fundo do funil

Saber como trabalhar com conteúdos de fundo do funil é um grande desafio para quem não entende muito sobre o assunto ou para quem acha que atrair clientes dentro do universo digital é algo que é feito a partir da produção de um simples conteúdo. 

Hoje, para que uma marca construa relevância no mercado digital e consiga fidelizar clientes, é preciso muito mais do que apenas criar conteúdos de qualidade, mas investir em conteúdos estratégicos e que foquem no entendimento do perfil do consumidor. 

Por isso, conceitos como o funil de vendas foram criados nos últimos tempos, tal ideia traz para os empreendedores a visão de uma jornada do cliente, que vai desde o conhecimento da sua marca até o entendimento do que você oferece e decisão de compra. 

Nesse caso, o funil de vendas é composto por três estágios: o topo, o meio e o fundo. No topo, o cliente conhece a sua marca, no meio, ele começa a entender um pouco mais sobre o que você oferece e o fundo é um dos estágios que mais precisam de atenção. 

Isso porque é nesse estágio que o cliente já conhece o que você oferece, seja uma Retífica plana ou um serviço de limpeza residencial, entretanto, ele ainda precisa ter a certeza de que irá consumir de você. 

Tal ideia trouxe muita facilidade para o dia a dia dos empreendedores e dos profissionais de marketing, que viram no funil de vendas uma oportunidade de entender mais sobre seus clientes e sobre como as marcas podem ajudá-los no dia a dia. 

Entretanto, ainda existem muitos que ficam em dúvida sobre o que fazer em cada uma dessas etapas e, principalmente, no fundo do funil, que se trata do estágio mais delicado e decisivo de todo esse processo. 

Sendo assim, hoje iremos falar única e exclusivamente sobre o fundo do funil de vendas, o que ele é e como você pode produzir bons conteúdos para os potenciais clientes que estão nesse estágio tão importante do processo de venda. 

Entenda o que é o fundo de funil

Pois bem, a primeira coisa que precisamos entender é que o fundo do funil nada mais é do que um estágio que caracteriza os potenciais clientes que já conhecem bem o que a sua marca oferece, seja um fuso trapezoidal ou um produto de beleza. 

Com isso, esse potencial cliente se encontra no estágio em que já conhece o que você oferece, as condições de pagamento e os benefícios do consumo, então, basta realizar a compra, caso isso seja da vontade dele. 

E é justamente aqui que entra o grande receio dos empreendedores, afinal de contas, não há como controlar os potenciais clientes e se eles não quiserem comprar de você, não há como obrigá-los a tomar tal decisão. 

Acontece que a decisão de compra pode ser algo que recebe uma influência positiva da sua marca, que reforça o valor daquele produto ou serviço e convence o potencial cliente de consumir de você, isso é o que podemos entender por fundo de funil. 

Características dos conteúdos fundo de funil

Tal estágio possui algumas características exclusivas quando falamos da produção de conteúdo, que obviamente será diferente dependendo do segmento do seu negócio, como um que vende bombas centrífugas e outro que vende roupas infantis.

Entretanto, ambos acabam seguindo a mesma premissa de características padrões de conteúdos que são considerados fundo de funil, e os que mais se destacam são a segmentação, a transparência e a humanização. 

A segmentação porque estamos falando de um estágio em que os potenciais clientes já possuem um objetivo bem claro e saíram do status de apenas admiradores da sua marca, então, o conteúdo para eles precisa ser muito bem direcionado. 

A transparência porque não há como trabalhar e muito menos vender algo de forma lícita se você não é transparente com quem deseja gastar o próprio dinheiro com você e confiar no que a sua marca poderá entregar a ele. 

E a humanização que faz todo o processo ser ainda mais confortável para o vendedor e para o cliente, que durante a compra e venda de um motor hidráulico, por exemplo, conseguirá alinhar suas expectativas e ter o melhor resultado possível. 

Essas são algumas das diversas características que compõem um conteúdo fundo de funil e que vale a pena entender bem para que elas não saiam do seu radar no momento em que for colocar a mão na massa em sua produção. 

A importância da produção de conteúdo para o fundo de funil

Agora que você entende um pouco mais sobre o que é o conteúdo fundo de funil, chegou o momento de entender um pouco mais sobre a importância da produção desse tipo de conteúdo para o seu negócio. 

Não é novidade para ninguém que a produção de conteúdo para o universo digital e os meios de comunicação de uma marca é de suma importância para a fidelização de clientes, ainda mais quando falamos disso dentro do fundo de funil. 

Isso porque, na maioria das vezes, é dentro do fundo de funil que as pessoas tomam a decisão de comprar a sua roda para empilhadeira ou o serviço que oferece, ou seja, estamos falando de uma etapa que é decisiva para o cliente e para o empreendedor. 

Sendo assim, a importância da produção de conteúdo para fundo de funil vai muito além de apenas fazer com que os seus usuários entendam mais sobre o seu negócio, mas que possam ser auxiliados para a certeza da decisão de compra. 

Formatos de conteúdos mais trabalhados para o fundo de funil

Em paralelo a tudo isso, não podemos deixar de falar sobre os formatos de conteúdos mais trabalhados quando falamos de fundo de funil, pois isso também influencia diretamente na retenção da atenção dos potenciais clientes. 

Dentro do universo digital e, principalmente, dentro das redes sociais, é possível trabalhar com diferentes formatos de conteúdos em paralelo e você pode usar isso a seu favor para entender qual produz melhor e qual mais agrada o seu público. 

Você pode produzir um vídeo longo explicando com detalhes como funciona sua caldeiraria industrial ou até mesmo um artigo bem detalhado e técnico com todos os diferenciais da consultoria ambiental da sua empresa. 

Não existe uma ordem exata de frequência ideal para a postagem desses conteúdos, mas o recomendado é que você alimente esses usuários de fundo de funil, pelo menos, três vezes na semana com conteúdos relevantes. 

Isso porque, mais uma vez, estamos falando de usuários que estão em uma fase decisiva de compra, sendo assim, precisam ser tratados com o máximo de cuidado para que vejam o quão bom é o seu negócio e o que você oferece. 

Saiba como medir os resultados desses conteúdos

E assim como qualquer outro tipo de trabalho e estratégia dentro do universo digital, você também não pode deixar de medir os resultados que todo esse trabalho tem trago para a sua marca e como ele tem beneficiado o seu negócio. 

Nesse caso, a melhor forma de medir os resultados dos seus conteúdos de fundo de funil é justamente estando atento ao número de vendas do seu durômetro digital ou seja qual for o produto/serviço oferecido pela sua empresa.

Além disso, se atentar a taxa de engajamento desses conteúdos e como os usuários respondem a eles, também é uma forma de medir como eles estão sendo recebidos no mercado e como estão ajudando outras pessoas. 

Existem diversos tipos de métricas e resultados que servem para medir o quão valioso tem sido esse tipo de conteúdo para o seu negócio, vale a pena pesquisar sobre elas a fundo e conhecer algumas ferramentas onlines que podem te ajudar neste processo. 

Dicas para criar uma estratégia 

Para finalizar, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre algumas dicas essenciais que irão fazer toda a diferença na sua produção de conteúdo para fundo de funil e faz com que todo o processo e até mesmo os resultados sejam ainda melhores. 

Vale a pena destacar que as dicas apresentadas a seguir servem para a produção de conteúdo de fundo de funil de qualquer segmento de negócio, desde uma marca de mesa pantográfica até mesmo um curso de idiomas. Confira:

  • Seja o mais intimista possível;
  • Entregue boas experiências;
  • Aumente a interação com seu produto/serviço;
  • Faça o devido acompanhamento;
  • Use os clientes a seu favor;
  • Crie conteúdos técnicos;
  • Incentive o engajamento;
  • Tenha conteúdos bem direcionados;
  • Ofereça condições especiais de compra;
  • Seja transparente em todo o processo. 

Dicas como essas, por mais simples que possam parecer, fazem toda a diferença nesse processo e ajudam o empreendedor e a equipe que trabalha junto a ele a ter mais controle sobre o que será mostrado aos potenciais clientes. 

Claro que, nem tudo está sob o seu controle e não há como ter 100% de certeza de que as pessoas que consumiram o seu conteúdo de fundo de funil irão comprar de você, mas a certeza do uso de uma estratégia eficiente e lícita, você terá. 

Considerações finais

Dessa maneira, você garante não só mais resultados, mas a construção de uma etapa que seja confortável e eficiente para quem vende e para quem compra, fazendo todo esse processo ser ainda mais leve.  
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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