A participação e a criação de eventos de Marketing Digital e presenciais serão destacadas no artigo de hoje. Ao realizar um evento de sucesso, sua empresa torna os participantes mais envolvidos, originando partilhas online de grande valor comercial.
As conversas, a repercussão e a transmissão de críticas entre participantes e seu círculo social podem trazer novos públicos.
Olhando para uma organização em seus níveis internos, a participação em eventos traz uma maior coesão para a equipe e mais produtividade.
Mas fique atento: os eventos só impulsionam seu negócio se forem bem planejados e integrados à uma estratégia de marketing e comunicação global.
A relevância dos eventos na estratégia de marketing
Nota-se a importância dos eventos nas estratégias de marketing com o crescimento contínuo do mercado de eventos.
Mesmo negócios internacionais, como uma produtora de vídeos, os meios digitais ajudam a atingir públicos mais distantes, permitindo um contato até mesmo emocional com seus potenciais clientes e possibilitando um diálogo direto com seu público.
Assim como é fato que a grande maioria dos eventos é destinada a empresas de grandes lucros e grandes marcas, os eventos trazem boas oportunidades de negócio e brand awareness.
Existem muitas formas de desenvolver seu evento que podem ser mais econômicas e contribuir para a notoriedade de sua marca, sendo uma questão de organização e criatividade.
A importância dos eventos na comunicação da empresa
Uma empresa se torna tudo aquilo que ela pratica, desenvolve, comunica e age em seu dia a dia.
Sejam eventos presenciais ou online, nos quais os participantes conseguem se visualizar, permitem um contato direto com clientes em potencial ou atuais, o que permite transmitir mais segurança e garantias para seu público.
O fato é que eventos são uma grande contribuição para a comunicação de sua marca de balão inflável gigante, trazendo algumas vantagens importantes, como:
- Maior transparência com os participantes;
- Interação com pessoas reais;
- Permitem testar produtos;
- Os participantes podem obter respostas a dúvidas;
- Feedback imediato dos participantes;
- Coleta de novos dados de potenciais clientes.
Nesse cenário, o marketing de eventos é uma terminologia que já começa a ser utilizada, assim como o marketing digital e o marketing direto.
Preste atenção nos eventos que já participou: todos eles contam com uma equipe de profissionais que ajudam na organização, planejamento e estratégias.
Quando utilizar eventos na sua estratégia de marketing?
Se você chegou até aqui, certamente está se perguntando qual o melhor momento para o desenvolvimento de um evento, e pontuamos aqui alguns objetivos que alinham esses momentos.
- Para fidelizar clientes
Eventos podem ser uma forma de oferecer experiências únicas aos seus clientes e potenciais clientes, obtendo uma maior fidelização.
As pessoas buscam eventos para sair da rotina, se divertir, obter novas experiências e adquirir novos conhecimentos.
- Para apresentar novos produtos
Em um evento de alugar galpão, todo o público que está lá tem algum interesse pelo tema tratado. Isso é diferente da maior parte das estratégias de marketing, onde as pessoas são confrontadas com uma determinada mensagem sem intenção.
A decisão de participar ou não de um evento é individual, sendo uma escolha própria, o que torna o público mais disposto a ouvir sua mensagem.
- Para potencializar a credibilidade de uma empresa ou marca
Entre os principais motivos de criar um evento está sua capacidade de aumentar a credibilidade de uma marca ou empresa.
Quando bem organizado, um evento pode gerar um grande volume de partilhas e comunicação sobre sua marca, vinda de elementos externos.
Isso faz com que seu alcance não se limite ao dia do evento e ao local, e sim seja continuado de formas externas, tornando a informação mais confiável para seu público.
Para uma melhor organização do seu evento, pesquise por locação de banheiro químico e garanta mais conforto aos participantes.
- Para aproveitar a maior partilha e envolvimento do público
O envolvimento público e as partilhas geradas em um evento ajudam a criar notoriedade para sua marca.
Eles são geralmente vistos por empresários de sucesso como geradores de contatos valiosos, pois possibilita uma interação direta entre pessoa e marca.
- Para informar ou ensinar
Com um evento que gera proximidade, você tem em mãos a melhor forma de ensinar ou transmitir uma informação, uma vez que os participantes estão predispostos a lhe dar atenção.
Benefícios de participar de eventos
É importante escolher eventos de qualidade, analisar os temas da agenda, o histórico dos palestrantes e o perfil do público.
Saber o que esperar do encontro de cabeamento estruturado projeto e quais benefícios você deve aproveitar certamente torna a experiência muito mais valiosa.
Afinal de contas, participar de um evento requer investimentos, como o valor do ingresso, a viagem, a estadia, o tempo fora do trabalho, e todos esses fatores precisam ser considerados. Pontuamos alguns benefícios de participar de bons eventos.
Manter-se atualizado
Primeiramente precisamos destacar o aprendizado, afinal de contas o marketing digital é uma área cheia de novidades e eventos são excelentes formas de se manter atualizado.
Você certamente estará entre os melhores de sua área ouvindo grandes palestrantes e captando ideias mais inovadoras.
Isso te prepara tecnicamente, sendo um diferencial para a empresa que você trabalha se destacar entre as demais.
Aprender rápido
Assistir palestras e se dedicar a estudar sobre o assunto é muito mais eficaz do que buscar conhecimento fragmentado em blogs e artigos soltos. Esses meios funcionam melhor como fonte de consulta para dúvidas e questões mais práticas da sua rotina.
Outro ponto é que estudar sozinho também é difícil, a não ser que você seja uma pessoa muito disciplinada.
Já estar em um ambiente de troca de conhecimento te possibilita se atualizar mais rapidamente.
Um evento que conte com diversos palestrantes é melhor ainda, pois em um único dia você terá contato com diferentes especialistas.
Certamente conhecer a experiência desses profissionais e escutar suas opiniões sobre serviços contábeis pode ser a melhor forma de aprender.
Assim, participar de conferências costuma ser mais efetivo do que fazer vários cursos específicos e tentar estudar sozinho.
Fazer networking de alto nível
Ao participar de um evento, é impossível se manter indiferente a todas as pessoas que estão ao seu redor.
Certamente você vai interagir e trocar cartões de visita, sendo essa uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas e tornar-se mais conhecido.
Isso é o famoso networking e as apresentações podem acontecer em diversas situações, como no intervalo das palestras, no almoço, no happy hour, no coffee break, etc.
Ao criar novas relações, é possível que você esteja conhecendo seu futuro empregado, sócio, investidor, concorrente ou cliente.
Os participantes e palestrantes de um evento são pessoas competentes e disponíveis para colaborar com seu negócio, planejar ações de co-marketing, apresentá-lo a alguém importante, dentre outras tantas possibilidades.
Firmar parcerias e novas vendas
Fique sabendo que não é raro que conexões desenvolvidas em eventos se transformem em parcerias de negócios.
Os eventos são oportunidades de vender o seu produto ou serviços de forma mais pessoal e conseguir vários interessados, que podem se tornar seus futuros clientes.
Pode acontecer que em um único contrato prospectado em um evento você já ganhe o suficiente para cobrir o investimento feito por você para estar em um evento de consultoria empresarial, por exemplo.
Encontrar soluções de negócio
Assim como outras pessoas podem descobrir no seu negócio a solução que precisavam para resolver um problema, você também pode conhecer um serviço ou produto que irá solucionar uma demanda interna de sua empresa e melhorar os resultados.
É muito comum também encontrar profissionais e empresas que enfrentam desafios iguais aos seus. Na grande maioria das vezes, a troca de experiências lhe indicará ferramentas e práticas que resolvem uma necessidade de seu negócio.
Nas conversas com outros participantes e palestrantes, casos de fracassos, sucessos e números importantes surgem, podendo indicar a melhor direção a seguir.
Considerações finais
Por fim, vamos falar da importância de eventos para o marketing e seus benefícios para as empresas. Vale ressaltar que, ao organizar seu evento, você deve encontrar uma empresa de tendas para eventos confiável, no caso de ser presencial.
Devido a pandemia de COVID-19, os eventos online ganharam popularidade, de forma que eles chegaram para ficar.
Mas ainda assim existem pessoas que relutam um pouco aos eventos online, e que precisam entender que a importância para o marketing é real.
Eles oferecem benefícios que podem fazer toda a diferença na estratégia de sua empresa, devido a diversos fatores.
Eles tornam a marca mais conhecida e mais valiosa, atraem públicos de outras localidades, facilitam a comunicação entre empresa e cliente, conseguem promover a interação do cliente e um maior engajamento.
Também possibilitam a oferta de serviços e produtos exclusivos para quem participa, criam uma comunidade de consumidores que podem vivenciar a marca, consolidam empresas em seus mercados e têm alto impacto no faturamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.