As melhores estratégias de SEO para 2023

SEO para 2023

O SEO é uma estratégia muito importante para qualquer empresa no meio digital, já que as suas técnicas possuem um impacto significativo no número de visitantes que você obtém na plataforma. Por isso, se atentar a como será o SEO para 2023 é extremamente necessário.

Isso acontece porque o Google efetua atualizações com uma grande frequência, com a finalidade de melhorar a experiência do usuário em sua busca por informação constantemente.

Dessa forma, desde uma empresa de tratamento térmico a uma loja de instrumentos musicais precisam se atentar às mudanças que são realizadas pela plataforma, com o objetivo de se destacar no mercado e não perder para a concorrência.

Através das estratégias de SEO, é possível inserir o seu conteúdo no meio digital de forma que o seu site se destaque dos demais, atingindo uma ótima posição no ranqueamento do Google.

Com isso, o número de visitantes no seu site sobe, atraindo novos potenciais consumidores, se tornando autoridade no seu meio de atuação, convertendo um maior número de pessoas e, consequentemente, aumentando o seu número de vendas.

Pode-se então observar que desde uma fábrica que produz um sensor de nivel de combustível até uma loja de doces, todos os empreendimentos devem utilizar o meio digital como forma de divulgação e o SEO como multiplicador de resultados, alcançando mais pessoas.

Com o avanço tecnológico, utilizar a internet como uma estratégia para a sua empresa se tornou fundamental e isso pode ser comprovado pela pandemia do coronavírus, que aconteceu em 2020, onde apenas os negócios com meios digitais se sobressaíram.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é a estratégia de SEO, quais são as alterações do Google mais relevantes no ano de 2022 e como isso impacta no seu modo de distribuição de conteúdo para o seu segmento-alvo.

O que é SEO?

O SEO significa Search Engine Optimization. Ele é a junção de uma série de técnicas que possuem o foco em otimizar as páginas da web para os seus usuários.

O SEO tem como finalidade o aumento no número de visitas de um site, onde isso acontece através de um melhor posicionamento no ranking do Google.

Com isso, é possível obter uma maior facilidade em encontrar a sua página em diferentes meios de busca, onde uma página bem ranqueada no Google, no topo da página, possui uma maior chance de obter visualizações.

Por exemplo, se você pesquisar “tanque inox industrial” no Google, as primeiras lojas serão as mais visitadas. Isso acontece porque essas plataformas possuem um grande índice de autoridade na internet e, normalmente, elas já possuem a resposta que você está buscando.

Ademais, caso o primeiro link da ferramenta de busca já possua a resposta que você estava procurando, é muito provável que você nem sequer visite as próximas páginas.

Um dado importante é que cerca de 75% das pessoas que realizam buscas no Google não olham para além dos primeiros resultados da pesquisa ao procurarem pelo o que precisam.

Já com o SEO, diferente dos anúncios pagos, ele é o resultado de um tráfego orgânico, uma vez que é através dos algoritmos do Google utilizados a seu favor que o seu ranqueamento sobe.

Com isso, o seu público-alvo pode procurar sobre o seu produto e encontrar a sua empresa com uma maior facilidade.

Por exemplo, se um usuário busca pelo serviço de teste de estanqueidade no Google, os primeiros resultados são os que possuem uma maior autoridade no meio digital, tendo uma maior probabilidade de possuir o que você procura e utilizam técnicas de SEO para isso.

O que esperar do futuro do SEO?

O SEO é uma ferramenta muito utilizada no mercado, onde, assim como a área de trabalho, está em constante mudança, buscando sempre evoluir e proporcionar uma maior qualidade a quem o utiliza.

O seu objetivo principal está em auxiliar os conteúdos a possuírem uma ótima classificação no sistema de busca do Google, sendo essencial para o sucesso de um negócio.

Todavia, o futuro do SEO possui sempre algumas alterações, sendo assim imprescindível o seu acompanhamento para se destacar da concorrência.

As estratégias de SEO possuem muita eficiência no ranqueamento do Google, uma vez que as técnicas referentes a quantidade de links que uma página disponibiliza, quantidade de palavras, subtítulos, palavras-chave e muitas outras técnicas auxiliam o usuário.

Dessa forma, desde um artigo sobre como é feito um perfil de polietileno a quais passos são necessários para investir na bolsa de valores brasileira podem levar o seu site a adquirir um alto número de visitas, melhorando a sua autoridade.

Com isso, as chances de efetuar vendas e alcançar um maior número de pessoas para o seu negócio cresce consideravelmente, aumentando a possibilidade de sucesso da sua empresa.

Entretanto, esses eram os elementos que tornavam as estratégias de SEO tão importantes e relevantes no meio digital, ajudando muitos vendedores a divulgarem os seus produtos da melhor forma possível, mas hoje em dia, o Google possui novas regras e prioridades.

Qual é a importância do SEO?

O SEO possui uma grande importância no mercado, uma vez que, como já mencionado, as diversas empresas presentes no meio digital podem utilizar essa estratégia para melhorar o seu posicionamento no Google e, assim, aumentar as suas vendas.

Dessa forma, a venda de uma arruela de borracha, por exemplo, pode ser realizada de maneira rápida e fácil, o levando a conhecer negócios que muitas vezes seriam de difícil acesso no mercado, por conta da alta concorrência existente no meio.

Todavia, em 2020, através da pandemia do coronavírus, foi possível perceber que as empresas precisam desenvolver os meios online com muita rapidez, acompanhando a alteração em alta escala dos meios de comercialização para o digital.

Os volumes de vendas cresceram rapidamente na Internet, de maneira que a concorrência também aumentou muito.

Com isso, uma fabricante de peças usinadas, por exemplo, precisaria utilizar as estratégias de SEO como forma de se sobressair no mercado, atrair um maior número de visitantes e vender mais.

As estratégias de SEO tem a capacidade de aumentar a visibilidade da sua página e, com esse benefício, aumentar a sua taxa de conversão, fazendo com que a sua empresa consiga vender mais e aumentar os seus lucros.

Já em 2021, o tráfego orgânico, sendo ele não pago, mas sim distribuído de forma orgânica, se consolidou como sendo a segunda maior fonte de tráfego para o e-commerce no país.

Entretanto, o mercado vive mudando, com a finalidade de melhorar a experiência do usuário e a sua navegação nas diferentes plataformas.

Essa é a principal missão do Google, realizando algumas atualizações de tempos em tempos com o mesmo objetivo.

Todavia, é muito importante estar sempre atento às alterações que são realizadas na plataforma, com o intuito de não ser impactado negativamente pelas mudanças e conseguir acompanhar o mercado, estando sempre atento às mudanças que ocorrem nele.

Quais foram as atualizações de 2022 do Google?

O Google faz várias atualizações todos os anos, com a finalidade de melhorar a experiência do usuário em sua busca por informação. Com isso, podem-se citar, dentre as principais atualizações realizadas por ele no último ano estão:

  • Product Reviews Update;
  • Helpful Content Update;
  • Core Update;
  • Entre outros.

Todas essas mudanças possuem o mesmo objetivo, como já mencionado, todavia, o “helpful content”, onde traduzindo o termo significa atualização de conteúdo útil, possui grande relevância.

Ele tem a finalidade de compensar os conteúdos e sites que produzem uma experiência satisfatória aos seus usuários.

Por exemplo, um texto totalmente original sobre como você pode utilizar uma niveladora de doca, terá maior visibilidade do que textos copiados ou que possuem um conteúdo não muito relevante para o seu público-alvo.

Essa atualização foi criada para que os conteúdos que são considerados inúteis pudessem perder a sua visibilidade na plataforma.

Embora essa nova forma de destaque seja muito boa para quem realiza as pesquisas, ele também pode criar um grande impacto na forma em que você cria os seus conteúdos.

Todavia, existem algumas maneiras de garantir que o seu conteúdo transmita valor aos seus visitantes, onde entre eles, pode-se citar:

  • Priorize pessoas;
  • Evite estratégias de conteúdo escalonadas;
  • Conteúdo alinhado à sua proposta de valor central.

Essas são apenas algumas das formas de se garantir um conteúdo original e de qualidade aos seus visitantes, existindo ainda muitas outras maneiras.

Como se preparar para o futuro?

Como já mencionado, o objetivo principal do Google com todas as suas atualizações é a melhoria contínua na experiência do usuário em seu sistema de busca.

Através do aperfeiçoamento tecnológico de seus algoritmos, a plataforma busca entregar conteúdos cada vez mais relevantes ao usuário, entregando resultados excelentes.

Com isso, o Google busca pelos conteúdos que sanem o problema do usuário e que sejam pertinentes à sua intenção de busca, possuindo então três pilares principais:

  • Velocidade;
  • Autoridade;
  • Conteúdo.

Esses são os principais pontos em que a ferramenta de busca quer destacar, melhorando a experiência do usuário.

Para que você continue bem posicionado no mercado, é necessário então buscar estruturar as estratégias de SEO de maneira que o usuário possa acessar um site ou página de maneira rápida. Além disso, ele deve encontrar as soluções que precisa com facilidade.

Obter uma boa posição no ranqueamento do Google é fundamental para se destacar da concorrência e atingir ótimos resultados, por isso, você deve focar no usuário, em sua experiência com o seu site e em como você pode disponibilizar conteúdos de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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