Qual a importância de usar rich media?

Qual a importância de usar rich media?

A busca por conteúdo na internet é algo que cresce por diversos motivos, o que inclui tanto a maior facilidade de acessar os canais digitais, além da praticidade em lidar com formatos diversos. Algo que atinge até mesmo a publicidade, que pode recorrer ao rich media.

Inclusive, na mesma medida em que os usuários passam a dar atenção a tudo o que está disponível nas redes, torna-se responsabilidade do mercado saber como responder a isso, garantindo assim uma maior visibilidade para os seus negócios através do meio digital.

E esse tipo de realidade não está destinada apenas a quem busca atuar no campo de vendas virtual, como também por qualquer segmento do mercado que esteja em busca de criar uma melhor conexão com o seu público, usando dos canais digitais para garantir isso.

Essa importância parte da forma em que o público vem usando da internet para encontrar e se informar sobre os mais diversos tipos de produtos ou serviços, o que pode incluir desde um encoder absoluto até uma nova linha de roupas, lançada por uma marca de moda.

Com públicos diversos se encontrando na internet, é nesse local que uma empresa deve se destacar, existindo um desafio que é o alto número de conteúdos que já estão disponíveis ali, fazendo com que as plataformas digitais estejam cheias de produções de diversos tipos.

Para superar essa situação é importante apostar na produção de conteúdos de qualidade, sejam elas peças a serem visualizadas de forma orgânica ou então com um incentivo comercial, como é o caso dos links patrocinados e outros formatos de anúncios.

Até mesmo em relação aos modelos de anúncio é possível encontrar novas estruturas surgindo de forma frequente dentro da internet. Uma situação que pode fazer com que um fornecedor de flange aço carbono se destaque melhor com sua versão de conteúdo.

Essa valorização visual deve ser considerada não apenas para os anúncios a serem comparados com suas empresas concorrentes diretas, mas também com qualquer tipo de companhia que possa estar disputando por um espaço de atenção dentro do meio digital.

Quando falamos das redes sociais, por exemplo, essa competição acaba se tornando ainda maior, já que os próprios usuários que uma empresa busca alcançar podem se tornar em novos concorrentes, com suas postagens estando voltadas a um mesmo perfil de público.

E é com base nisso que uma empresa que busca trazer mais atenção para seus produtos de nível específico, como uma máquina de fazer blocos de concreto, consiga chegar facilmente ao seu público de interesse, através de peças feitas com a melhor qualidade.

Para garantir esses conteúdos de maior qualidade é importante saber como trabalhar com formatos populares hoje na internet, sendo esse o momento onde destacamos a estrutura conhecida como rich media.

Sobre o que se trata o rich media?

Esse conceito está associado à criação de uma mídia interativa, rica em formatos que permitam uma melhor interação entre os usuários e os conteúdos que estão disponíveis na internet, sendo isso algo que serve tanto para anúncios como para outros modelos.

Com esse formato é possível para as empresas estabelecerem uma melhor relação com o seu público, fazendo assim com que um indivíduo possa ter contato com um anúncio sobre painel pneumático e dessa forma estabelecer uma melhor conexão com esse conteúdo.

Especialmente quando falamos sobre os anúncios digitais é possível destacar a forma com que ao recorrer a uma estrutura rich media esse tipo de conteúdo passa a se conectar com uma série de benefícios, com uma atenção maior para itens como:

  • Maior visibilidade de uma marca;
  • Interação constante com o público;
  • Melhor retorno para os seus investimentos;
  • Fortalecer a imagem de uma companhia;
  • Monitoramento de maior precisão com seus anúncios.

Tudo isso a garantir com que uma empresa possa até mesmo aumentar o seu número de vendas, levando em conta a proximidade que uma companhia pode conquistar junto ao seu público de interesse, tendo assim uma atenção maior dentro dos canais digitais.

Tais tópicos deixam claro qual é o valor de recorrer ao rich media ao invés de somente usar de um anúncio digital comum, pois na medida em que o público cresce na internet, ele vai se familiarizando com as ferramentas presentes, procurando por itens mais complexos.

Um exemplo claro disso é a forma com que os usuários vem dando mais atenção para os conteúdos em vídeo, tal como um tutorial digital sobre o funcionamento de um grupo gerador, no lugar de uma simples matéria escrita que lide com a mesma explicação.

Com essas informações em mente, reconhecendo o valor que a rich media pode trazer para as empresas ou até mesmo produtores autônomos de conteúdo, é necessário agora saber quais sãos os principais formatos disponíveis, para considerá-los em sua estratégia.

Principais formatos a serem considerados

A riqueza da rich media está associada não só aos seus resultados, mas também à alta quantidade de modelos que podem ser encontrados fazendo parte desse tipo de sistema. Entre os formatos mais populares a serem trabalhados na internet é válido destacar:

Banners

Esse modelo estático é um dos mais comuns de serem vistos nas plataformas digitais, o que inclui tanto sites, blogs e redes sociais. Ele traz os mesmo benefícios de um banner físico, apresentando uma marca e seus produtos, porém com uma adaptação ao digital.

Nesse formato, ao invés de ter que distribuir informações em diversos banners, é possível destacar uma marca de eletroduto de aço galvanizado, as características deste produto e uma promoção disponível, tudo através de um banner digital que mude o seu formato.

Criativos dinâmicos

Quando olhamos para o mercado dos anúncios digitais é importante conhecer o nome desses formatos, chamados de criativos. O banner é um deles, contudo, a maior popularidade hoje é sobre aqueles de modelo dinâmico, de fácil adaptação.

Nesse modelo é possível visualizar uma aplicação sendo feita nas mais diversas áreas de um site, facilitando a interação com os usuários, tudo graças à sua localização e também ao modelo associado a esse criativo, sendo possível dar destaque para versões interativas.

Expansíveis

Os formatos expansíveis são aqueles que se assim que um usuário clica ou até mesmo passar o mouse por cima eles se expandem para um espaço maior dentro da página. Tratam-se de anúncios que garantem uma maior visualização por parte do público.

É ideal para quem tem muitas informações e pouco espaço para trabalhá-las. Logo, ao invés de prejudicar visualmente um anúncio, é mais prático expandir esse formato e abordar informações sobre como funciona um isolamento térmico para tubulação de vapor, por exemplo.

Lightbox

O lightbox segue um sistema parecido, com a diferença estando na complexidade das informações ali trabalhadas, com destaque para um sistema mais interativo, tendo até mesmo a presença de vídeos ou músicas sempre que alguém clica em um anúncio.

Por outro lado é um formato que deve ser visto com certo cuidado, sendo preciso apostar em uma produção de qualidade, para assim evitar com que o usuário se sinta incomodado com um som alto que ele não esperava ao navegar em uma plataforma.

Push-down

Falando sobre um conteúdo que também ocupa espaço, o push-down é um que se destaca. Ele é mais comum de ser trabalho em sites formatados para desktops, com todo o conteúdo de uma página sendo rebaixado, surgindo um grande anúncio que ocupa parte da tela.

Formatos de vídeo

Se o audiovisual é um formato bastante consumido pelo público atualmente, o mesmo precisa ser considerado por quem pretende criar um anúncio ou qualquer outro perfil de conteúdo, facilitando a compreensão sobre tudo o que for trabalhado.

Dentro desse modelo se destacam os VPAIDs, Video Player-Ad Interface Definition, sendo esse um formato que cria uma melhor comunicação entre o conteúdo vídeo e os usuários, coletando informações que podem ser usadas para criar formatos mais ricos no futuro.

Com a ajuda da rich media é possível otimizar a divulgação dos mais diversos tipos de conteúdos, indo de uma arruela de borracha para vedação até mesmo a um novo game que acaba de chegar, tudo a depender do perfil dos usuários que se busca atingir.

E se existe algo em comum com os mais diversos tipos de conteúdos é a forma sobre como esse tipo de modelo pode levar a uma otimização dos seus resultados, considerando a presença cada vez maior do público na internet, seja qual for o seu perfil comercial.

Todos esses são pontos que devem ser considerados para quem busca investir na rich media, trazendo a riqueza desse tipo de conteúdo ao sistema de gestão de um negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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