Por que a persuasão é importante nos negócios?

persuasão

A persuasão é muito mais do que apenas uma tática de convencimento, mas é uma das principais estratégias que auxiliam na construção de uma marca de sucesso e que faz o profissional e o cliente se sentir confortável durante a compra e a venda.

Quem possui o seu próprio negócio sabe bem que vender mais e aumentar o seu faturamento é uma das metas principais para que se chegue onde deseja, mas para que isso aconteça, é preciso atrair clientes, e é aí que entra um grande desafio. 

Isso porque, nem sempre é fácil fazer com que alguém compre de você, que alguém tome a decisão de gastar o seu próprio dinheiro para adquirir justamente o seu produto ou serviço, mesmo contando com muitas outras opções no mercado. 

Com a chegada da internet e das redes sociais, as pessoas viram um mar de oportunidades à sua frente quando o assunto era consumo, podendo encontrar um ótimo tubo de aço inox em alguns segundos e com poucos cliques no celular ou no computador. 

Entretanto, se a internet e as redes sociais trouxeram benefícios que facilitam a vida dos consumidores, também trouxe consigo conceitos que ajudaram e fizeram toda a diferença quando uma marca desejava obter mais resultados dentro do universo digital. 

Claro que, construir uma marca de sucesso está longe de ser um processo fácil e rápido, assim como fidelizar seus próprios clientes, mas quando se conta com armas corretas para isso, essa pode ser uma jornada bem mais simples do que se imagina. 

E por falar em armas para fidelizar clientes, não poderíamos deixar de falar sobre a persuasão, uma das principais e que mais fazem diferença quando o assunto é aumentar as suas vendas, e hoje iremos entender um pouco mais sobre ela. 

Entenda o que é a persuasão

A persuasão foi vista por muito tempo e por muitas pessoas como algo ruim, mas seu conceito está longe de trazer malefícios para os consumidores e muito menos para as marcas, sejam elas de injeção plástica ou até mesmo de roupas para a praia. 

Podemos entender a persuasão como uma ação que trabalha com o convencimento, ou seja, é a arte de saber convencer pessoas através do que você fala e através de argumentos que façam com que ela se dê conta de que o que você diz é realmente válido. 

Pode até parecer algo simples, mas acredite, persuadir uma pessoa pode ser mais difícil do que você possa imaginar, ainda mais quando se trata de uma pessoa com personalidade forte e que não cede tão fácil a qualquer coisa que lhe falam. 

Dentro do mercado empresarial, a persuasão é essencial para que as vendas de uma marca sejam ainda mais certeiras e que elas consigam atrair clientes que façam a diferença em seu negócio, podendo obter benefícios incríveis, como: 

  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Constrói relações saudáveis e duradouras;
  • Aumenta as chances de vendas; 
  • Auxilia na melhor tomada de decisões;
  • Ajuda a reverter problemas;
  • Faz sua marca se destacar da concorrência;
  • Ajuda o cliente a fechar o melhor acordo;
  • Entre outros. 

A persuasão costuma ser usada com mais frequência na área de vendas, seja de uma empresa que vende produtos físicos como cabine de pintura ou que oferece serviços como consultorias ambientais. 

Persuasão vs. manipulação: Entenda a diferença entre elas 

Agora que você já sabe sobre o que se trata a persuasão, é importante que também entenda sobre a diferença entre ela e uma ação que pode gerar muitas dúvidas, que é a manipulação.

Por mais que muitas pessoas acabam confundindo esses dois conceitos, se trata de ideias completamente diferentes, pois enquanto um trabalha com o convencimento válido e coerente, outro foca na enganação e na mudança de comportamento sem escrúpulos. 

Como bem vimos, a persuasão é a arte de saber convencer outras pessoas, mas isso não apenas com falando o que você pensa, mas apresentando argumentos fortes e coerentes que sirvam como prova de que o que você diz é realmente algo bom.  

Já a manipulação trabalha com a enganação, fazendo com que a pessoa mude a sua forma de pensar a partir da ideia de que o que ela pensa está errado, por isso, é uma ação que passa longe do processo de vendas de uma marca de luva de vaqueta, por exemplo. 

A manipulação não abre espaço para discussões e não aceita o diferente, o que é o completo oposto da persuasão, que mesmo entendo a sua função, está aberta para ouvir o que o outro lado e entender como ele pensa e como isso também interfere no bate-papo. 

Sendo assim, entender sobre cada um desses pontos é extremamente importante para que você saiba diferenciá-los, na prática e, de forma alguma, pratique a manipulação e também não seja uma vítima desse jogo sórdido. 

Saiba qual o papel da persuasão nas vendas

Como mencionamos anteriormente, a persuasão costuma ser usada com mais frequência dentro do universo corporativo, na área de vendas, que é uma das mais importantes e que mais precisa de atenção para convencer os potenciais clientes da decisão de compra. 

Por isso, a persuasão dentro da área de vendas ocupa um papel crucial quando o vendedor deseja fechar um negócio, seja na venda de uma correia transportadora ou até mesmo de um curso de idiomas, pois o conceito trabalha de forma íntegra e ética. 

É normal se deparar com aquele que cliente que parece um pouco desanimado com a oferta, ao detectar esses casos, a persuasão entra como uma ferramenta chave para fazer com que o próprio potencial cliente perceba que consumir aquilo pode ser algo bom. 

Aqui é um ponto que vale destaque, pois a persuasão está longe de ser algo imposto pelo vendedor, mas uma prática sutil, delicada e natural que adentra a mente do potencial cliente e faz com que ele mesmo se convença da qualidade daquele produto ou serviço. 

Sendo assim, conseguimos entender que o papel da persuasão nas vendas tem se tornado cada vez mais importante, e quanto antes sua equipe souber colocá-lo em prática, melhor será para os seus resultados. 

Situações em que é preciso usar a persuasão

Seja na venda de uma prensa cabo ou até mesmo de um pacote de viagens, existem diversas situações nas quais a persuasão cai mais do que bem e que vale a pena conhecer para saber quais os melhores momentos para colocá-la em prática. Confira: 

Negociações 

A primeira são as negociações, que existem tanto no universo corporativo quanto na vida e que merece ser tratada com atenção, e a persuasão pode ser a grande aliada de quem deseja sair de uma negociação com o pé na frente e com uma boa vantagem. 

Vendas 

Como bem mencionamos desde o início deste conteúdo, a persuasão também é crucial para as vendas, e não precisam ser as de grandes empresas, mas até mesmo as do seu pequeno negócio de bairro, afinal de contas, toda venda é importante. 

Acordos

E os acordos não ficam de fora, sendo uma situação onde a persuasão pode ser usada a seu favor justamente para que, assim como as negociações, você saia com uma grande vantagem e consiga um resultado que te favoreça e que também ajude o outro lado. 

Essas são algumas das situações nas quais a persuasão pode ser usada de forma eficaz e te ajudar muito a chegar onde deseja, independentemente se for na venda do sensor de fadiga da sua marca ou até mesmo na sua vida pessoal. 

Técnicas de persuasão para vender mais 

Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de mencionar algumas das principais técnicas de persuasão que você pode usar em sua empresa justamente para que consiga vender mais, seja qual for o seu produto ou serviço. Confira: 

Prova social 

A primeira delas é a prova social, que se baseia no relato de outras pessoas que já consumiram o seu produto ou serviço e que podem servir como cases de sucesso para convencer o potencial cliente da qualidade do que você vende. 

Reforço de valor

Além disso, reforçar o valor do que você vende também é crucial na persuasão, pois quando você reforça os diferenciais do que vende e mostra ao potencial cliente como aquilo pode mudar a sua vida, o desejo de compra se torna ainda maior. 

Reciprocidade 

E a reciprocidade não fica de fora, ao oferecer algo gratuitamente para o seu potencial cliente, ele se sente em dívida com você e por isso, a vontade de consumir a sua chapa de aço ou seja qual for o seu produto, se torna maior e mais impactante no processo. 

Escassez 

Por fim, a escassez, muito usada como um gatilho mental no marketing digital, é uma técnica que se baseia na limitação do que você oferece ou de uma oferta especial de compra, o que gera o desejo no potencial cliente de consumir de você naquele momento. 

Essas são algumas das diversas técnicas de persuasão que existem que você pode aplicar em diferentes clientes e das mais variadas maneiras para entender qual melhor atende o que você precisa e quais te trazem os melhores resultados. 

Considerações finais 

Dessa maneira, você verá como a persuasão pode ser a sua grande aliada de vendas e como saber usá-la da maneira correta pode te trazer resultados surpreendentes e te ajudar a chegar ainda mais longe. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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