Aprenda a anunciar sua empresa no Google

anunciar sua empresa

Ao anunciar sua empresa no Google você consegue criar presença no mundo digital, e com isso alavancar suas vendas, afinal, se nos dias de hoje você não está presente na internet, é como se a sua empresa não existisse.

Divulgar sua empresa no Google é muito importante para o crescimento da sua marca, afinal esse é um dos mais importantes canais de divulgação do mundo online, por isso é importante que você enxergue esse potencial.

Essa estratégia de divulgação é importante para empresas de todos os segmentos, sejam elas de manutenção de caldeiras ou alimentícia, pois é através desses anúncios que você irá conseguir projetar a sua empresa na internet.

Para entender melhor como funciona o anúncio do Google para o seu negócio e todo potencial que ele tem para alavancar suas vendas, continue lendo este artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Existem inúmeras opções para a divulgação de uma empresa no Google, mas neste artigo vamos nos restringir apenas a algumas delas, afinal a lista é extensa e passaríamos horas e horas discorrendo sobre o tema.

O que é Google Meu Negócio?

Antes de tudo, é importante que você saiba o que é o Google Meu Negócio (GMN). Também conhecido como Google My Business, essa é uma plataforma em que uma empresa de transformadores, por exemplo, consegue divulgar o seu negócio.

Essa divulgação acontece de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, e essa ferramenta permite com que você marque presença na vida dos leads e dos seus clientes, com isso você consegue passar diversas informações importantes, como:

  • Endereço;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Notas sobre o serviço ou produto;
  • Perguntas e respostas;
  • Eventos que vão acontecer.

Entre outras informações pertinentes.

A importância do marketing de busca

O marketing de busca é um canal que tem um potencial incrível, sendo o maior em conversão do marketing digital, seja através da captação de leads ou pela venda de produtos e serviços.

Por isso, se você tem uma empresa de infraestrutura elétrica, por exemplo, um dos primeiros aspectos que devem ser levados em consideração na sua estratégia de marketing é o anúncio no Google.

Fazer com que sua marca seja encontrada no Google é essencial para o sucesso da sua empresa, principalmente se você deseja ter um forte canal de divulgação, então é importante que você entenda que a internet é um universo cheio de concorrência.

Sendo assim, para que a sua empresa seja lembrada, ela precisa ser vista, afinal no meio online não existe apenas uma marca de conexões galvanizadas, existem milhares, por isso se torna tão importante divulgar seu negócio para sair à frente da concorrência.

É importante que você saiba que não basta apenas estar listados nas páginas de respostas do Google, é fundamental que você tenha uma posição de relevância nessas páginas, é isso que vai atrair o público para que eles conheçam mais sobre sua marca.

Afinal, quando alguém busca por flange roscado, por exemplo, não vai muito além das primeiras páginas de buscas, por isso é fundamental que a sua empresa esteja no topo dessas buscas.

Opções para divulgar o seu negócio no Google

Agora que você já sabe como funciona o anúncio do Google e por que ele é importante para a sua empresa, conheça agora algumas estratégias de divulgação para usar em seu negócio.

Vamos dividir as estratégias em dois termos, o SEO, que é a forma orgânica que uma empresa tem de divulgar sua marca, e os links patrocinados, nessa opção os anúncios são feitos de forma paga.

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que são técnicas que visam colocar o site de uma empresa de Válvula de bloqueio, por exemplo, nas primeiras posições das páginas de respostas do Google, na busca orgânica onde estão concentrados 60% dos cliques.

Já os links patrocinados, como o próprio nome diz, você precisa patrociná-los, e com isso pagar para que esses anúncios apareçam para os clientes.

Nessa estratégia é trabalhado uma série de conjuntos de técnicas que buscam conquistar posições de relevância nos resultados publicados na área de links pagos, das páginas de respostas do Google, e isso é feito através do programa Google Ads.

O Google Ads é bem completo e oferece diversas opções de anúncios e formatos. Saiba que são técnicas diferentes com resultados e pontos de vista distintos.

Mas saiba que todas elas têm o mesmo objetivo: fazer com que as empresas consigam uma posição de destaque nas SERPs (Search Engine Response Pages). Veja a seguir quais são as opções que você pode usar ao seu favor.

Como divulgar uma empresa no GMN?

Essa dica é importante principalmente para uma empresa que fabrica Misturadores industriais e que começou agora, por exemplo, ou para aqueles pequenos negócios de bairro.

Ela é uma ferramenta gratuita que permite com que as empresas criem uma presença online e se destaque nas páginas de respostas, mas também nas feitas pelo Google Maps, como mostrado no início deste artigo.

Além disso, essa ferramenta é bem simples e prática de ser usada, é preciso que você faça apenas o cadastramento e coloque as informações necessárias. É importante que tudo esteja bem explicado para que você consiga se destacar da concorrência.

Feito isso, as informações do seu negócio irão aparecer em destaque, no topo dos resultados orgânicos, a ficha do Google Meu Negócio, você irá cadastrar todas as informações da sua empresa, como:

  • Nome da empresa;
  • Horário de funcionamento;
  • Seus produtos ou serviços;
  • Publicar atualizações como nas redes sociais.

Isso irá destacar a sua empresa de forma gratuita nos resultados de pesquisa do Google, com isso o seu negócio ganhará uma ótima exposição o que irá gerar ótimos resultados para que você cresça no mercado.

Divulgação de empresas no Google através de SEO

Antes de conhecer mais sobre essa técnica, é importante que você saiba que o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo.

Dito isso, o trabalho de otimização de sites para as ferramentas de busca precisam de um prazo até que os primeiros resultados sejam vistos, mas saiba que, apesar desse tempo, essa é uma estratégia que gera excelentes resultados.

O SEO tem o poder de conseguir atrair tráfego constante e bem qualificado para o site da sua empresa, a grande vantagem de investir nessa estratégia é que o tráfego é constante e voltado para o seu público-alvo, com isso ele oferece as melhores taxas de conversão.

Seja você uma empresa de curva de inox ou uma loja de roupas que quer divulgar o seu site ou o conteúdo da sua loja virtual, é importante que você consiga colocar o seu site nas primeiras posições e garantir sua exposição constante.

Divulgação de empresas através de link patrocinado

Essa é uma opção bem eficaz, você consegue divulgar a sua empresa no Google pelos links patrocinados, que é uma ferramenta disponibilizada através do Google Ads, um programa de publicidade online do buscador, ao qual insere links para os sites.

Esses links ficam em uma área reservada no cabeçalho das páginas de respostas e nas últimas posições de listagem, essa é uma solução rápida, pois desembolsando um valor você já consegue deixar seu site em destaque.

Em um primeiro momento essa pode até parecer uma forma simples de divulgação, mas saiba que divulgar sua empresa pelos links patrocinados exige muito conhecimento sobre as técnicas de seleção de palavras-chave e criação de anúncios.

Saiba que os links patrocinados funcionam em duas dimensões bem diferentes, são elas:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display.

Isso mostra que essa técnica é bem mais elaborada que simplesmente só pagar pelo anúncio.

Diferente da técnica de SEO, que tem o investimento e os resultados são obtidos a longo prazo, os link patrocinados têm um custo bem alto, pois cada vez que alguém clica no anúncio, você paga um determinado valor, que é estabelecido com o Google previamente.

Sendo assim, essa é uma estratégia que exige um maior investimento, e se analisada, os custos podem aumentar muito, a cada vez que tiver um novo clique.

É importante levar em consideração que a internet é um ambiente em disputa, com isso cada vez mais empresas têm buscado a divulgação na internet, com isso o valor desses cliques são bem disputados em um sistema de leilão.

Sendo assim, os custos podem chegar a valores bem exorbitantes, por isso é importante que você conheça as outras estratégias e as use como alternativa. Caso deseje usar os links patrocinados, utilize por um tempo, para que não gaste todo o orçamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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