionar bem no mercado.
O marketing está presente na vida das pessoas em diferentes aspectos, onde desde ir a uma entrevista de emprego para o cargo de decapagem química até a venda de produtos ou serviços de uma empresa precisam de estratégias de marketing para terem sucesso.
Isso acontece porque você precisa se preocupar com a sua identidade visual que você passa, a forma de se comunicar e identificar quais produtos ou serviços mais interessam o seu potencial consumidor, além de outros elementos.
Além disso, o seu produto pode ter grande qualidade e ser útil na vida de muitas pessoas, entretanto, se você não souber como utilizar estratégias de marketing para divulgar e convencer o seu potencial cliente, existe uma menor possibilidade de se conseguir vender.
Por exemplo, você pode estar vendendo um mourão de concreto de alta qualidade, com uma durabilidade muito alta, mas se o seu segmento-alvo não obtiver essa informação de forma adequada, as suas vendas não irão acontecer.
Por esse motivo, o marketing é essencial em qualquer empresa, auxiliando na melhor forma de divulgação do seu produto ou serviço e alcançando um maior número de pessoas a fim de aumentar o número de vendas e fazer com que o seu negócio prospere.
Para que isso aconteça, existem inúmeras estratégias e processos que precisam passar por esses profissionais, planejando e construindo diferentes formas de identificar, atrair e converter o seu público-alvo.
Por exemplo, se você está vendendo um retentor de válvula, é necessário divulgar esse produto a empresas e potenciais clientes que utilizem esse item em seu processo, como fabricantes de automóveis ou equipamentos eletrônicos.
Com isso você consegue filtrar as suas interações para pessoas que realmente estariam interessadas em adquirir o produto.
Além disso, você consegue compreender um pouco mais o seu consumidor, identificando em que aspecto o seu produto ou serviço possui a capacidade de suprir uma necessidade do seu cliente, realizando um sonho ou sanando algum problema.
Existem ainda muitos aspectos em que o setor de marketing pode auxiliar no desempenho da sua empresa, utilizando diferentes táticas que podem conquistar o seu público ideal.
Quais são as funções do marketing?
As funções que a área de marketing desempenha dentro de um negócio são várias, onde a função de identificar, atrair e converter o seu nicho demandam diferentes habilidades.
Com isso, dentre as principais funções que esse setor pode desempenhar dentro da sua empresa estão:
- Distribuição;
- Financiamento;
- Gestão de informações de marketing;
- Preços;
- Gerenciamento de produtos e serviços.
Essas são as principais funções que a área de marketing pode apresentar no seu negócio, existindo ainda muitas outras, onde cada uma delas possui um diferente benefício e responsabilidade dentro da empresa.
1 – Distribuição
A distribuição é um fator fundamental do setor de marketing, uma vez que é essencial que o seu produto consiga chegar até o cliente, suprindo as suas necessidades e o deixando satisfeito com a marca.
Embora a distribuição não pareça um fator diretamente ligado ao marketing, ele continua sendo um importante elemento para a experiência de consumo do seu cliente.
Por exemplo, para conseguir entregar uma mesa pantográfica ao seu consumidor no destino final, é necessário muito planejamento prévio antes que o produto chegue até o cliente.
Dentre os diferentes fatores que influenciam o planejamento de distribuição de um produto ou serviço estão as decisões referente às rotas que serão efetuadas pelas transportadoras, garantindo assim a segurança e agilidade na entrega.
Isso acontece porque existe um grande fator logístico envolvendo todo o processo de entrega, onde é necessário realizar um planejamento referente ao meio de transporte, armazenamento e entre muitos outros elementos a serem analisados.
Todavia, a distribuição não existe apenas no meio físico, com mercadorias. Existe também a distribuição no meio digital, onde é possível, por exemplo, distribuir informações sobre como utilizar um durômetro digital e entre outros produtos.
Esses são os chamados infoprodutos que podem ser disponibilizados com o auxílio da internet a diferentes tipos de consumidores. Além disso, as lojas online e de catálogo também são alguns dos canais de distribuição de mercadorias.
Com isso, é essencial que se planeje corretamente os canais de distribuição que são necessários para a realização e cumprimento dos objetivos de marketing da empresa.
2 – Financiamento
Embora o setor financeiro também não pareça muito ligado à área de marketing, ele também faz uma participação nesse departamento. Isso acontece porque é necessário efetuar investimentos iniciais e regulares para garantir o sucesso da empresa.
Um exemplo disso é o cálculo do ROI, que significa retorno sobre investimento, identificando o investimento inicial de uma campanha para a divulgação de um produto e se ele conseguir obter um bom retorno, conseguindo alcançar lucro.
Por exemplo, se você pretende construir uma campanha para aumentar as vendas de uma corrente de transmissão no seu negócio, é necessário efetuar um investimento inicial para a divulgação e depois calcular se o retorno desse investimento foi positivo.
Com isso, é possível tomar decisões inteligentes referente a se é necessário mudar a campanha e utilizar novas estratégias ou se essa já está obtendo sucesso e deve-se manter.
É necessário investir em uma empresa utilizando um mix de empréstimos, capital pessoal e investimentos.
Dessa forma, o profissional de marketing deve identificar se é necessário um investimento elevado ou pequeno relacionado ao meio de divulgação.
Por exemplo, uma caldeiraria industrial pode efetuar a sua divulgação através das mídias sociais, possuindo um baixo investimento ou então uma live marketing, investindo em eventos ou campanhas mais elaboradas e que requerem um alto valor para se concretizarem.
A equipe de marketing é responsável por analisar o seu público-alvo e identificar quais campanhas se encaixam melhor com ele e devem ser efetuadas para impactar e converter o consumidor.
3 – Gestão de informações de marketing
A gestão das informações no setor de marketing também possui grande relevância, sendo essa a chave de todo o negócio.
Através das informações referente a quem é o seu público-alvo e como a concorrência se posiciona no mercado, por exemplo, é possível se destacar entre os demais e com isso obter um maior número de conversões.
As pesquisas realizadas com o intuito de identificar quem teria maior interesse em adquirir o seu produto, quais são as suas características, sonhos, medos e problemas e entre muitos outros fatores, podem ajudar o seu negócio a atingir os seus objetivos.
Alguns fatores como o seu ciclo de vida, idade, gênero e entre muitos outros, tornam possível tomar melhores decisões no mercado, se comunicando melhor com o seu cliente e aumentando o número de vendas da sua empresa.
As informações são essenciais para um melhor desempenho, atingindo um maior número de pessoas e convertendo.
4 – Preços
A depender do setor de atuação e da estratégia de posicionamento de uma empresa, o preço de um produto ou serviço pode ter maior ou menor relevância.
Todavia, de qualquer forma é necessário realizar uma pesquisa de mercado e analisar os diferentes preços que o seu concorrente oferece, a fim de se posicionar da melhor maneira possível.
Dessa forma, se um preço for muito elevado, os seus clientes podem não adquirir o produto por estar muito distante de sua realidade. Já se o produto possuir um preço muito abaixo do que dos concorrentes, o seu cliente pode duvidar da qualidade que ele possui.
Com isso, é necessário observar a concorrência e adotar um posicionamento adequado para a sua empresa.
5 – Gestão de produtos e serviços
A gestão de produtos e serviços também é essencial no mercado, garantindo a organização e desempenho da sua empresa.
É necessário realizar muita pesquisa referente a concorrência, público, qualidade e entre muitos fatores, a fim de obter o melhor resultado.
O marketing é essencial em qualquer negócio, uma vez que ele é o ponto-chave para que se obtenha grandes resultados e um número elevado de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.