Saiba quais tecnologias podem auxiliar no aumento das vendas

aumento das vendas

A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço, onde as empresas precisam utilizar a Internet em suas estratégias de divulgação e meios de vendas. Entretanto, você sabia que ela também pode auxiliar para um aumento das vendas?

Você utiliza os meios tecnológicos todos os dias, através do seu celular, de uma pesquisa no Google, como “aluguel de container” quando precisa de uma solução rápida ou simplesmente ao acordar de manhã com o seu despertador.

A Internet está presente na vida de todos e de várias formas diferentes. Ela ajuda em vários aspectos, otimizando processos, evitando trabalhos repetitivos e sendo uma rápida alternativa para uma solução.

Todavia, a tecnologia também pode demonstrar um papel significativo para aumentar as vendas na sua empresa, auxiliando em diversas formas e aumentando os lucros do seu negócio.

Continue lendo esse artigo e entenda um pouco mais sobre o papel da tecnologia no processo de venda e como você pode utilizá-la em seu benefício.

A importância da tecnologia nas vendas

A tecnologia possui um grande papel na sociedade, onde desde uma fábrica de panelas a uma fábrica de automóveis podem utilizá-la como forma de auxiliar em seus processos.

Através do uso da tecnologia, é possível otimizar os processos dentro da sua empresa, onde as suas diferentes utilidades auxiliam em processos mais rápidos e eficientes.

Entretanto, eles também podem ajudar a aumentar as suas vendas no mercado, consequentemente, aumentando os seus lucros.

A tecnologia possui um papel fundamental em toda a evolução da humanidade, com softwares cada vez mais sofisticados e que melhoram cada vez mais a experiência humana, inclusive o processo de vendas.

Dentre as principais tecnologias que podem ajudar a aumentar as vendas, podemos citar:

  • Big Data;
  • CRM;
  • ERP;
  • Software de análise de vendas;
  • IoT;
  • Serviços de SEO;
  • Chatbot.

Essas são as principais tecnologias que podem auxiliar nesse processo e aumentar consideravelmente as suas vendas.

Big Data

Atualmente, a quantidade de informações que você consegue reter dos seus clientes é a chave fundamental para o sucesso de uma empresa.

Isso acontece porque, por exemplo, se você vende geradores automáticos e obtém a informação de que as empresas que compram de você possuem uma determinada característica, você consegue filtrar melhor as suas vendas.

As pessoas que possuem um determinado perfil ou que buscam por um tema específico dentro do seu nicho podem ser melhor atendidas por você, uma vez que você consegue melhor suprir as suas necessidades.

Além disso, devido à grande concorrência de mercado existente atualmente, as empresas precisam se comunicar com os seus clientes da melhor forma possível.

Por esse motivo, a vantagem competitiva depende muitas vezes da sua capacidade de capturar, gerenciar e analisar com certo êxito o grande volume de dados dos seus clientes.

Isso acontece porque as pessoas, ao visitarem sites e navegarem em diferentes URLs geram dados importantes relacionados aos seus hábitos de compra e comportamentos.

Por exemplo, uma pessoa que realiza uma rápida pesquisa sobre uma fibra para concreto deixa esse dado registrado na Internet, tornando possível que pessoas que comercializam esse produto possam identificar o seu interesse no assunto.

Através das ferramentas de análise do Big Data, é possível gerenciar a sua prospecção, filtrando as suas abordagens e atingindo o seu público-alvo de maneira mais efetiva.

Esse é um processo crítico nas vendas, possuindo grande relevância para o sucesso de uma campanha.

Entretanto, embora esse processo possa ser muito demorado, demandando muita atenção aos detalhes, através das ferramentas de análise do Big Data é possível otimizar significativamente todas as atividades relacionadas ao acúmulo de dados.

Com isso, se garante o melhor desempenho da sua empresa e o seu cliente fica mais satisfeito, com divulgações focadas para as suas características e necessidades.

Além disso, o Analytics possui a capacidade de ajudar a determinar quais pessoas segmentar, como utilizar perfis para conseguir identificar os clientes parecidos e quais compradores respondem melhor a determinadas linguagens e tipos de abordagem.

CRM

O CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management ou em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Ele é um software, onde é possível registrar e gerenciar todos os perfis dos seus clientes.

Por exemplo, se você possui uma empresa de locação de geradores a diesel, você pode organizar e analisar os perfis de seus consumidores e potenciais clientes, a fim de alcançar melhores resultados em suas interações.

Com isso, quanto maior o número de informações que forem coletadas, mais personalizada serão as suas ofertas aos clientes e o seu público obterá uma melhor experiência com a sua marca.

Além disso, existe a possibilidade de você acessar dados, relatórios analíticos e efetuar a gestão financeira do seu negócio.

Dessa forma, você consegue analisar o perfil dos clientes da sua empresa, identificando qual deles poderia possuir uma maior probabilidade de adquirir um piso vinílico em manta, por exemplo, é qual não teria.

Com isso, você consegue identificar rapidamente as oportunidades do mercado, revisar as suas metas de vendas e aumentar consideravelmente o nível de satisfação do seu cliente.

Ademais, esse software possui a capacidade de enviar e-mails no nome da empresa e lembrar dos aniversários de seus clientes, personalizando todo o atendimento.

ERP

O ERP é uma sigla que significa Enterprise Resource Planning e que significa em português Planejamento de Recursos da Empresa, onde a solução de ERP possui o intuito de melhorar a eficiência e a receita do seu negócio.

Isso acontece porque a solução ERP consegue otimizar e automatizar os processos de vários aplicativos, economizando assim tempo e dinheiro.

Por exemplo, você pode automatizar os e-mails que são enviados aos seus clientes, informando sobre um novo perfil de alumínio estrutural ou uma promoção que está por vir.

Como já mencionado, existe uma variedade de dados na Internet, onde cada pesquisa e cada interação podem auxiliar nas vendas e o ERP pode o ajudar a utilizar essas informações para tomar decisões em seu negócio.

Software de análise de vendas

A análise de vendas é uma etapa de extrema importância em qualquer negócio, uma vez que existe a necessidade de se observar os dados referente ao fluxo de produtos da sua empresa.

Através do software de vendas você não possui mais a necessidade de reunir todas as análises em planilhas manualmente, mas sim de forma automática conseguir obter uma visão abrangente do negócio.

Com isso, você consegue observar se os vendedores, produtos e campanhas estão com um ótimo desempenho ou não e tomar decisões que melhorem esse processo.

Por exemplo, se você possui uma campanha referente à cobertura de policarbonato, você consegue analisar os resultados, rastreando, avaliando e aprimorando o desempenho das suas vendas.

IoT

O IoT é o mercado de Internet das Coisas, onde os dispositivos conectados e sistemas que funcionam em conjunto podem ajudar a atingir as metas organizacionais.

O seu cliente está envolvido nos negócios por meio de várias atividades digitais, como check-ins para eventos, redes sociais e muitos outros.

As muitas possibilidades e recursos permitem ao setor de vendas que ele se conecte e interaja e interaja em tempo real, permitindo o acúmulo de maior número de potenciais compradores.

Serviços de SEO

Os serviços de SEO, ou Search Engine Optimization, são técnicas que ajudam a aumentar o tráfego do seu site.

Através de algumas estratégias utilizadas na criação de conteúdo, como a utilização de palavras-chave, número de palavras, títulos atraentes e entre outros, o seu site pode adquirir um melhor posicionamento no ranqueamento do Google.

Dessa forma, você acaba aumentando consideravelmente as chances de obter um maior número de visitas e, consequentemente, um maior número de vendas.

Chatbot

O chatbot é uma ferramenta que é muito utilizada no setor de vendas, onde você pode otimizar e automatizar alguns aspectos da sua interação com o cliente.

Essa ferramenta possui a capacidade de estabelecer simultaneamente uma variedade de conversas entre os usuários. Além disso, o chatbot possui a capacidade de entender as intenções das perguntas que recebe.

Dessa forma, é possível proporcionar informações relevantes aos seus internautas de maneira rápida e fácil, otimizando todo o processo de interação nas conversas.

Ademais, todas as pessoas que visitam o seu site são clientes em potencial e a sua interação com o chatbot faz com que os seus dados sejam devidamente armazenados para serem analisados posteriormente.

Considerações finais

Essas são algumas das tecnologias que podem auxiliar significativamente no seu negócio, aumentando as suas vendas e, consequentemente, o seu lucro.

A tecnologia vem tomando cada vez mais conta do mercado e as suas funcionalidades podem proporcionar grandes resultados no seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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