Conheça os benefícios do data driven marketing

data driven marketing

A evolução das ferramentas tecnológicas fazem com que a sociedade cada vez mais conte com novas estratégias e até mesmo comportamentos. O mesmo acontece com o mercado, que precisa se adaptar, e uma forma de conseguir isso é pelo data driven marketing.

Essa necessidade de olhar atentamente aos dados acontece principalmente pela sua alta disponibilidade, diferente do passado, onde uma companhia precisava de toda uma pesquisa complexa para compreender quais são as demandas e características gerais.

Atualmente basta navegar na internet, com destaque para as redes sociais, para conhecer melhor sobre o perfil de um indivíduo, isso tudo sem invadir a sua privacidade, já que essas informações estão claramente disponíveis para todos, com consentimento dos usuários.

Nesse sentido, é fácil pensar em um cenário mais pessoal, quando alguém se interessa por um indivíduo e passa a segui-lo no Instagram para verificar quais são os seus gostos, seus passeios de preferência, além de muitas outras informações que te façam conhecer alguém.

Por outro lado, esse mesmo tipo de situação também pode se repetir quando olhamos para o meio comercial, facilitando para um distribuidor de eletroduto galvanizado entender qual é a percepção do público sobre seus produtos, valorizando melhor essa marca específica.

E assim como esse tipo de exemplo vale para o ramo industrial, o mesmo pode ser dito sobre muitos outros campos comerciais, onde o mais essencial é saber qual é o comportamento do seu público, para assim oferecer produtos e serviços de boa qualidade.

A questão em cima disso é que a audiência de clientes de uma empresa vem se tornando cada vez mais plural, acompanhando um processo de ampliação de culturas, gostos e interesses que ocorre na própria sociedade, com o mercado refletindo esse tipo de espaço.

Estudar a fundo sobre as expectativas do seu público pode fazer com que as vendas de uma Lavadora de piso industrial possam crescer dentro do mercado, tudo a partir da oferta do melhor equipamento, com atualizações que otimizem sua qualidade.

Ou seja, diante de um processo de grandes mudanças no meio comercial, nada substitui o valor de oferecer à sua audiência de clientes justamente o que ela está buscando, aumentando assim o rendimento de um negócio a partir da criação desta conexão.

E hoje, para garantir que a sua empresa esteja agindo justamente como o seu público procura, a melhor solução está nos dados a serem estudados, sendo possível então destacar uma estratégia criada justamente em cima desse tipo de análise.

Do que se trata o data driven marketing?

Esse tipo de prática lida com um estudo de mercado a ser feito em cima dos dados coletados por um negócio, dando início a um novo modelo de gestão de mercado, voltado agora a otimizar os seus serviços de acordo com as informações ofertadas pelo seu campo.

Sobre essas informações, é possível citar tanto as expectativas do público, como também a realidade do mercado, olhando para a performance dos seus concorrentes para entender melhor sobre o que pode ser otimizado em seus negócios, tudo baseado em dados.

De forma geral, o data driven marketing possui um nome bastante intuitivo, tratando-se nesse caso de uma estratégia de marketing orientada por dados, onde as informações coletadas por uma empresa de prensa cabo podem beneficiar a gestão do negócio.

Um exemplo claro disso pode ser a procura do público por um modelo específico. Em cima dessa informação, é possível para tal companhia investir em uma mercadoria específica, levando em conta a procura maior por tal item, tudo para garantir uma maior performance.

Inclusive, é importante dizer que é um erro para um negócio achar que essa estratégia de dados é exclusiva de quem atua somente na internet, quando na verdade, esse tipo de prática pode ser positiva para todas as empresas, já que os públicos migram ao digital.

Nesse sentido, uma fábrica de anel de borracha para vedação, que vende apenas para o meio industrial, pode adotar o sistema data driven para investir nos produtos mais buscados do seu segmento, desenvolvendo uma nova estratégia de vendas em cima disso.

Esse exemplo prova como essa estratégia orientada por dados pode ser aplicada aos mais diversos segmentos, e se vem ocorrendo essa utilização é por causa dos diversos benefícios que podem ser conquistados a partir do uso desse tipo de prática.

Os benefícios do data driven marketing

Ao recorrer a esse novo sistema de gestão, onde as informações do mercado e do público podem ser analisadas, para assim chegar às melhores decisões a serem tomadas, é possível ter acesso a uma série de vantagens no mercado, o que inclui:

  • Criação de melhores conteúdos;
  • Melhor segmentação de público;
  • Possibilidade de testar conteúdos;
  • Facilidade de realizar análises;
  • Otimizar a experiência do cliente.

Todos esses são pontos capazes não só de aumentar o rendimento de um fornecedor de chapa de aço, mas também de destacar os serviços para um público cada vez maior dentro do mercado, alcançando assim novas oportunidades, elevando seu valor junto ao comércio.

E na mesma medida em que o público vem se modernizando, usando da internet para as mais diversas atividades, o mesmo deve acontecer com as empresas, o que explica o crescimento constante do número de dados na rede, assim como as análises sobre elas.

Para garantir o acesso a alguns desses benefícios citados, é preciso então aplicar o data driven como uma prática na sua empresa, com tal utilização dependendo também de todo um processo de preparação, criando assim uma cultura de dados em seu negócio.

Como implementar o sistema data driven?

Muitas são as informações que podem ter valor e que estão disponíveis na internet, mas para ter acesso a todos os benefícios associados a esse tipo de aplicação, é necessário criar uma cultura de dados na empresa, usando para isso de ações como:

Definir seus objetivos

Da mesma forma em que uma companhia pode estar em busca de aumentar o seu número de vendas no presente, outra pode buscar somente aumentar o reconhecimento em cima de um sistema pneumático para que assim o valor de um fornecedor cresça com o tempo.

O útil do estudo de dados é que eles podem ser usados para diferentes finalidades, tudo isso com base na qualidade das informações a serem analisadas, sendo necessário definir um objetivo para assim realizar um estudo com um foco mais centrado.

Coleta e análise

Sabendo agora exatamente para o que você pretende usar esses dados, o passo mais importante a ser tomado tem a ver com a coleta dessas informações. As redes sociais e a internet como um todo podem ser grandes fornecedoras desses dados importantes.

É importante recorrer a algumas ferramentas que trabalham com essa coleta e análise, dando assim uma finalidade para todas as informações que podem estar associadas a um negócio e à sua audiência.

Envolvimento entre os times

Para garantir com que essa performance em cima de dados seja incentivada, é importante falar sobre sua importância para todas as equipes de uma companhia, para que assim seja possível ter acesso também a dados que podem ser combinados entre os setores.

Um exemplo disso é a parceria entre o setor de marketing e de vendas, permitindo a uma linha de produção de grupo gerador, voltada ao setor fabril, criar uma sistema que facilite a performance de todos os seus segmentos, elevando sua performance como um todo.

Otimização de conteúdo

Esses dados podem ser usados também para ampliar os resultados conquistados junto da sua produção de conteúdo, criando peças que falem diretamente com o interesse do público, aumentando a relação de uma companhia com o seu público.

Ao trabalhar com essas atividades, é possível garantir com que uma estratégia baseada em dados possa trazer os melhores resultados possíveis para os mais diversos negócios, indo de uma agência que realiza inspeções nr13 até as empresas que contratam tais serviços.

O que todas essas companhias devem compartilhar é o uso de ferramentas que facilitem esse estudo de dados, como os programas de análise digital, como o Google Analytics ou sistemas de anúncios, tal como o Google Ads, Facebook Ads, entre outras opções.

Para quem busca estudar quais são as tendências do momento se indica o Buzzsumo, assim como o Hubspot pode ser uma plataforma capaz de facilitar a utilização dos dados de um negócio para sua administração, tudo para responder ao mercado que se encontra.

Com tudo isso em mente, é válido então considerar a aplicação do data driven marketing como uma forma de otimizar a sua empresa, permitindo a ela conhecer seu público, suas oportunidades e tudo mais o que seja positivo para o seu futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.