Qual é a maneira mais eficaz de gerar leads?

leads

Saber a maneira mais eficaz de gerar leads para o seu negócio é essencial para que você entenda como esse potencial cliente se comporta e o que está ao seu alcance para ser feito e que possa influenciar em sua decisão de compra.

Os leads nada mais são do que potenciais clientes do seu negócio, são pessoas que já não são mais apenas aqueles admiradores da sua marca, mas também ainda não se tornaram clientes oficiais, está no meio dessas duas fases.

Por isso, é um perfil que precisa de muita atenção, e conquistá-los está longe de ser uma tarefa simples, pelo contrário, isso pode ser bem mais difícil do que você pode imaginar, mas felizmente hoje é possível contar com diversas estratégias para isso.

A geração de leads nada mais é do que o resultado de aplicações realizadas por uma marca e que trazem para ela mais leads, ou seja, pessoas interessadas em comprar aquilo que ela oferece.

Seja um balão inflável gigante ou um serviço de limpeza para casa, os leads são necessários e importantes para todo e qualquer tipo de negócio, por isso hoje iremos entender como você pode gerar muitos para a sua marca.

Entenda a importância da geração de leads

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda a importância da geração de leads no mercado, afinal de contas, o termo que está sendo muito usado no universo do marketing não seria um termo banal, não é mesmo?

Pois bem, como vimos, os leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que estão começando a se convencer da decisão de compra, e para quem empreende, sabe bem que ter uma pessoa assim por perto é uma chance que deve ser agarrada com todas as forças.

Sendo assim, a geração de leads se tornou extremamente importante justamente por trazer para as marcas aquilo que elas mais desejam e que mais parece difícil de se conquistar nos dias de hoje: os clientes.

Existem milhares de pessoas ao redor do mundo, e muitas delas podem estar precisando daquilo que justamente a sua marca oferece, seja um poliguindaste duplo ou um serviço de consultoria empresarial.

A lógica é simples, quanto mais leads você gera, mais potenciais clientes você possui em seu alcance e, com isso, mais oportunidades de vendas e aumento de faturamento você conquista para o seu negócio.

Benefícios da geração de leads

Mesmo tendo entendido a importância da geração de leads para as empresas, existem pessoas que gostam de conferir como tal conceito pode, de fato, ajudar a melhorar a realidade de um negócio.

Sendo assim, nada melhor do que conhecer alguns dos benefícios que a geração de leads traz para os negócios, que servem como prova de como o investimento nesse tipo de ação pode te trazer ótimos resultados. Confira:

  • Mais vendas;
  • Maior faturamento;
  • Fidelização de clientes;
  • Maior alcance da marca;
  • Mais satisfação do público;
  • Produto/serviço reconhecido;
  • Referência no segmento;
  • Construção de autoridade.

São benefícios à disposição tanto de uma marca que vende artigos de decoração ou até mesmo materiais para construção de casa, que podem ser encontrados a partir de uma pesquisa sobre venezianas industriais preço por parte de um potencial cliente.

Com isso, entendemos que os benefícios da geração de leads vai muito além de apenas ter muitos clientes, mas foca também na qualidade desse total e em como cada cliente se torna extremamente importante para o seu negócio.

Saiba como dar os primeiros passos para gerar leads

Começando a partir para a prática, conhecer alguns dos primeiros passos para gerar leads para a sua marca e potencializar o seu negócio é essencial para que você saiba, ao menos, o básico do que precisa ser feito neste processo.

Pois bem, a primeira coisa é conhecer bem a sua persona, ou seja, o perfil fictício de potencial cliente do seu negócio e que, provavelmente, terá características semelhantes a dos seus leads, o que facilita o relacionamento entre marca e potencial consumidor.

Toda marca possui uma persona, seja uma que vende mangueira de incêndio ou uma que presta serviços de coloração pessoal, conhecê-la bem é o primeiro passo para que você consiga saber o que fazer dali em diante para alcançar exatamente esse perfil de lead.

E é claro que investir em uma boa produção de conteúdo e materiais gratuitos que eduquem esses leads para que entendam mais sobre o seu negócio também é essencial, pois só assim eles irão se sentir mais próximos da sua marca.

São com os primeiros e pequenos passos que você consegue de fato atrair as pessoas que deseja e gerar mais leads, o aumento do investimento e das estratégias acontece de forma natural, com base nos resultados que você vem conquistando.

10 tipos de iscas excelentes para geração de leads 

Para te ajudar ainda mais nessa jornada, selecionamos 10 tipos de ações que você pode aplicar em sua marca e que podem ser usadas como iscas que irão atrair e gerar ainda mais leads para o seu negócio, seja ele qual for. Confira:

  1. E-books

Os e-books são livros digitais, que a pessoa consegue ler pelo próprio celular. Hoje, é comum ver empresas de churrasqueira a gás e outros segmentos oferecendo e-books gratuitos para que seus leads possam ser alimentados com um conteúdo de qualidade.

  1. Webinars

Já o webinar é um formato de conteúdo baseado em gravações, que se assemelha às famosas lives que fazem muito sucesso desde 2020. Também é uma ótima forma de reforçar o poder da sua marca e, com isso, atrair ainda mais leads.

  1. Templates

Os templates são formatos bem conhecidos de conteúdos, caracterizados por um material padronizado e que pode ser usado em diversas plataformas e em qualquer tipo de segmento, é uma forma econômica, acessível e prática de atrair novos clientes.

  1. Ferramentas

Vivendo na era em que vivemos, é quase impossível não falar sobre as diversas ferramentas que a tecnologia nos presenteou e que podem ser usadas justamente para auxiliar na geração de mais leads, existem diversas disponíveis no mercado.

  1. Whitepaper

Se o e-book é uma espécie de livro digital, o whitepaper é um tipo de conteúdo um pouco menor, como se fosse um artigo mais longo, mas não tão grande quanto um livro, mas que pode falar desde os cuidados com suas divisórias de drywall até dicas de saúde e beleza.

  1. Pesquisas e estudos

Em alguns segmentos, usar as pesquisas e estudos realizados por especialistas no assunto também é uma ótima forma de atrair novos clientes e garantir que cada vez mais pessoas possam sentir mais confiança no que você fala e oferece.

  1. Infográficos

Já os infográficos são formatos de conteúdos que a maioria das pessoas conhece, que combina a produção escrita com elementos visuais para trazer mais dinamismo no resultado final, é uma ótima forma de reter a atenção de potenciais leads.

  1. Conteúdos

E por falar em conteúdo, não podemos deixar de falar sobre essa ação tão importante para a geração de leads. Você pode investir em conteúdos dos mais diversos formatos, desde que sejam aqueles que acrescente algo novo na vida de quem o consumir.

  1. Quiz

O quiz, além de ser algo que traz diversão para o lead, também pode ser uma forma de atraí-lo para a sua marca, com um quiz que fala sobre pallet ou seja qual for o seu produto/serviço, é mais do que possível gerar mais leads.

  1. Kits

Por fim, mas não menos importante, ainda existem os kits, que podem ser conjuntos de materiais e conteúdos disponibilizados para os leads, o que faz com que eles recebam muita coisa boa e, em troca, consumam de você como uma forma de agradecimento.

Esses são alguns tipos de ações que podem ser aplicadas em seu negócio e que funcionam como iscas para atrair mais leads e fazer com que você consiga atrair as pessoas certas da maneira certa para o seu negócio.

Principais canais para geração de leads

Para finalizar este conteúdo, também não poderíamos deixar de falar sobre alguns dos principais canais de geração de leads que você consegue encontrar nos dias de hoje, principalmente com a chegada da internet.

Assim como é simples encontrar uma empresa que vende porta etiqueta gôndola nos dias de hoje, também é possível encontrar canais que te ajudem a gerar ainda mais leads de forma acessível e prática. Como:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • Mídia paga;
  • E-mail marketing;
  • Outbound marketing;
  • Landing pages.

Entender mais sobre cada um desses canais e até mesmo testá-los em seu negócio é uma maneira de descobrir qual se encaixa mais com as tuas necessidades, objetivos e qual se adapta ao estilo da sua marca.

Com isso, torna-se ainda mais simples gerar leads qualificados para o seu negócio, que são aqueles leads que realmente estão com desejo de comprar de você e que não irão esperar muito para realizar a compra.

Considerações finais

Dessa maneira, você conseguirá trazer para perto do seu negócio aqueles que se interessam pelo que você produz e que podem, de fato, consumir de você e ajudar sua marca a crescer cada dia mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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